sexta-feira, março 29, 2024

Falcão e o Soldado Invernal | O que queremos ver na série?

A segunda série original do MCU no Disney+ estreia amanhã (19) e já estamos ansiosíssimos para ver o que a Marvel vai aprontar dessa vez. Tendo a difícil missão de continuar com o legado do Capitão América (Chris Evans) no Universo Cinematográfico Marvel, a produção tem ainda como antecessora nada menos que a trilogia de maior sucesso da franquia dos heróis Marvel nos cinemas, que aumentou o sarrafo do gênero com a chegada dos Irmãos Russo na direção. Agora escrita por Malcolm Spellman (Empire) e dirigida por Kari Skogland (O Conto de Aia), a expectativa é que o alto nível seja mantido. Além disso, a série foi programada como um grande filme de seis horas, contando, inclusive, com orçamento de cinema. Contando ainda com o retorno de personagens antigos e com a chegada de novos rostos, Falcão e o Soldado Invernal deve surpreender quem espera por algo mais bobinho. Pensando nisso, separamos o que gostaríamos de ver na série. Confira!

Espiões superpoderosos

Conforme visto nos filmes dos Irmãos Russo, o universo do Capitão América está cheio de intrigas políticas nacionais e internacionais. Um dos maiores chamarizes de Capitão América: Soldado Invernal (2014) foi justamente esse clima de filme de espionagem dos anos 1970, em que o protagonista não sabe em quem confiar e existem ameaças à espreita em qualquer esquina. Como a sequência de filmes da Marvel acabou tomando um rumo mais místico e espacial, com os Vingadores brigando entre si e contra vilões de outros planetas, essa proposta de heróis mais “pé no chão” acabou sendo esquecida. Esperamos que a série resgate esse espírito de confusões diplomáticas, intrigas de espiões e fazendo uso de uma ação mais condizente com a realidade, mesmo que os protagonistas tenham poderes especiais.


Aminimigos

Uma das situações mais inusitadas de Capitão América: Guerra Civil (2016) foi a relação entre Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky Barnes (Sebastian Stan). Unidos por uma amizade em comum com Steve Rogers, a dupla meio que se atura exclusivamente por respeito ao amigo. Enquanto Bucky é mais frio, silencioso e calculista, Sam é mais brincalhão e espalhafatoso. Além desse conflito de geração, eles ainda se conheceram num contexto em que o Soldado Invernal era um vilão que estava ameaçando e sendo caçado pelo Falcão. Ou seja, faz sentido que eles tenham esses atritos. E esse tipo de relação é bem comum nas grandes séries policiais, em que um agente não se topa com o outro, mas precisam se entender para salvar o dia. Pela “amizade” meio sacana dos heróis, na qual um não respeita tanto o outro, seria muito interessante ver essa relação se desenvolver nas telas ao melhor estilo Anjos da Lei.


Barão Zemo

Da última vez que vimos Zemo (Daniel Brühl), ele estava tentando se matar, após concluir seu plano de dividir e acabar com os Vingadores. Porém, ele foi impedido pelo Pantera Negra (Chadwick Boseman), que o levou preso. Na série, ele estará mofando em uma prisão na Alemanha, quando escapará para tentar mais uma vez abalar as estruturas do mundo utilizando apenas sua inteligência e armamentos.  Não é segredo para ninguém que esse universo do Capitão América do MCU foi praticamente todo baseado na fase de Ed Brubaker, na qual a grande ameaça é o Caveira Vermelha, que transfere sua consciência para a cabeça do empresário soviético Aleksander Lukin, dono de uma empresa que usa de sua influência no mercado para criar uma crise financeira nos EUA, gerando protestos e revoltas, além da morte do Capitão América. Como o Caveira virou o guardião da Joia da Alma em Vormir, não seria surpresa se Zemo, assumindo sua identidade das HQs como o Barão Zemo, ocupasse esse papel de vilão cerebral orquestrando um novo plano de destruição estrutural dos EUA e do herói.

Morte de Steve

Como vimos ao final de Vingadores: Ultimato (2019), Steve Rogers devolveu as Joias do Infinito para as respectivas linhas do tempo e resolveu ficar no passado para viver uma vida comum com Peggy Carter (Hayley Atwell), o amor de sua vida. Por isso, em 2023, Steve é um senhor com mais de 100 anos de idade. Há pouco tempo, a Disney liberou uma imagem de Sam chorando em um saguão com um pôster gigantesco do Capitão América pendurado na parede. Seria um choque muito forte caso o “Steve velhinho” falecesse logo no início da série, abrindo de vez os caminhos para que o Falcão pudesse assumir seu protagonismo sem parte do fandom ficar chorando por um possível retorno de Steve Rogers.

Black Live Matters

Não deixe de assistir:

Quando a série começou a ser escrita, o assassinato de George Floyd ainda não havia acontecido, mas a questão racial nos Estados Unidos já estava em alta por conta de constantes ataques a comunidades negras e latinas. Como o Capitão América se tornou um símbolo praticamente secular dos EUA e esteve sempre associado ao soldado branco e loiro, é de se esperar que a passagem do escudo para Sam Wilson, um ex-militar negro, cause bastante controvérsia na opinião popular. Isso aconteceu na vida real, quando o personagem assumiu o manto de Capitão nas HQs, mostrando o que há de pior na comunidade nerd. Pois bem, nos quadrinhos, o “Capitão Falcão” acabou se tornando um ícone contra o racismo por questionar – e descer a porrada – nos vilões. Já é sabido que a questão racial será ponto chave da série, tanto que é daí que deve surgir o Agente Americano (Wyatt Russell). Então, seria interessante ver o Falcão assumir esse papel de ícone pela causa negra nos EUA.

O Patriota

Neto de Isaiah Bradley, o primeiro Capitão América, Elijah Bradley é um dos Jovens Vingadores de maior apelo com o público. Impulsivo, mas extremamente respeitoso pelos “Capitães América”, ele “herdou” os poderes de super-soldado de uma transfusão sanguínea de seu avô. Ele tem todas as capacidades que Steve Rogers, usa um uniforme muito parecido com o de Bucky durante a Segunda Guerra Mundial e porta o escudo triangular que Steve usou originalmente. Há boatos de que ele seria introduzido em Falcão e o Soldado Invernal. Esperamos que se torne verdade.

Falcão e o Soldado Invernal estreia amanhã (19) no Disney+.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS