Acontece neste domingo (22) a 87ª edição do Oscar (Academy Awards), a festa da indústria de cinema americana, que será apresentada dessa vez por Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother), e que, para celebrar o reconhecimento das grandes produções lançadas em 2014, premia tradicionalmente inúmeros títulos e profissionais da área. Geralmente, os laureados estão ligados ao lobby comercial de suas produtoras para com os votantes. Não é atoa que, nesse período, figuras importantes acabam se mudando para Los Angeles, local onde acontece o evento, e participando de festas para exibição dos filmes.
Esse ano o prêmio foi marcado pela grande quantidade de cinebiografias e adaptações de lembráveis acontecimentos do cotidiano. Obras como Sniper Americano, O Jogo da Imitação, Selma e A Teoria de Tudo representam personalidades importantes, que marcaram a história de alguma maneira. Até mesmo longas como Birdman, Boyhood e Whiplah parecem também biografar um personagem e se aprofundo no social/psicológico do individuo.
Contudo, mesmo com um aspecto homogêneo, dois cineastas, e por assim seus trabalhos, destacam-se como favoritos na disputa: Alejandro Iñárritu e Richard Linklater. Bem como nas categorias de melhor atuação masculina e feminina, Michael Keaton/Eddie Redmayne e Julianne Moore/Rosamund Pike lideram o quadro de apostas. Mas será que esse grupo, artisticamente falando, merece o reconhecimento?
Para deixar os nossos leitores mais antenados no que vai rolar no grande festejo hollywoodiano, citamos abaixo uma lista das principais categorias do Oscar e apontamos quem deve levar e quem realmente merecia faturar a estatueta mais cobiçada da sétima arte. Pedimos que também coloquem nos comentários suas apostas.
O CINEPOP ESTARÁ FAZENDO A COBERTURA AO VIVO DA PREMIAÇÃO
Melhor filme
QUEM LEVA: “Boyhood: Da infância à juventude”
Além da aprovação geral da crítica mundial, do forte lobby empresarial e do exercício narrativo muito ser ventilado, a fita já faturou prêmios importantes como BAFTA, Globo de Ouro e Critics’ Choice Movie Awards. É uma boa aposta, mesmo com Birdman, que levou o PGA (Sindicato dos Produtores de Hollywood), sendo um forte concorrente e O Grande Hotel Budapeste correndo por fora.
QUEM MERECE: “Boyhood: Da infância à juventude”
O filme de Richard Linklater merece levar o prêmio por ser o mais singular de todos os indicados. Apesar da ideia de linguagem e das boas atuações, o longa possui uma sutileza pouco vista no cinema norte-americano atual. Não aposta em grandes plot twists ou reviravoltas mirabolantes, prefere se atentar a complexidade da vida cotidiana.
Melhor diretor
QUEM LEVA: Alejandro Gonzáles Iñárritu (“Birdman”)
De todos os cineastas indicados, Iñárritu é o que tem mais vantagem, não só por ter vencido o DGA (Sindicato de Diretores de Hollywood), mas pelo filme lhe proporcionar um maior protagonismo. As ferramentas cinematográficas utilizadas pelo diretor são inúmeras, e todas funcionam organicamente.
QUEM MERECE: Wes Anderson (“O grande hotel Budapeste”)
Mesmo que de certa forma tenha pouca idade, Anderson é um cineasta que tem uma das filmografias mais brilhantes do cinema moderno. Dono de trabalhos esteticamente magníficos, a cada filme, o diretor parece se superar. E neste melancólico novo trabalho, o sujeito está ainda mais inspirado e entrega uma verdadeira peça de arte.
Melhor ator
QUEM LEVA: Eddie Redmayne (“A teoria de tudo”)
Pouco importou se Birdman ganhou o prêmio de Melhor Elenco no SAG Awards (Prêmio do Sindicato dos Atores), Eddie Redmayne venceu a categoria solo de Melhor Ator do evento. Como também levou o Globo de Ouro e o BAFTA. Essa é batata.
QUEM MERECE: Eddie Redmayne (“A teoria de tudo”)/Michael Keaton (“Birdman”)
Todo esse reconhecimento está longe de ser apenas campanha de marketing, Redmayne fez uma das interpretações mais poderosas dos últimos anos. Se doou por inteiro para viver Stephen Hawking, perdeu cerca de 15 quilos e quase entortou literalmente sua coluna por construir tal postura, até quando estava fora de cena. Mas a força de sua interpretação está no olhar profundo e tocante.
