quinta-feira, abril 25, 2024

Dia dos Professores | 10 filmes com professores INSPIRADORES que você precisa assistir!

Hoje, 15 de outubro, celebra-se uma das datas mais importantes do ano: o Dia dos Professores.

Responsáveis pelo ensino da empatia, da coragem e da ambição por um futuro próspero, a profissão em questão pode não ser respeitada da maneira que merecia em nosso país, mas, sem ela, não teríamos uma formação completa. No Japão, por exemplo, a cultura local exalta a figura do professor com tamanha idolatria, que os ensinadores são os únicos que não precisavam se curvar para o imperador – visto que o imperador não seria quem é sem aqueles que o ensinaram.

Para comemorar esse dia, o CinePOP preparou uma lista com dez filmes para compreender o poder dos professores em mudar o mundo – e por que devemos respeitá-los ao máximo.

Confira abaixo as nossas escolhas:

AO MESTRE COM CARINHO (1967)

Onde assistir: YouTube (Aluguel)

Um engenheiro aceita lecionar numa escola barra-pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil, se afeiçoando ao mestre.

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (1989)

Onde assistir: Star+

O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

MADADAYO (1993)

Não deixe de assistir:

Onde assistir: YouTube (Aluguel)

O último filme de Akira Kurosawa é ambientado na década de 1940, no Japão, e acompanha o professor Hyakken Uchida, que resolve deixar de lecionar para poder se dedicar ao ofício de escritor. O professor é uma lenda vida entre alunos e ex-alunos, pelo seu espírito brincalhão e alegre, e constantemente recebe visitas de seus antigos pupilos. Depois que um ataque aéreo destrói sua casa, ele e a esposa são forçados e viver em um barraco e, decidididos a impedir que o professor continua com uma vida de miséria, os alunos decidem se unir para bancar a construção de uma nova casa para ele.

MATILDA (1996)

Onde assistir: Prime Video, Apple TV+ (Aluguel)

‘Matilda’ é um dos filmes mais conhecidos e adorados de todos os tempos e, apesar de ser centrada na incrível e sagaz protagonista titular, somos envolvidos pela magia da educação promovida pela Srta. Honey. Interpretada por Embeth Davidtz, a personagem é a mentora de Matilda e encara a jovem como a própria filha, ajudando-a a navegar pela estritia comandada a mãos de ferro pela diretoa Agatha Trunchbull. Eventualmente, ela adota a menina em um emocionante final feliz.

ESCOLA DE ROCK (2003)

Onde assistir: YouTube, Apple TV+ (Aluguel)

Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser.

O SORRISO DE MONALISA (2003)

Onde assistir: YouTube, Apple TV+ (Aluguel)

Katherine Watson é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão.

UMA MENTE BRILHANTE (2001)

Onde assistir: YouTube (Aluguel)

O drama biográfico Uma Mente Brilhante, dirigido por Ron Howard, é baseado em fatos reais e gira em torno do matemático estadunidense John Nash, que conquistou o prêmio Nobel em Economia. Estrelado por Russell Crowe e por outros nomes incríveis, a história é centrada no período em que Nash frequentou a Universidade de Princeton e começou a desensolver esquizofrenia paranoica com episódios de desilusão. A produção levou quatro estatuetas do Oscar para casa, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor; Crowe também foi indicado na categoria de Melhor Ator.

ESCRITORES DA LIBERDADE (2007)

Onde assistir: YouTube (Aluguel)

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

COMO ESTRELAS NA TERRA (2007)

Onde assistir: Netflix

O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de comprimisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

PEQUENOS MONSTROS (2019)

Onde assistir: Telecine

Tudo bem, ninguém poderia imaginar que o terror cômico ‘Pequenos Monstros’ apareceria na nossa lista – mas não podíamos deixar uma das grandes surpresas de 2019 de fora. A história acompanha uma jovem professora chamada Caroline, que acompanha seus alunos em uma viagem escolar. Entretanto, as coisas saem do controle quando uma praga zumbi ameaça a vida dos pequenos estudantes e força a professora e seu colega, Dave, a fazerem o possível e o impossível para protegê-los.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS