O mês de setembro é conhecido também como setembro amarelo, em que discute-se temas como a saúde mental, a prevenção ao suicídio e a necessidade de trazer esses temas à tona – ainda mais com recordes de casos de depressão, transtornos bipolares e outros em meio a uma pandemia que assolou e continua a assolar o mundo.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), registram-se mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Tais casos aparecem com expressiva porcentagem entre os jovens e, mais especificamente, 96,8% dos suicídios estavam relacionados a transtornos mentais.

Para tanto, separamos uma lista com alguns filmes que falam sobre saúde mental. Entretanto, apesar de lançarem luz e abrirem portas para conversas sobre os tópicos acima mencionados, nada substitui a capacidade dos especialistas no assunto e, caso você esteja passando por problemas de saúde mental, contate o Centro de Valorização à Vida, discando o número 188.

UMA MENTE BRILHANTE (2001)



Onde assistir: YouTube

O drama biográfico Uma Mente Brilhante, dirigido por Ron Howard, é baseado em fatos reais e gira em torno do matemático estadunidense John Nash, que conquistou o prêmio Nobel em Economia. Estrelado por Russell Crowe e por outros nomes incríveis, a história é centrada no período em que Nash frequentou a Universidade de Princeton e começou a desensolver esquizofrenia paranoica com episódios de desilusão. A produção levou quatro estatuetas do Oscar para casa, incluindo Melhor FilmeMelhor Diretor; Crowe também foi indicado na categoria de Melhor Ator.

Aproveite para assistir:

SE ENLOUQUECER, NÃO SE APAIXONE (2010)

Onde assistir: YouTube



O drama cômico ‘Se Enlouquecer, Não se Apaixone’, estrelado por Keir GilchristZach GalifianakisEmma RobertsViola Davis, normalmente não se enquadra dentro do estilo de filmes que esperamos encontrar nessa lista – mas a adaptação do romance homônimo de Ned Vizzini fez um ótimo trabalho em trazer a biografia à vida, ainda mais com a dupla Anna BodenRyan Fleck (‘Capitã Marvel’) na cadeira de direção. A história é centrada em, Craig Gilner, um jovem de 16 anos que decide se internar em uma clínica de saúde mental. Infelizmente, a ala jovem está fechada, portanto ele tem que passar a sua estadia de cinco dias com adultos.

O LADO BOM DA VIDA (2012)

Onde assistir: Globoplay

Mais uma dramédia em vista! O aclamado filme O Lado Bom da Vida, que garantiu a Jennifer Lawrence o Oscar de Melhor Atriz, é ambientado na Pensilvânia e conta a história de Pat (Bradley Cooper), um homem com transtorno de bipolaridade que ganha alta do hospital psiquiátrico e volta a morar com os pais. Enquanto tenta se reconectar com a ex-mulher, ele conhece Tiffany (Lawrence), uma viúva que sofre de depressão que promete ajudá-lo a reconquistar a esposa caso ele participe de uma competição de dança.

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL (2012)

Onde assistir: Netflix

São poucos os filmes adolescentes que conseguem fugir do óbvio – e As Vantagens de Ser Invisível é um dos poucos títulos que participam desse seleto grupo. O drama coming-of-age, baseado no romance homônimo de Stephen Chbosky, traz aos holofotes Charlie (Logan Lerman), um jovem que mantém correspondência com um amigo desconhecido e que revolve em seu primeiro ano no ensino médio. Charlie sofre de síndrome do estresse pós-traumático e descobre isso à medida que se envolve com dois novos amigos (vividos por Emma WatsonEzra Miller).



BEM-VINDOS AO MUNDO (2014)

Onde assistir: YouTube

Alice Klieg (Kristen Wiig) ganha um enorme prêmio da loteria e, com parte do dinheiro, vai a um cassino, compra um horário em um canal de TV e cria um programa de auditório que tem como tema principal a história de sua própria vida. O problema maior, porém, é que Alice sofre com problemas emocionais e transtornos de personalidade. E, para agravar a situação, desde que ganhou o prêmio ela deixou de tomar seus remédios e de fazer terapia.

DIVERTIDA MENTE (2015)

Onde assistir: Disney+

O impactante Divertida Mente já se mostra sagaz pelo ambíguo título, concretizando-se como uma das melhores produções do século por diversos veículos de imprensa. Após seu lançamento, a obra recebeu 15 indicações de Melhor Filme, 21 de Melhor Roteiro Original e 40 de Melhor Animação por mais de cinquenta organizações e associações ao redor do mundo. A história é ambientada no cérebro da jovem Riley, explorando as emoções de alguém passando por mudanças profundas e analisando temas como depressão e relações interpessoais.


Comentários

Não deixe de assistir: