Lançado em 2023, Creed III foi um filme que surpreendeu muitos fãs. Isso porque ele passou alguns anos em produção, mas nenhuma informação vazava. Então, muitos fãs acreditavam que ele nem aconteceria mais.
Com a estreia, novas polêmicas tomaram conta dos bastidores, mas sem afetar o sucesso do filme. Pensando nisso, o CinePOP separou 10 curiosidades que você talvez não conheça. Confira!
Estreia
Além de protagonizar o filme, Michael B. Jordan faz sua estreia na direção. As ideias dele para o longa e Adonis Creed acabaram desagradando seu ‘padrinho’, Sylvester Stallone, que se sentiu “expulso da própria banda”, já que o lutador Rocky Balboa não retornou para a continuação da franquia que ele iniciou.
Anime
Que Michael B. Jordan é um grande nerdola não é segredo para ninguém. No entanto, o ator, que é fascinado pelos animes – os populares desenhos animados japoneses -, quis homenagear suas produções favoritas e se inspirou nos movimentos de câmera de seus animes favoritos, como Dragon Ball e Naruto, para seu estilo de direção.
Ressentimento
Stallone foi perguntado algumas vezes sobre o terceiro capítulo, e ele confirmou em todas que não assistiu o filme e nunca verá. De acordo com o eterno ‘Garanhão Italiano’, é uma questão de princípios, por discordar das ações do produtor Irwin Winkler. O ator disse que “jamais conseguirei fazer as pazes com alguém que tomou atitudes nefastas”.
Excluído
Além de ter descartado o Rocky da saga Creed, Irwin Winkler tem uma rixa antiga com Stallone. O produtor de todos os filmes da franquia tem os direitos sobre o Rocky Balboa e vem sendo acusado há algum tempo por Stallone por ter enriquecido com suas ideias. Ao The Hollywood Reporter, Sly disse que o acordo pela aquisição dos direitos, ainda nos anos 70 “foi um acordo que foi feito sem o meu conhecimento por pessoas que eu achava que eram próximas a mim, e elas basicamente abriram mão de quaisquer direitos que eu teria. Na época, eu estava tão animado para trabalhar que não entendia que isso eram negócios. Quem diria que ‘Rocky’ continuaria lutando por mais 45 anos? Eu nunca usei uma [linha de diálogo] de ninguém e a parte irônica disso tudo é que eu não sou dono de nada disso. As pessoas que não fizeram literalmente nada estão no controle da franquia. Eu não sou produtor executivo dos filmes ‘Creed’. Ryan Coogler é, Michael B. Jordan é, os filhos [de Winkler] são. Não é meu. Eu sou o único que ficou de fora.”
Raízes
Na sequência de abertura do filme, o pequeno Adonis Creed dá um ingresso da luta entre George Foreman e Muhammad Ali no Jungle Fight para o jovem Damien. A luta é histórica, mas acima de tudo, envolveu os dois lutadores que inspiraram a criação de Apollo Creed, pai de Adonis, na franquia Rocky Balboa.
Velha infância
Essa sequência de abertura também traz uma breve passagem pelo quarto de Donnie. As paredes e prateleiras estão repletas de cartazes, bonecos e acessórios de animes e desenhos animados. Michael B. Jordan confirmou ter se inspirado em seu próprio quarto na infância para compor o do personagem nas telonas.
Pessoal
Na época do lançamento do filme, o ator Jonathan Majors ainda era um nome querido e muito promissor em Hollywood. Por isso, uma das curiosidades de seu personagem foi considerada uma das mais legais do longa. Seu personagem se chama Damien Anderson. Segundo Majors, o sobrenome de Damien foi uma homenagem direta a seu falecido avô, que tinha o mesmo sobrenome.
Acusações
Creed III era considerado a ‘virada de chave’ na carreira de Jonathan Majors. Porém, cerca de duas semanas após a estreia do filme nos cinemas, Majors foi acusado de agredir a namorada, que o denunciou às autoridades. O caso veio a público e ele foi afastado de todas as divulgações desse filme e desligado de outros projetos. Ao longo do ano, o caso foi tomando diferentes caminhos. Atualmente, Majors e a namorada chegaram a um acordo para ambos retirarem as acusações. Ainda assim, o ator segue afastado de Hollywood.
Inspiração
Boa parte do drama do filme envolve Adonis e sua filha, interpretada por Mila Davis-Kent, que é surda na vida real. Essa relação entre pai e filha, que é muito amorosa, foi inspirada na relação entre o eterno ídolo do Lakers, Kobe Bryant e sua filha, Gianna Bryant. Jordan conheceu a dupla em 2019, durante uma sessão do filme Luta Por Justiça. Infelizmente, Kobe e Gianna morreram em um acidente de helicóptero em 2020.
Resultado
Apesar de ser o filme mais curto da franquia Creed, com apenas 1h56 de duração, o filme cativou os fãs e arrecadou cerca de 275,3 milhões de dólares, fazendo dele a maior bilheteria da trilogia. O segundo capítulo fez uma bilheteria de cerca de US$ 214 milhões, enquanto o primeiro capítulo encerrou sua passagem pelos cinema com US$ 173.6 milhões.