sexta-feira, abril 19, 2024

O que esperar de ‘Batman vs Superman’?

2015 chegou na metade, mas o próximo ano já tem seu filme mais aguardado: ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça‘.

Mesmo combatendo com o lançamento de ‘Capitão América: Guerra Civil‘, que tem um grande legado a preencher após um segundo filme espetacular, é a batalha dos dois maiores heróis da DC Comics que tem movimentado a internet e deixado todos os fãs – da Marvel e/ou da DC – ansiosos para o desenrolar desse embate.

Confesso que sou um grande fã da Marvel Studios (lá vem os comentários dos leitores enfurecidos chamando o CinePOP de “site Marvete”). Porém, é inegável o universo que eles conseguiram construir nos cinemas.

Em 2005, Kevin Feige escolheu de Jon Favreau para comandar uma promessa de fracasso ‘Homem de Ferro‘. Escolheram um ator em baixa, Robert Downey Jr., e apostaram todas as fichas na produção sobre o herói com sérios problemas de personalidade (o mesmo problema que o astro do filme tinha na época, após envolvimento com drogas e uma passagem pela cadeia). Nem a Marvel poderia imaginar o sucesso que o filme conquistou: foram espetaculares US$ 585 milhões arrecadados mundialmente.

Com o sucesso, Feige resolveu dar continuidade ao crescente subgênero dos filmes de super-heróis e resolver criar um universo a ser compartilhado por todos seus personagens, o Universo Marvel. À partir daí, foram só sucessos. Cada personagem ganhou seu filme-solo (exceto a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro), para no final se juntarem no genial ‘Os Vingadores‘.

Foram 10 anos de planejamento, roteiros adaptados para que os heróis pudessem aparecer nos filmes de outros personagens da casa, sucessos e alguns filmes que acabaram não emplacando (‘Homem de Ferro 3‘ é um saco, convenhamos).

Eis que na Comic-Con 2013, a Warner Bros. surpreendeu a todos e confirmou o encontro de Superman e Batman nos cinemas. Tudo pareceu meio apressado, afinal, tínhamos acabado de conhecer o novo Superman (Henry Cavill) em ‘O Homem de Aço‘, que foi um filme bacana, mas longe de ser espetacular.

Tudo bem que a Warner tem um acerto no seu currículo: a trilogia ‘Batman‘, de Nolan, é uma obra-prima irretocável que nos entregou o melhor filme de super-herói de toda a história, ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas‘. Mas só.

De resto, o estúdio tem mais erros do que acertos, e já tentou a sorte com o sofrido ‘Lanterna Verde‘ (2011), com o vergonhoso ‘Mulher-Gato‘ (2004) e com o sonolento ‘Superman – O Retorno‘ (2006). Dá pra ficar com o pé atrás, bem atrás.

Não deixe de assistir:

Lex Luthor usará armadura de batalha em ‘Batman vs Superman’, diz site

Jared Leto pode recriar icônica cena do Coringa no filme

Mas então, o que esperar de ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça‘?

Apesar das duras críticas sobre a escolha de Ben Affleck para viver o novo Homem-Morcego, todos temos que concordar que o cara evoluiu muito e deixou os haters de queixo caído com sua atuação ‘Garota Exemplar‘, sem contar que levou o Oscar por seu filme ‘Argo‘. Mas o problema não está no ator, e sim na falta de planejamento da Warner/DC.

Colocar dois dos seus maiores heróis lutando nas telonas sem sequer apresentar um deles em um filme solo é arriscado, afinal, ninguém conhece esse novo Batman e será muito difícil apagarmos da memória aquele vivido majestosamente por Christian Bale. Antes de dar sinal verde para este filme, os produtores deviam primeiro ter reiniciado a franquia ‘Batman‘ com filme que fosse, pelo menos metade, do que foi ‘Batman Begins‘.

Para piorar a salada mista, já foram confirmados a Mulher-Maravilha (Gal Gadot) e o Aquaman (Jason Momoa) na história, além do vilão Lex Luthor (Jesse Eisenberg). A difícil tarefa de juntar todos os personagens de maneira concisa na trama fica a cargo de Chris Terrio (‘Argo’).

São muitos personagens para serem apresentados em um filme só. E se tem uma coisa que o cinema e que ‘Homem-Aranha 3‘ nos ensinaram, é que o excesso de personagens é sinônimo de fracasso.

Segundo reportagem do Hollywood Reporter, a Warner está enfrentando problemas para construir o universo cinematográfico da DC, apesar de já ter dedicado seu cronograma dos próximos cinco anos à oito filmes de heróis da editora.

O principal problema é a falta de alguém para supervisionar os projetos, que estão sendo tocados de forma individual pelos diretores ou produtores de cada um dos filmes, ao contrário da Marvel, que tem seu presidente Kevin Feige como responsável por deixar coeso o universo cinemático da produtora. David Ayer, por exemplo, recebeu total controle criativo para dirigir ‘Esquadrão Suicida’.

A pessoa mais próxima no “comando” do universo da DC é Zack Snyder que, além de ser diretor de ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ e ‘Liga da Justiça’, também serve como consultor em outras adaptações da editora.

Porém, ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça‘ é a galinha dos ovos de ouro da Warner Bros. Se o filme não for bem sucedido, queima todo o universo que está se iniciando aqui, o que deve deixar o estúdio bastante receoso e preocupado em transformar o blockbuster em um hit bem sucedido, bem escrito, bem atuado e bem dirigido. As apostas estão na mesa!

Ben Affleck deve aparecer mais que Henry Cavill em ‘Batman vs Superman’

Qual sua expectativa em torno de ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça‘?

 

Trailer dublado:

Trailer legendado:

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS