sexta-feira, abril 19, 2024

De ‘Old Boy’ a ‘Drive My Car’ – Relembre os Filmes Estrangeiros que conquistaram o MUNDO!

O Oscar, certamente, é o atalho mais fácil para que um filme de língua não-inglesa decole e seja visto nos demais continentes que não o seu, já que, após a premiação, as produtoras procuram os selecionados para distribuir nos cinemas, afim de estampar no pôster o famigerado alerta de que a obra foi “indicada ao Oscar”. E caso a produção se consagre como vencedora, é certo que voltará aos cinemas, independente de já ter passado, e com um número de cópias muito maior.

No entanto, nem sempre isso é necessário, muitas vezes, aliás, títulos que nem são lá tão premiados ou elogiados pela crítica conseguem furar a barreira do idioma e chegar nas principais capitais do mundo, como, por exemplo, ‘Intocáveis’, um dos maiores fenômenos da história da França, que conquistou o mundo e ganhou diversos remakes em vários países.

Por outro lado, alguns filmes, que colecionaram prêmios durante toda sua carreira de exibição nos cinemas, sequer tem gente que ouviu falar a respeito de sua existência, afinal de contas, infelizmente, não são muitas as pessoas que conhecem a obra-prima recente iraniana ‘A Separação’. Sim, o filme não só ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, como também o Globo de Ouro, o Urso de Ouro e o César.

E talvez isso também se repita com o grande filme estrangeiro de 2022, o premiadíssimo ‘Drive My Car’, dirigido pelo fenomenal Ryusuke Hamaguchi (‘Roda do Destino’). Em todas as disputas que participou, conseguiu levar para casa o troféu, ou seja, a entrega de Melhor Filme Estrangeiro é só questão de tempo, muito porque a produção japonesa também foi indicada na categoria principal de Melhor Filme.

No entanto, é garantia de que o grande público não viu e jamais verá ‘Drive My Car’. Imagine a seguinte situação, de alguém indo até o MUBI (plataforma de streaming da qual ele estreou no Brasil – e que pouquíssimas pessoas conhecem), selecionando o filme e percebendo que, além dele ser todo falado na língua nipônica, possui cerca de três horas, e só de diálogos…

Eu sei, é complicado! Ah, e para não dizer que deixei passar a indicação, garanto que cada palavra e momento vai marcar para sempre a sua vida, pois saiba que Hamaguchi entregou uma obra de arte que, não é à toa, tem sido tão celebrada.

Ou exemplo é ‘Roma’, do mexicano Alfonso Cuarón, que também poderia se encaixar nesse meio, é um filme preto e branco que não está preocupado em agradar o espectador com cenas dramáticas ou empolgantes, mas, sim, em retratar um pouco do que foi a infância do diretor e a relação conflituosa de sua família com uma doméstica.

No entanto, dessa vez, aproveitando os comentários a respeito de ‘Drive My Car’, fizemos uma lista com dez filmes estrangeiros que realmente fizeram sucesso fora da sua nação, nos cinemas, e ainda hoje são lembrados. Deixe nos comentários os filmes estrangeiros que você curte e que fizeram sucesso. O nosso ‘Cidade de Deus’, por exemplo, é outro que merecia uma menção por furar a nossa bolha, e só não entra na lista pelo seu apelo não ser assim tão acolhedor, já que é bastante verossímil com a nossa realidade, sempre violenta. No mais, vamos a lista!

Não deixe de assistir:

Amor (2012)

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música. Eles têm uma filha musicista que vive em outro país. Certo dia Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. O casal de idosos passa por graves obstáculos que colocarão o seu amor em teste.

Com o longa ‘Amor‘, o lendário cineasta alemão Michael Haneke recebeu pela sexta vez o convite para competir no Festival de Cannes, onde o diretor foi premiado com a Palma de Ouro, principal prêmio do festival, pela segunda. ‘Amor’ também ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e foi exibido amplamente pelo mundo, emocionando a todos.

O Segredo dos Seus Olhos (2009)

Falando em Michael Haneke, o seu filme ‘A Fita Branca’ ficou marcado quando perdeu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para o hit argentino ‘O Segredo dos Seus Olhos’, um filme que conquistou o mundo por sua história intrigante e emocionante, ganhando vários remakes, inclusive um nos EUA.

Na trama, vemos Benjamin Esposito (Ricardo Darín) que se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem

O Labirinto do Fauno (2006)

‘O Labirinto do Fauno’ se passa na Espanha, em 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes.

O longa espanhol dirigido por Guillermo del Toro teve a sua premiere no Festival de Cannes onde foi aplaudido de pé durante 22 minutos, sendo o ovacionamento mais longo da história do festival. Foi totalmente aclamado pela crítica, com grande parte da imprensa elogiando os efeitos visuais, a direção, a fotografia e as performances dos atores. ‘O Labirinto do Fauno‘ arrecadou US$ 83 milhões nas bilheterias mundiais e ganhou vários prêmios internacionais, incluindo três Oscars e o BAFTA de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.

O Tigre e o Dragão (2001)

O belíssimo ‘O Tigre e o Dragão‘ traz a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

O filme é totalmente falado em mandarim. O diretor Ang Lee chegou a pensar em filmar os diálogos em inglês, mas desistiu por considerar que a história ficaria deslocada se fosse falada em outra língua, já que possui detalhes próprios da China. Foi escolhido por Taiwan como seu representante na categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar, onde foi indicado em 12 categorias e ganhou 4, entre elas o de Melhor Filme Estrangeiro.

Old Boy (2005)

Oh Dae-su (Choi Min-sik) é um homem comum, bem casado e pai de uma garota de 3 anos, que é levado a uma delegacia por estar alcoolizado. Ao sair ele liga para casa de uma cabine telefônica, para logo em seguida desaparecer, deixando como pista apenas o presente de aniversário que havia comprado para a filha. Pouco depois ele percebe estar em uma estranha prisão, onde há apenas uma TV ligada, no qual ele recebe pouca comida e respira um gás que o faz dormir diariamente. Através do noticiário da TV ele descobre que é o principal suspeito do assassinato brutal de sua esposa e sem ter outra opção, ele passa a se adaptar à escuridão de seu quarto e a preparar seu corpo e sua mente para sobreviver à pena que está sendo obrigado a cumprir sem saber o porquê.

O final de ‘Old Boy‘ é simplesmente um dos mais impactantes da história do cinema, gerando controvérsias em vários países. Como, por exemplo, na cena em que o ator Choi Min-sik come um polvo vivo. Para a realização desta cena foram usados 4 polvos, até que se chegasse à tomada final. O filme ganhou um remake com Josh Brolin, dirigido por Spike Lee e é até hoje uma das produções mais consagradas da Coréia, ao lado de ‘Parasita‘. Chan-Wook Park ainda é o cineasta mais respeitado do país.

Intocáveis (2011)

Em ‘Intocáveis‘, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos, Driss aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais ao jovem por ele não o tratar como um pobre coitado. De pouco em pouco a amizade entre ambos vai se estabelecendo, conhecendo melhor um o mundo do outro.

Como falamos, ‘Intocáveis‘ é um dos filmes nacionais mais vistos da história da França, dividindo o pódio com ‘A Riviera Não é Aqui‘ e ‘Titanic’. Foi, também, o segundo filme mais visto na Alemanha em sua estreia, tendo alcançado o primeiro lugar na quarta semana de exibição nesse país. Foi indicado também ao BAFTA e ao César. Além de tudo, ganhou diversos remakes no mundo todo. Ainda assim, não foi sequer indicado pela Academia, mesmo sendo o representante da França.

Parasita (2016)

Em ‘Parasita‘, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

Além de ter se consagrado com os prêmios de Melhor Filme, Roteiro e Direção, o cineasta Bong Joon Ho estava muito feliz pelas indicações ao Oscar de Melhor Montagem e Direção de Arte, pois viu que os grandes técnicos e mestres da indústria cinematográfica coreana estavam sendo reconhecidos pela primeira vez. ‘Parasita‘ é um marco incomparável dentro da indústria cinematográfica e dificilmente será repetido.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS