terça-feira, março 19, 2024

Crítica | Perdi Meu Corpo – Conheça o Desenho de Terror Emo indicado ao Oscar!

Sim, é isso mesmo: um desenho de terror francês bem emozinho acaba de ser anunciado como um dos finalistas na corrida pelo Oscar 2020! E sabem o que mais? ‘Perdi Meu Corpo’ também estava indicado ao Critics Choice e levou o prêmio especial do Júri em Cannes 2019. E você nem ouviu falar dele, né?

Perdi Meu Corpo 1

            Acontece que ‘Perdi Meu Corpo’ é uma animação francesa com um estilo de traço bem semelhante ao de uma HQ bem raiz, com um roteiro simples, porém profundo. E tudo bem a gente ficar lembrando da mãozinha de ‘A Família Addams’ o tempo todo – que provavelmente inspirou a história –, só que nesta animação ela ganha sentimentos, e isso faz toda a diferença.

Na trama, Naoufel é um rapaz imigrante na caótica Paris. Ele divide um quartinho apertado com um sujeito mau-caráter, trabalha como entregador de pizza e é péssimo em cumprir o horário da entrega. Um dia, durante uma chuva torrencial, ele tenta entregar uma pizza para uma moça, porém não consegue chegar a tempo nem tampouco abrir a porta do prédio. Preso na chuva, ele fica conversando com ela pelo interfone e, dias depois, Naoufel fica pensando na jovem e meio que decide stalkeá-la. Então, alguns acontecimentos ocorrem na trama e Naoufel perde a mão.

Perdi Meu corpo

            Só que toda essa história, vejam só, é contada pelo ponto de vista da mão, através das memórias dela. Sim, isso é muito louco! O roteiro de Guillaume Laurant e Jérémy Clapin (que também dirigiu o longa) reconta os passos da mãozinha (pera, isso ficou meio esquisito, rs) desde o hospital até o ponto de partida da história, antes de avançar no futuro.

O espectador vai acompanhando a jornada da mãozinha pela cidade, procurando seu corpo através dos muitos desafios que uma capital cosmopolita oferece às criaturas pequenas. Aliás, nessa parte a mãozinha se assemelha bastante a um bichinho assustado, e é impossível não sentir empatia por ela, por mais bizarro que seja.

perdi

            Com uma boa trilha sonora, ‘Perdi Meu Corpo’ faz uso da figura da mão para alegoricamente trabalhar temas profundos e humanos, como a busca pela identidade perdida em um país diferente da sua cultura; o primeiro amor; o contraste cultural; a depressão e o isolamento da juventude. É um filme belo, porém triste, especialmente nos 19 minutos finais; inovador, porém com uma estética que nos remete à uma história de terror bastante presente em nosso imaginário; e que, ao misturar técnicas de animação, aproxima sua história mucho loca à realidade do espectador. Ah! E está disponível na Dona Netflix.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Sim, é isso mesmo: um desenho de terror francês bem emozinho acaba de ser anunciado como um dos finalistas na corrida pelo Oscar 2020! E sabem o que mais? ‘Perdi Meu Corpo’ também estava indicado ao Critics Choice e levou o prêmio especial do...Crítica | Perdi Meu Corpo – Conheça o Desenho de Terror Emo indicado ao Oscar!