segunda-feira, julho 15, 2024

10 curiosidades de ‘As Patricinhas de Beverly Hills’, ícone das comédias adolescentes dos anos 90

Os anos 90 ficaram marcados por uma série de comédias adolescentes. Fossem elas sacanas, paródias ou românticas, fato é que praticamente todas foram icônicas e marcaram gerações, definindo um estilo de vida bem característico da época.

clue salone 16 9 1920x1080 1748775 1920x1080

Uma das mais lembradas é As Patricinhas de Beverly Hills, que trouxe o mundo das adolescentes riquinhas dos EUA para a telonas, brincando com suas paixões e principalmente com a moda da época. Sucesso inquestionável após duas décadas, o filme traz uma série de curiosidades de bastidores que você talvez não conheça. Pensando nisso, o CinePOP listou 10 delas. Confira!

Inspiração

jane austen books 64c94fea437fb

Na época, a Paramount pediu para que a roteirista e diretora Amy Heckerling escrevesse um filme tipicamente adolescente. Então, ela relembrou de sua adolescência e chegou a um livro que marcou essa fase de sua vida. Foi assim que ela resolveu fazer de As Patricinhas de Beverly Hills uma adaptação ‘modernosa’ de Emma, da autora Jane Austen.

Estudo de campo

cjzvq duoaa6 r8

Como a proposta era fazer um filme tipicamente adolescente, a equipe criativa do filme começou a frequentar aulas no Beverly Hills High para entender melhor como eram os estudantes da época. A ideia era tentar captar a essência da juventude da época para evitar aqueles clichês de uma geração anterior. Não adiantaria escrever os personagens com a cabeça de alguém da década passada, então eles estudaram a molecada para tornar os personagens identificáveis.

Filmagens

249770 clueless clueless wallpaper

Por incrível que pareça, as filmagens de As Patricinhas de Beverly Hills foram ridiculamente curtas. O filme começou a ser rodado em novembro de 1994 e já estava em pós-produção em 31 de dezembro do mesmo ano. No fim das contas, as gravações duraram exatamente 40 dias.

Tentativas

mv5bnjg4zgqzzgitmzlkmc00y2zmlwizzdgtzwe5mtgxnwm4mmewxkeyxkfqcgdeqxvymjuyndk2odc@. v1

Não deixe de assistir:

Antes de chegar a escolha final, o casting mirou em atrizes como Reese Witherspoon, Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Keri Russell, Tiffani Thiessen e Alicia Witt. Jolie e Paltrow não puderam fazer testes, então foram descartadas. Já as outras acabaram não encontrando bem a personagem, apesar da boa fase que viviam na época.

Escolhida

clueless

Existem atores que parecem ter nascido para viver tais personagens. E esse foi o caso de Alicia Silverstone, que se eternizou no cinema como a Cher. E quem também achou isso foi a equipe de casting. Alicia foi escolhida sem fazer testes, porque ela estava em alta na época por estrelar a “Cryamazy Trilogy“, os videoclipes de Cryin’Crazy, e Amazing, do Aerosmith. Com a carreira em ascensão, a Aerosmith Chick aceitou sem pensar duas vezes. E o resto é história.

Ralou

imagem do whatsapp de 2024 06 29 à(s) 14.57.25 eef7c2c9

Diferentemente da Alicia, Paul Rudd teve que ralar para conseguir seu papel. Antes de conseguir o papel de Josh, ele fez testes para interpretar o Murray, o Elton e o Christian, mas não passou nem perto de conseguir um deles. Inclusive, a interpretação do Murray dele era basicamente um moleque branco que queria ser rapper. Ainda assim, o time de casting viu potencial nele.

Beavis & Butt-Head

mv5bodlhzwfmndqtntc5oc00mtvilwi2njctzjmzmtrkztqynge0xkeyxkfqcgdeqxvymte1nzq0otgw. v1

Como reflexo da juventude da época, uma das grandes cenas do filme traz Cher e Josh assistindo uma animação que era extremamente popular entre os adolescentes da época: Beavis & Butt-Head. Fenômeno da MTV, o desenho zombava da sociedade norte-americana de forma extremamente sacana. O episódio que é exibido no filme é um clássico favorito dos fãs: “The Great Cornholio”.

Autocrítica

00 social tout clueless

Um dos grandes feitos desse filme foi reunir um elenco que viraria praticamente sinônimo de ‘comédia romântica’ nos anos seguintes, incluindo a saudosa Brittany Murphy, que interpreta a Tai. Uma de suas cenas mais icônicas é quando ela confronta a Cher dizendo que ela é uma virgenzinha que não sabe nem dirigir. Um tempo depois, a própria Brittany comentou que ela mesma era virgem e não sabia dirigir na época das filmagens, então foi um xingamento que pegava num ponto pessoal dela.

Sucesso

clueless girls in phone sqrc9iksnkh0qxrc

O filme foi considerado um sucesso, não só de público, mas também de crítica. Mas o que chama atenção é que ele teve um custo relativamente baixo para os padrões de Hollywood (algo em torno de 20 milhões de dólares) e arrecado cerca de 88 milhões de dólares, garantindo um excelente retorno para o estúdio. Mais do que isso, ele passou a figurar em diversas listas de melhores filmes adolescentes de todos os tempos e virou uma referência do cinema jovem norte-americano dos anos 90.

Derivados

mv5bmzi5nge5nzitmtvlmy00zjkyltk4ndqtzwy4mmq5zgeyzgfhxkeyxkfqcgdeqxvynzexnta1ndy@. v1

O filme fez tanto sucesso que foi transformado em franquia, com direito a lançamento de livros continuando a história e uma série de TV que durou cerca de três anos. O engraçado é que grande parte do elenco não retornou para os papeis, como Alicia Silverstone, que foi substituída por Rachel Blanchard. Porém, houve parte do elenco que seguiu interpretando os personagens do cinema, como Donald Faison e Stacey Dash.

mv5bmjawmdawmtuxof5bml5banbnxkftztcwmzkwmdexna@@. v1

As Patricinhas de Beverly Hills está disponível no catálogo do Telecine.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS