Pouco depois do Dia das Bruxas, o mundo para novamente para celebrar o Día de los Muertos.

Conhecido aqui no Brasil como o Dia de Finados ou Dia dos Mortos, a data possui uma importância significativa para a cultura mexicana, cujas celebrações começam em 31 de outubro e se estendem para 02 de novembro. Originada de um sincretismo entre as celebrações católicas e os costumes das comunidade indígenas do México, as festividades acontecem no momento em que as almas que já partiram são autorizadas a viver parentes vivos, além de honrar, através de oferendas, a memória daqueles que se foram.

O Día de los Muertos é comemorado até hoje, mas tem sua história datando de mais de três mil anos, com estudos indicando que povos mesoamericanos pré-hispânicos já celebravam esse período.

Pensando nisso, o CinePOP preparou uma breve lista com 5 produções para comemorar o importante feriado mexicano – que inclui o aclamado longa-metragem da Pixar‘Viva – A Vida é uma Festa’ e o clássico de terror Macario.



Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua produção favorita:

MACARIO (1960)

Aproveite para assistir:

Direção: Roberto Gavaldón

Tornando-se o primeiro filme mexicano a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e também parte do line-up oficial do Festival de Cannes, o drama sobrenatural acompanha Macario, um pobre e faminto camponês que deseja apenas uma boa refeição no Dia dos Mortos. Depois que sua esposa cozinha um peru para ele, o rapaz conhece três aparições: o Diabo, Deus e a Morte. Cada um pede que ele compartilhe seu peru, mas ele recusa tudo, exceto a Morte. Em troca, a Morte lhe dá uma garrafa de água que curará qualquer doença. Logo, Macario se torna mais rico que o médico da vila, o que chama a atenção da temida Inquisição.



A LENDA DE NAHUALA (2007)

Direção: Ricardo Anaiz

O desconhecido filme dirigido por Ricardo Anaiz é um dos que merece nossa atenção para a celebração do Dia dos Mortos. A trama, ambientada em 1807 na cidade de Puebla, Nova Espanha, acompanha Leo San Juan, um garoto tímido de nove anos que vive com sua avó e seu irmão mais velho, Nando. Leo está constantemente assustado, devido à lenda de Nahuala que seu irmão lhe contou. A lenda fala de uma antiga casa abandonada, na qual vive “La Nahuala”, uma bruxa. Entretanto, quando Nando é sequestrado pela vilã, cabe a ele resgatá-lo.

FESTA NO CÉU (2014)

Direção: Jorge R. Gutierrez

Em San Angel, no México, viviam Manolo, Maria e Joaquim, amigos desde a infância. Mesmo que suas vidas tenham tomado rumos diferentes – Maria foi para Europa, Joaquim ingressou na vida militar e Manolo se dedicou para ser toureiro – algo continuou igual: os dois ainda são apaixonados por Maria. Dividido entre cumprir as expectativas de sua família e seguir seu coração, Manolo viaja em mundos fantásticos e enfrenta seus maiores medos.

VIVA – A VIDA É UMA FESTA (2017)

Direção: Adriam Moline, Lee Unkrich



Apesar da proibição da música por gerações de sua família, o jovem Miguel sonha em se tornar um músico talentoso como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar seu talento, Miguel se encontra na deslumbrante e colorida Terra dos Mortos. Depois de conhecer um charmoso malandro chamado Héctor, os dois novos amigos embarcam em uma jornada extraordinária para desvendar a verdadeira história por trás da história da família de Miguel.

SALMA E O GRANDE SONHO (2019)

Direção: Carlos Gutiérrez Medrano

Em uma pequena cidade onde as almas retornam uma vez por ano durante o Dia dos Mortos, vive Salma, uma menina de dezesseis anos que é a única na vila que não pode trazer ninguém durante a celebração, porque ela não sabe quem os pais dela são. Ela dedicou sua vida a investigar sem resposta, até que um dia Salma e seus amigos Jorge e Pedro descobrem um livro antigo que pode responder suas perguntas, mas os leva a uma jornada cheia de aventura, esqueletos e um homem misterioso.

COMENTÁRIOS

Não deixe de assistir: