Hollywood é uma fábrica de astros e estrelas. A cada nova temporada, ganhamos um punhado de artistas que se destacam dos demais, em especial devido a um sucesso nas telonas que estrelam. Esses artistas inclusive podem estar na luta há anos, mas ter encontrado sua grande chance só agora – ou melhor ainda, os que conseguem se destacar logo nos primeiros trabalhos. Mas para todo sonho concretizado, também temos aqueles astros e estrelas que se apagam gradativamente. Pelos mais variados motivos, alguns simplesmente se afastam dos holofotes, deixando seus fãs órfãos por anos, ou até uma década inteira.
Alguns artistas simplesmente desejam tirar um tempo para si, para a família, tendo atingido um patamar alcançado por poucos. Outros, não recebem mais tantas oportunidades por terem se metido em fracassos consecutivos. Seja como for, nesta nova matéria jogaremos uma luz em 10 atores muito famosas, que por alguma razão andam meio sumidas das telonas nos últimos anos. Confira abaixo.
Leia também: 10 Atrizes Famosas de Hollywood que andam meio sumidas das Telonas
Ben Stiller
Um dos mais icônicos humoristas do cinema, Ben Stiller tem sucessos como ‘Zoolander’, ‘Trovão Tropical’, ‘Entrando Numa Fria’ e ‘Uma Noite no Museu’ em seu currículo. Fora isso, já fazia enorme sucesso no fim dos anos 90, com longas como ‘Quem Vai Ficar com Mary?’. Agora, você lembra qual foi a última vez que viu o ator em cena? Pois bem, seus últimos dois filmes foram dramas e não comédias, ‘O Estado das Coisas’ e ‘Os Meyerowitz’ – ambos passaram em branco e datam de sete anos atrás. Acontece que sua última grande investida, no filme ‘Zoolander 2’, fracassou e Stiller, ao que tudo indica, não superou. Porém, Stiller já está em produção com ‘Nutcrackers’, nova comédia dramática de David Gordon Green, que deverá ser lançada em breve.
Jesse Eisenberg
Outro ator que parece não ter superado um trauma lá de trás, do mesmo ano de 2016, foi o “esquisitinho” Jesse Eisenberg. Depois de ter sido indicado ao Oscar por ‘A Rede Social’ (2010), o ator viu um personagem bastante promissor cair em seu colo. Falamos do vilão Lex Luthor. A versão de Eisenberg, no entanto, tornou o papel como uma espécie de Mark Zuckerberg misturado com Coringa e o público não aceitou muito bem, em ‘Batman vs. Superman’. Os últimos trabalhos de maior relevância do ator datam de 2019, com ‘Viveiro’, ‘A Arte da Autodefesa’ e ‘Zumbilândia 2’. Depois disso vieram apenas filmes pequenos, que quase ninguém viu, além da série ‘A Nova Vida de Toby’, que igualmente quase ninguém conhece. Seu próximo trabalho promete colocar seu nome novamente nos radares, com ‘Truque de Mestre 3’.
Matthew McConaughey
A carreira de um ator tem altos e baixos, e talvez ninguém saiba disso melhor do que Matthew McConaughey. Surgido como o novo Paul Newman, o ator se viu preso a comédias românticas bobinhas um tempo depois, somente para realizar a chamada “McConassência” e levar seu Oscar para casa. Mas depois disso, no início da década passada sumiu de novo. E você, sabe por onde o ator anda? Bem, a última vez que o vimos atuando em um filme foi como o protagonista Michael Pearson, o mafioso de ‘Magnatas do Crime’, de Guy Ritchie, que já até virou série da Netflix. E isso foi há cinco anos. McConaughey voltará em breve em ‘The Rivals of Amziah King’, thriller policial, ao lado de Kurt Russell.
Kevin James
O comediante rechonchudo Kevin James também fazia sucesso na década passada, estrelando seus próprios filmes ou atuando ao lado de Adam Sandler como parte de sua trupe. Mas já tem pelo menos dois anos que James anda sumido dos holofotes. Em 2020, ele tentou um papel mais sério como o vilão de ‘Becky’, mas no mesmo ano voltaria às comédias como parte do elenco de ‘O Halloween do Hubie’, com, é claro, Adam Sandler. Depois disso, tentou dois projetos que não emplacaram: a série ‘Pit Stop’ (que durou apenas uma temporada em 2021) e o filme ‘Time do Coração’ (da Netflix, que quase ninguém tomou conhecimento). Mas o ator ensaia um retorno em grande estilo em duas comédias: ‘Guns Up’, com Christina Ricci, e ‘Playdate’, com Isla Fisher.
Jonah Hill
Por falar em atores gordinhos que faziam muito sucesso na década passada, agora chega à lista Jonah Hill, que começou sua carreira no hit ‘Superbad’ (2007). Hill cresceu e apareceu, foi indicado ao Oscar por ‘O Homem que Mudou o Jogo’ e ‘O Lobo de Wall Street’. Mas você consegue lembrar onde tem visto Hill ultimamente? Seus dois últimos trabalhos foram produções da Netflix. Primeiro, atuou ao lado do amigo Leonardo DiCaprio como parte do gigantesco elenco de ‘Não Olhe para Cima’ (2021). E no ano passado apostou todas as suas fichas, também como roteirista, atuando ao lado de Eddie Murphy na comédia racial ‘Certas Pessoas’, que não deu muito certo. Hill também virou diretor em 2018, e em breve volta às telas como ator, roteirista e diretor em ‘Outcome’, comédia policial com Keanu Reeves e Cameron Diaz.
Joseph Gordon-Levitt
No início da década passada Joseph Gordon-Levitt era o cara, e estava em todos os lugares. Fosse no mega blockbuster ‘A Origem’, na comédia dramática sobre câncer ‘50%’, no thriller de ação ‘Perigo por Encomenda’, vivendo a versão mais jovem de Bruce Willis em ‘Looper’ e apareceu até mesmo como o policial Blake em ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge’, de Christopher Nolan. Levitt inclusive estreou como diretor na comédia ‘Como Não Perder Essa Mulher’, com Scarlett Johansson, que fez sucesso em festivais. Seu último grande papel foi em ‘Snowden’ (2016), de Oliver Stone, um filme que não ficou muito famoso. Ele esteve em ‘Power’ e ‘Os 7 de Chicago’, ambos da Netflix, em 2020, e tentou emplacar em séries como ‘Mr. Corman’ e ‘Super Pumped’ – ambas sem sucesso. Esse ano, ele volta em ‘Um Tira da Pesada 4’.
Jaden Smith
Recentemente, o termo “Nepo Baby” vem sendo muito usado de forma negativa em Hollywood e até no Brasil. Veículos importantes dos EUA vêm fazendo matérias sobre o assunto, que convenhamos não é novidade. O termo significa ‘Bebê do nepotismo’ ou ‘filho do nepotismo’ e se refere a filhos de atores (ou famosos), que decidem seguir por essa mesma carreira. O foco destas histórias afirma que tais artistas possuem mais oportunidades, ou têm as portas abertas de forma mais fácil por serem filhos de famosos. O que é verdade. Porém, se eles não forem bons, não irão permanecer por muito tempo nesse jogo. E bem, é aí que se encaixa a cria de Will Smith, Jaden Smith. O menino até que tentou em filmes badalados como o remake de ‘Karatê Kid’ e ‘Depois da Terra’. Seu último filme até então foi o romance dramático ‘A Vida em um Ano’, com Cara Delevingne – e isso já tem quatro anos. E você, acha que Jaden deveria continuar na carreira de ator?
Mike Myers
O comediante canadense Mike Myers começou sua carreira no humorístico Saturday Night Live, como muitos atores de comédia nos EUA ao longo dos anos. O programa tem um histórico de fazer astros, vide Bill Murray, Eddie Murphy e Adam Sandler. O ator inclusive levou seu quadro mais famoso do programa para o cinema com muito sucesso – falamos de ‘Wayne’s World’ (‘Quanto Mais Idiota Melhor’) – na década de 90.
No fim da mesma década dava início a outra franquia de enorme sucesso, ‘Austin Powers’, uma sátira aos filmes de espionagem, em especial 007. O sucesso era fenomenal, mas por algum motivo Myers não emendou com um quarto longa, sendo que estava na crista da onda. Fora isso, não podemos esquecer que Myers é a voz original do ogro Sherk nos quatro filmes da animação.
Duas escorregadas consecutivas, nos filmes ‘O Gato’ (2003) e ‘O Guru do Amor’ (2008), fizeram o comediante dar um tempo em sua carreira, aparecendo como coadjuvante em filmes até badalados, como ‘Bastardos Inglórios’ – muitas vezes de forma irreconhecível. Como protagonista, ele tentou uma série na Netflix, ‘O Pentavirato’, de 2022, que quase ninguém viu ou conhece. Mas, segundo rumores, ele estaria preparando um ‘Austin Powers 4’ finalmente – já não era sem tempo.
Sacha Baron Cohen
E se Mike Myers tem ‘Austin Powers’ como franquia para chamar de sua, o “sem noção mor” do cinema Sacha Baron Cohen também possui seu personagem mais marcante, como o bigodudo Borat, do Cazaquistão. E foi justamente com ele sua última aparição nas telonas, numa sequência lançada diretamente na Amazon Prime Video por causa da pandemia – bem no auge em 2020. A continuação não fez o barulho do original, mas recebeu duas indicações ao Oscar – de roteiro adaptado e atriz coadjuvante para Maria Bakalova. O próprio Cohen foi indicado ao Oscar no mesmo ano, mas pelo filme ‘Os 7 de Chicago’. Isso tudo já tem quatro anos. O ator ensaia um retorno e está desenvolvendo uma superprodução onde irá interpretar ‘Mandrake – O Mágico’. Fora isso, vem sendo cogitado para dar vida ao vilão da Marvel, o demoníaco Mephisto.
Christoph Waltz
Finalizando a lista, temos o ator duas vezes vencedor do Oscar, Christoph Waltz (por ‘Bastardos Inglórios’ e ‘Django Livre’). O que acontece é que Waltz ficou meio estereotipado em papeis de vilão, por ser extremamente bom neste tipo de personagem – e foi o que ele fez em ‘Besouro Verde’, ‘Os Três Mosqueteiros’, ‘Quero Matar Meu Chefe 2’, ‘007 Contra SPECTRE’ e ‘A Lenda de Tarzan’.
Waltz até tem trabalhado com certa frequência, como nas séries ‘Jogo Perigoso’, ‘O Consultor’ e no filme ‘O Portal Secreto’, mas todos resultaram em obras pouco conhecidas do grande público. O ator promete fazer as pazes com o sucesso em breve e já tem engatilhadas três produções: ‘Frankenstein’, de Guillermo del Toro, onde não viverá nem o monstro e nem o cientista louco; ‘Drácula – A Love Tale’, de Luc Besson, no qual viverá um padre; e na comédia de ação ‘Old Guy’, com Lucy Liu. Waltz tem ainda um drama no qual atuará ao lado de Angelina Jolie, em pré-produção.