Melhor ator coadjuvante
QUEM LEVA: JK Simmons (“Whiplash”)
Na categoria de melhor ator coadjuvante, JK Simmons levou o BAFTA, o Globo de Ouro, o SAG Awards e inúmeros outros prêmios que concorreu. Se existe uma aposta 100% certeira, esta é no eterno J. Jonah Jameson.
QUEM MERECE: JK Simmons (“Whiplash”)
Não é preciso citar o mérito do ator, sua atuação explosiva e transcendente fala por si. Basta conferir Whiplash, que a resposta virá em seguida. A interpretação de JK impressiona em vários aspectos.
Melhor atriz
QUEM LEVA: Julianne Moore (“Para sempre Alice”)
Ela já foi indicada quatro vezes ao Oscar, esse ano também já faturou o BAFTA, o Globo de Ouro e o SAG Awards, e parece que finalmente é chegada a hora dessa atriz monstruosa ter seu nome figurado entre as melhores da Academia.
QUEM MERECE: Julianne Moore (“Para sempre Alice”)
Este é um basicamente um “filme de atriz”, tudo é esquematizado para que Julianne Moore brilhe, vivendo uma personagem que com o tempo vai tendo sua vida deteriorar ao poucos, por causa de uma doença cruel. E Moore consegue transmitir toda a dor de Alice.
Melhor atriz coadjuvante
QUEM LEVA: Patricia Arquette (“Boyhood”)
Arquette também levou todos os prêmios já citados aqui e consequentemente deve faturar o Oscar por seu papel em Boyhood. Uma mulher comum, mas que transmite uma verdade absoluta pelo desempenho da atriz e por assim imprimir as rugas do tempo.
QUEM MERECE: Laura Dern (“Livre”)
São poucos os momentos que a personagem da incrível Laura Dern aparece em Livre, mas as cenas marcam intensamente a magia e alegria emanada daquela mulher. A atriz parece bem à vontade com o papel e confere muita singeleza. Merece levar o prêmio por exibir uma figura que encanta a todo o momento.
Melhor animação
QUEM LEVA: “Como treinar o seu dragão 2”
Narrativamente impressionante e esteticamente belíssimo, essa continuação conseguiu pegar todos os elementos do anterior e os elevar ao nível máximo. Uma animação recheada de humor, ação e emoção. Venceu o Globo de Ouro e deve faturar o Oscar.
QUEM MERECE: “Como treinar o seu dragão 2″/”Operação Big Hero”
Tão encantador quanto o longa animado da DreamWorks, é Operação Big Hero. Pegando carona no filão dos filmes de super-heróis, essa nova empreitada da Disney é corajosa e traz elementos pouco vistos em títulos atuais do estilo. Além de possuir Baymax, um dos personagens mais queridos que surgiram em 2014.
Melhor filme em língua estrangeira
QUEM LEVA: “Ida” (Polônia)
Tem o expressionismo visual como proposta principal, o exercício cinematográfico de Ida é esteticamente fascinante. A razão de aspecto 1:1 que mostra o quanto oprimida está a personagem central, ou sua linda e cristalina fotografia excluindo o colorido da figura central, pintando que sua beleza está limitada a certas convenções, são alguns dos pontos primorosos. É uma obra belíssima, encarada como favorita por todos os especialistas.
QUEM MERECE: “Tangerines” (Estônia)
Provavelmente o filme com o final mais tocante de todos os indicados ao Oscar. Um doloroso estudo sobre guerra e relação humana. O representante da Estônia tem personagens explanados tridimensionalmente e uma história que à primeira vista parece seca, mas com o passar do tempo vai ficando cada vez mais inspiradora.
Melhor documentário
QUEM LEVA: “CitizenFour”
O premiado da Associação Internacional de Documentário, tem como ponto de partida entrevistas com Edward Snowden, o técnico em informática que vazou informações da poderosa agência de segurança dos EUA, a NSA. Fala sobre a espionagem do governo americano aos e-mails importantes recebidos de vários países, como justificativa de terrorismo. Esse debate coloca CitizenFour como o grande favorito ao Oscar 2015.
QUEM MERECE: “O sal da terra”
Muito mais que os incríveis registros fotográficos de Sebastião Salgado, é a história de sua vida. O longa é composto pelos retratos das viagens realizadas pelo fotógrafo e pelo seu relato em off, como também a descrição do mestre Wim Wender. É narrativamente sensorial e contemplativo, além de deter de uma estética singular, que provoca imersão imediata.