quarta-feira, janeiro 28, 2026

10 Atores Indicados ao Oscar por verdadeiros clássicos POP do cinema e você não sabia

Destaque10 Atores Indicados ao Oscar por verdadeiros clássicos POP do cinema e você não sabia

Daqui até o dia 15 de março, tudo que os cinéfilos falarão é sobre o Oscar. A maior noite do cinema promete fazer mais um seleto grupo de artistas cravar seu nome na história. Enquanto esse dia não chega, o que nos resta é olhar para o passado, voltando para revisitar a história do maior prêmio da sétima arte. Muitos ainda pensam no Oscar como aquele evento chato, que premia filmes enfadonhos, que apenas um grupo seleto gosta. Mas é aí que eles se enganam, pois o Oscar sempre teve o histórico de indicar, e às vezes premiar, atores nos filmes mais pop possíveis. Abaixo levaremos você para conhecer essas curiosas indicações que muitos não sabiam.

Alec GuinessStar Wars

O personagem Obi-Wan Kenobi é importantíssimo para a saga Star Wars e segue dando frutos até hoje para a franquia. Os fãs mais novos conhecem a encarnação de Ewan McGregor como o personagem, da trilogia prequel, e de sua própria série na Disney+. No entanto, para toda uma geração de fãs mais antigos, o intérprete do personagem é o icônico Alec Guiness. Muitos talvez não saibam, mas Guiness, um imponente ator britânico, foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante pelo papel no primeiro filme, em 1978.

Linda BlairO Exorcista



Quando falamos dos filmes mais assustadores de todos os tempos, ‘O Exorcista’ precisa estar nessa conversa. Quem já assistiu a este clássico dos clássicos sempre terá medo do escuro. Grande parte do medo que sentimos vem, é claro, da menininha possuída Regan, vivida por Linda Blair aos 13 aninhos. Sua atuação é simplesmente impactante, mas você sabia que a atriz foi indicada ao Oscar de coadjuvante pelo papel?

Pat Morita – Karatê Kid

Na lista dos melhores mestres da história do cinema, o citado Obi-Wan Kenobi certamente faria parte. Na mesma saga, podemos citar também o fantoche Yoda. Mas o assunto não pode terminar sem alguém mencionar o Sr. Miyagi, da querida saga ‘Karatê Kid’, um verdadeiro marco dos anos 80. O amado mestre ensinou seu aluno Daniel San a encerar carros, pintar cercas e, é claro, a derrotar os valentões que faziam bullying com ele, através da arte milenar do karatê. Pat Morita, o intérprete do sábio carateca, recebeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante pelo papel. Você sabia dessa?

Don AmecheCocoon

Agora chegamos a mais um clássico absoluto dos anos 80 e de Sessão da Tarde, que foi lançado no ano seguinte de ‘Karatê Kid’. Misto de comédia e ficção científica, ‘Cocoon’, de Ron Howard, não é mais tão mencionado assim nos dias de hoje, infelizmente. Este é um daqueles filmes que fizeram muito sucesso na época, mas que parecem não ter sido passado para as gerações mais novas. Na trama, alguns idosos de uma casa de repouso começam a “rejuvenescer” ao receberem uma descarga de energia vinda de uma piscina onde se encontra um casulo alienígena. O saudoso Don Ameche, um dos velhinhos, não apenas foi indicado ao Oscar de coadjuvante, como levou o prêmio. E o filme ainda levou o Oscar de efeitos especiais também.

Sigourney Weaver – Aliens: O Resgate

Por falar em filmes queridos de ficção científica, podemos afirmar que ‘Aliens – O Resgate’ é uma das melhores sequências da história do cinema. O clássico absoluto ‘Alien – O Oitavo Passageiro’ é simplesmente lendário. Mas a grande maioria irá concordar que o que o diretor James Cameron fez foi pegar o conceito e elevar ao cubo na continuação. E ainda fica melhor, porque a protagonista Sigourney Weaver foi indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme. Tem noção? Ah sim, ‘Aliens’ teve 7 indicações e venceu 2 prêmios técnicos.

