sexta-feira, abril 19, 2024

Especial | O reencontro de ‘Friends’

Doze anos após o término da série sucesso ‘Friends’, a emissora americana NBC anunciou que reunirá o elenco para um especial de duas horas.

Com exibição agendada para 21 de fevereiro, o especial tem presença confirmada de cinco dos seis “amigos”: Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Matt LeBlanc.

O único que não estará presente é Matthew Perry, que alegou conflitos de agenda.

“Matthew estará presente na reunião pois ele estará em Londres, nos ensaios para sua peça de teatro, The End of Longing”, disse Lisa Kasteler, sua porta-voz. “Os executivos da NBC estavam cientes disso antes de anunciarem o especial. Matthew pode enviar uma gravação. Em outras palavras, esta não é a reunião que as pessoas estavam esperando”, concluiu.

Para comemorar o reencontro dos velhos amigos, separamos algumas curiosidades sobre a série:

 

Como surgiu

A comédia foi inspirada na própria vida de seus criadores, no tempo em que Crane e Kauffman haviam acabado de sair da faculdade e estavam prestes a começar uma nova vida em Nova York.

Inicialmente, ‘Friends‘ seria chamada de ‘Insomnia Cafe‘, quando o projeto de série foi apresentado ao canal NBC. Quando a emissora aprovou a produção do episódio piloto, o título foi alterado para ‘Friends Like Us‘ e posteriormente para ‘Six of One‘, para evitar comparações com uma sitcom que era exibida na época pela ABC, ‘These Friends of Mine‘, até finalmente ganhar o simples, mas eficaz ‘Friends‘.

Depois de superar as expectativas, o piloto ganhou um cobiçado horário no bloco “Must See TV”, da NBC, entre as séries ‘Mad About You‘ e ‘Seinfeld‘.

Não deixe de assistir:

friends_2

 

 

Escalação

Os próprios criadores participaram do processo de seleção do elenco. O papel de Ross foi escrito especialmente para Schwimmer, que já tinha trabalhado no passado com Crane e Kauffman.

Para Cox, a dupla ofereceu o papel de Rachel, que recusou o convite e preferiu ficar na pele de Monica.

LeBlanc foi escolhido pela própria NBC para viver Joey, já que os criadores inicialmente não queriam o ator como o personagem, mas foram pressionados a aceitá-lo. A dupla, porém, se rendeu a LeBlanc depois de ver a abordagem pessoal que ele deu ao abobalhado Joey em seu teste.

Aniston, Perry e Kudrow foram escolhidos por seus próprios méritos, durantes seus respectivos testes.

Cada um dos atores recebeu US$ 1 milhão por episódio da última temporada, tornando-se um dos elencos mais bem pagos de todos os tempos.

friends-recepcao

 

 

Recepção

Friends‘ teve uma recepção morna da crítica e do público em seus primeiros episódios, mas até o final da primeira temporada já se consolidou como um grande sucesso.

As primeiras críticas apontavam ‘Friends‘ como uma versão pobre de ‘Seinfeld‘ e chegaram a duvidar que a série se tornaria tão engraçada quanto à clássica sitcom de Jerry Seinfeld. Com o tempo, ‘Friends‘ provou o seu valor e foi classificada na época pelo Los Angeles Times como “a melhor série de comédia da temporada”.

Quando a série começou a se tornar popular, alguns críticos voltaram atrás nos julgamentos precoces. Por exemplo, o jornalista Noel Holston, do Newsday, disse que sua resenha inicial de ‘Friends‘ foi improcedente e chegou a pedir desculpas aos autores.

O reconhecimento também veio por meio de premiações. A comédia venceu 62 prêmios de 172 indicações, incluindo seis Emmys, considerado o Oscar da TV americana, um Bafta (o Oscar britânico), um Globo de Ouro, seis People’s Choice Awards, um Satellite Award e dois prêmios do Sindicato dos Atores (SAG).

Aniston e Kudrow foram os únicos integrantes do elenco a ganhar um Emmy, enquanto Cox foi a única que não recebeu indicações ao prêmio.

friends-piloto

 

 

Audiência

Ao longo de toda sua trajetória na TV americana, o seriado teve média de 23,6 milhões de telespectadores, atingindo o ápice de audiência na transmissão do seu episódio final, visto por 52,5 milhões – o quarto final de série mais assistido da história da televisão.

Não apenas fenômeno nos EUA, ‘Friends‘ também impactou a cultura mundial. Algumas expressões e características de personagens se tornaram populares no mundo todo, como o super copiado penteado de Aniston e a frase de Joey “How you doin’?” (Como vai você?, em português).

Recentemente, um dos locais mais frequentados pelo grupo de amigos, a fictícia cafeteria Central Perk, foi reproduzida na vida real para comemorar os 20 anos da série.

Inaugurado em 17 de setembro, a versão real do Central Perk foi montada dentro de um das lojas da rede Eight O’Clock Coffee, no bairro do SoHo, e conta inclusive com o icônico sofá laranja que serviu de cenário para várias reuniões dos personagens Monica, Chandler, Ross, Rachel, Phoebe e Joe.

O estabelecimento, que tem ainda shows ao vivo, com direito a hits de Phoebe (como “Smelly Cat”), concursos, distribuição de brindes e produtos de ‘Friends‘, porém, funcionará apenas por um mês (até 18 de outubro).

MATTHEW-PERRY-COURTENEY-COX

 

 

Vida após ‘Friends’

Com o fim de um era, alguns atores decidiram seguir carreira no cinema, enquanto outros continuaram apostando na TV.

Durante os 10 anos de ‘Friends‘, Courteney Cox também se destacou no cinema com os filmes da série ‘Pânico‘, mas após o final do programa seguiu se dedicando às telinhas, estrelando as séries ‘Dirt‘ e ‘Cougar Town‘.

Lisa Kudrow participou de alguns filmes, como ‘P.S. Eu Te Amo‘, ‘Um Hotel Bom pra Cachorro‘, ‘Tempo de Crescer‘ e ‘A Mentira‘. Em 2005, estrelou uma série de comédia para a HBO ‘The Comeback‘, que durou apenas uma temporada, tendo voltado em 2008 como protagonista de série em ‘Web Therapy‘ (‘Terapia Virtual’, no Brasil). Em novembro deste ano, Kudrow retorna para mais uma temporada de ‘The Comeback‘, quase dez anos depois da atração ter sido cancelada.

Matthew Perry estrelou, ainda durante ‘Friends‘, filmes cômicos como ‘Meu Vizinho Mafioso 1 e 2‘ e ‘A Serviço de Sara‘, e com o término da sitcom, tentou, sem sucesso, a sorte nas séries ‘Studio 60‘, ‘Mr. Sunshine‘ e ‘Go On‘ (em que reencontrou Cox) – todas canceladas após a primeira temporada. Em 2015, Perry retorna à TV na comédia ‘Odd Couple‘.

Matt LeBlanc protagonizou em 2004 uma série derivada de ‘Friends‘, intitulada ‘Joey‘ (‘Vida de Artista’, no Brasil), que durou apenas duas temporadas. Mas só conseguiu se livrar da sombra do seu personagem em 2011, quando virou o astro da série do Showtime ‘Episodes‘, que lhe rendeu indicações ao Globo de Ouro e Emmy de Melhor Ator.

Jennifer Aniston foi uma das únicas do elenco que se afastou da TV após o fim de ‘Friends‘ para se tornar estrela de cinema. Atualmente, ela é considerada umas das rainhas da comédia, em função de filmes como ‘Separados pelo Casamento‘, ‘Marley & Eu‘, ‘Esposa de Mentirinha‘ e ‘Quero Matar Meu Chefe‘.

David Schwimmer, por sua vez, também voltou suas atenções para o cinema, inclusive mudando o foco da carreira. Ele deixou a comédia de lado para atuar em dramas como ‘Faces da Verdade‘ (2008), ‘O Homem de Gelo‘ (2012), além de ter dirigido os filmes ‘Maratona do Amor‘ (2007) e ‘Confiar‘ (2010).

friends-reuniao

 

 

Reunião

Ao longo dos anos, não pararam de pipocar boatos sobre uma reunião dos atores de ‘Friends‘, ora na TV, ora no cinema.

Quando ‘Sex and the City‘ ganhou sua versão cinematográfica em 2008, os rumores de um filme de ‘Friends‘ foram reforçados. Em 2010, especulações sobre um episódio especial de Ação de Graças, que juntaria novamente o elenco, também ganharam força.

No ano passado, surgiu a informação de que Aniston estaria pensando em transformar a série em um musical da Broadway. A atriz teria se reunido com a cocriadora Marta Kauffman para conversar sobre uma possível adaptação.

A reunião de parte do elenco aconteceu, de fato, em agosto, durante um quadro cômico do talk show do apresentador Jimmy Kimmel. No esquete, escrito pelo próprio Kimmel e que também contou com a sua participação, Aniston, Cox e Kudrow reprisaram as personagens, revisitando também um dos mais famosos cenários da série, o apartamento de Monica.

 

Veja o vídeo do reencontro:

 

A série estreou originalmente nos EUA em 1994 e foi encerrada em 6 de maio de 2004. No total, foram produzidas 10 temporadas e 238 episódios.

Friends‘ girava em torno da rotina de um sexteto de amigos, e foi uma das únicas sitcoms da história a não ter um único personagem central, dividindo as histórias entre cada um deles. Com isso, ao longo da série, todos eles tiveram a chance de brilhar: a maluquinha Phoebe (Lisa Kudrow); o divertido Joey (Matt LeBlanc) com suas intermináveis aparições em filmes e novelas; Chandler (Matthew Perry) com suas aventuras amorosas até o casamento com Monica (Courteney Cox); o romântico Ross (David Schwimmer) com seus três casamentos e amores fugazes; a obssessiva Monica com sua insistente tentativa de tornar-se uma chef de sucesso; e a insegura Rachel (Jennifer Aniston), que ao longo da série formou com Ross o casal mais duradouro, terminando ao lado dele depois de dez longos anos.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS