Destaque

Elenco de ‘Contágio’ compartilha dicas para evitar propagação do Coronavírus

A Universidade de Medicina de Columbia (Columbia Public Health) organizou uma ação de conscientização contra o Coronavírus e convidou alguns membros do elenco de ‘Contágio‘ para dar dicas ao público para evitar a contaminação.

Para quem não assistiu, o longa gira em torno de uma doença originária da China, mas que acaba se espalhando pelo mundo depois que uma mulher retorna aos EUA depois de uma viagem ao país asiático.

Em uma série de vídeos, Matt Damon, Kate Winslet, Laurence Fishburne e Jennifer Ehle compartilham dicas de sobrevivência essenciais para frear a propagação do vírus.

No primeiro vídeo, Damon fala sobre a importância de seguir a recomendação de especialistas em relação ao distanciamento social.

Kate Winslet explica maneira correta de lavar aos mãos e diz ao público para seguir as dicas “como ses suas vidas dependessem disso”. Além disso, a atriz diz que “superfícies como bancadas e mesas também podem abrigar o vírus, então é importante desinfetar a casa.”

Por fim, Jennifer Ehle diz que as pessoas precisam entender todos estão correndo risco, não apenas os idosos e pacientes com imunidade baixa.

Ehle enfatiza que é essencial manter a calma para não cair na paranoia ou informações falsas que são divulgadas a todo momento.

Assista:

Até o momento, o Coronavírus já infectou mais de 600.000 pessoas pelo mundo, deixando pelo menos 28.000 mortos. No Brasil, há mais de 3.000 casos confirmados.

A Agência Saúde, do governo nacional, emitiu as seguintes medidas de precaução:

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, como ibuprofeno e paracetamol, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo. Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e fa