Tom HanksQuero Ser Grande

Para os que acham que o Oscar sempre esnobou comédias, é só dar uma olhada no histórico da premiação nos anos 80. Os próximos itens da lista demonstram isso. Tom Hanks é um dos poucos atores da história a vencer dois Oscar como protagonista em anos consecutivos (por ‘Filadélfia’ e ‘Forrest Gump’). Mas você sabia que antes destas vitórias, o grande Tom Hanks já havia sido indicado ao Oscar? E sim, foi como protagonista desta comédia família misturada com fantasia, em que um garoto realiza seu desejo mágico de se tornar adulto.

Anne RamseyJogue a Mamãe do Trem

Outra comédia atemporal dos anos 80, outra indicação ao Oscar que poucos lembram que aconteceu. ‘Jogue a Mamãe do Trem’ é uma comédia incorreta dirigida e estrelada pelo baixinho Danny DeVito. A graça aqui está na paródia com o filme de Alfred Hitchcock, ‘Pacto Sinistro’, no qual dois homens resolvem trocar de crimes para não serem apanhados pela justiça. DeVito acredita que seu professor de roteiro Billy Crystal lhe deu uma dica, assim parte para eliminar a ex-mulher do sujeito, e quer que ele cumpra a sua parte e elimine sua insuportável mãe – papel de Anne Ramsey, a Mama Fratelli de ‘Os Goonies’. A atriz foi indicada ao Oscar de coadjuvante, mas infelizmente viria a falecer de câncer na garganta aos 59 anos, no mesmo ano da indicação.

Dan AykroydConduzindo Miss Daisy

Na categoria dos atores que quase ninguém sabia ou lembrava que haviam sido indicados ao Oscar, está o “caça-fantasmas” Dan Aykroyd. A única indicação da carreira do ator saiu na categoria de coadjuvante pelo drama ‘Conduzindo Miss Daisy’, sobre a amizade de uma idosa branca e seu motorista negro. Aykroyd interpreta o filho da protagonista neste verdadeiro clássico dos anos 80. Aliás, Morgan Freeman que interpreta o motorista também foi indicado como protagonista, e a simpática Jessica Tandy saiu premiada como protagonista feminina.

Julia RobertsFlores de Aço

Julia Roberts é ainda hoje uma das maiores estrelas de Hollywood. Sua popularidade se compara com a de Tom Cruise. Ambos os atores vêm mantendo desde a década de 80 seu status no topo da cadeia alimentar, em uma indústria que recicla nomes com uma velocidade instantânea. Sabemos que Roberts levou seu Oscar por ‘Erin Brockovich’ e que antes disso ela havia sido indicada pela comédia romântica das comédias românticas, ‘Uma Linda Mulher’. Mas e quanto à primeira nomeação da atriz? No fim da década de 80, Roberts já marcava presença com uma indicação na categoria coadjuvante, com uma comédia feminina e sulista intitulada ‘Flores de Aço’, conseguindo destaque em um elenco que trazia nomes como Shirley MacLaine, Sally Field, Olympia Dukakis, Dolly Parton e Daryl Hannah.

Kevin KlineUm Peixe Chamado Wanda

Na década de 80, podemos afirmar que o ano de 1988 foi o melhor para as comédias. Isso porque foi neste ano que ganhamos obras lendárias como ‘Corra que a Polícia Vem Aí!’, ‘Um Príncipe em Nova York’, ‘Beetlejuice’, ‘Irmãos Gêmeos’ e ‘Quero Ser Grande’, só para citar alguns. Nesse lote, podemos encaixar também ‘Um Peixe Chamado Wanda’, uma comédia britânica despretensiosa que terminou fazendo um enorme sucesso na época – mesmo que hoje não seja tão lembrada. Na trama, Jamie Lee Curtis é parte de um grupo de assaltantes cujo mais recente trabalho foi um roubo de diamantes. O filme, embora não seja parte das obras da trupe Monty Python, conta com alguns de seus integrantes no elenco, como John Cleese e Michael Palin. Mas quem se destaca aqui é o fanfarrão Kevin Kline, que terminou não apenas sendo indicado, mas vencendo o Oscar na categoria coadjuvante pelo comédia.

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS