sexta-feira, abril 19, 2024

Curiosidades | ‘Moana’, aclamada animação da Disney, completa 5 anos!

Há cinco anos, a aclamada animação ‘Moana – um Mar de Aventuras’, chegava aos cinemas estadunidenses e conquistava espectadores de todas as idades.

A trama acompanhou Moana, uma adolescente polinésia de dezesseis anos (voz de Auli’i Cravalho na versão original) que se aventura pelo Oceano Pacífico para desvendar o mistério que envolve seus ancestrais. Durante sua incrível jornada, ela encontra o poderoso semideus Maui (voz de Dwayne Johnson na versão original) e, juntos, eles atravessam o mar aberto em uma viagem cheia de ação, enfrentando criaturas ferozes, com momentos de muita diversão e aventura.

Arrecadando mais de US$645 milhões ao redor do mundo, a produção foi aclamada pela crítica especailizada e conquistou duas indicações ao Oscar, incluindo Melhor Animação. Para celebrar seu aniversário, montamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você confere abaixo:

  • Johnson acredita que atuar com dublagem é a carreira mais difícil – e fica pessoalmente irritado quando celebridades são elencadas em filmes animados apesar de não saberem atuar. Quando Johnson foi contratado para o projeto, ele repetidamente pediu para que outros dubladores estivessem presente e o auxiliassem a dar uma boa performance.
  • A lâmpada do gênio do clássico ‘Aladdin’ pode ser visto na concha de Tamatoa, o siri gigante.
  • Lin-Manuel Miranda, compositor da trilha sonora, revelou que Tamatoa foi criado como um tributo ao lendário David Bowie.

  • Quando consegue seu anzol pela primeira vez e tenta se transmutar em outras criaturas, Maui se transforma em vários animais. Por um breve segundo, ele vira Sven, a rena de ‘Frozen: Uma Aventura Congelante’.
  • Os diretores John MuskerRon Clements fizeram densas pesquisar por meses e mergulharam na cultura polinésia para criar um filme que fosse respeitoso à mitologia explorada. Apesar das tentativas serem reconhecidas pelo povo polinésio, houve certo debate quanto a construção de Maui e da personagem Vovó Tala.

  • ‘Moana’ se tornou o primeiro filme a trazer um grande elenco polinésio que, além de Johnson e Cravalho, contou com Rachel HouseTemuera MorrisonJemaine ClementNicole ScherzingerOscar Kightley Troy Polamalu.
  • Moana é de uma ilha chamada Motu Nui. Em vários dialetos polinésios, motu significa “ilha” e nui, “grande”. Ao menos duas ilhas verdadeiras do Pacífico carregam esse nome: uma delas fica perto da Ilha de Páscoa e a outra pertence à Polinésia Francesa.
  • Te Ka, em vários dialetos polinésios, significa O Ardente, enquanto Te Fiti é traduzido para A Brilhante.

  • O primeiro rascunho do roteiro foi assinado por Taika Waititi, aclamado diretor conhecido por obras como ‘Thor: Ragnarok’‘Jojo Rabbit’. Eventualmente, Jared Bush ficou responsável pela última versão da história.
  • Dinah Jane, conhecida por integrar o grupo pop Fifth Harmony, fez testes para interpretar Moana no longa-metragem.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS