domingo, janeiro 11, 2026

10 curiosidades de “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, uma adaptação polêmica

Amazon Prime10 curiosidades de "Gran Turismo: De Jogador a Corredor", uma adaptação polêmica
Assiste a nossa live do Globo de Ouro AGORA:

Lançado em 2023, Gran Turismo: De Jogador a Corredor chegou aos cinemas para tentar emplacar nas telonas uma das franquias mais populares dos videogames de corrida. Apesar de ter grandes marcas por trás, o longa foi realizado a um custo relativamente baixo para os padrões de Hollywood.



Feito com “apenas” 60 milhões de dólares, o longa arrecadou pouco mais de 122 milhões de dólares. Ele não foi considerado um sucesso, mas também não foi um fracasso. Ainda assim, o resultado não foi o suficiente para emplacar uma franquia. De qualquer forma, o filme conseguiu fãs e sofreu com algumas polêmicas. Pensando nisso, o CinePOP selecionou 10 curiosidades sobre o filme. Confira!

História real

Sim, por mais absurdo que pareça, houve mesmo uma competição que promoveu um jogador de Gran Turismo a piloto de corridas na vida real. Essa história começa em 2006, quando um executivo da NissanDarren Cox (interpretado no filme por Orlando Bloom), fechou uma parceria com a Sony para ver se jogadores de videogame poderiam replicar suas habilidades na pista de verdade. Eles fizeram uma ação promocional que deu uma boa repercussão e, então, o executivo recebeu sinal verde para bolar um programa maior. Dessa forma, em 2008, a ideia cresceu surgiu a GT Academy, que foi pensada para ser um show televisivo que traria maior exposição para os carros da Nissan e para a franquia Gran Turismo. O filme adapta a história da terceira temporada do show, que revelou ao mundo o piloto britânico Jann Mardenborough.

Jann Mardenborough

Falando em Jann Mardenborough, o piloto entrou “tardiamente” no projeto. Isso porque o filme entrou em desenvolvimento lá atrás, ainda em 2013. Porém, a ideia era dar uma outra abordagem a ele. Isso acabou sendo revisto após o fracasso colossal de Need for Speed – O Filme (2014). Com isso, Jann foi procurado para ter sua história adaptada apenas em 2017, quatro anos após o início do desenvolvimento do projeto. Inclusive, o piloto faz uma ponta no filme como um dublê dele mesmo.

Tragédia

Porém, a carreira de Jann ficou marcada por um terrível acidente na pista Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, em 2015. Considerada uma das pistas mais complicadas do circuito, a etapa ficou tragicamente eternizada pela perda de estabilidade do carro de Jann, que praticamente alçou voo contra uma curva repleta de torcedores. O incidente terminou com um morto e uma porção de feridos. Jann, por outro lado, saiu sem ferimentos graves.

Autorização

Quando anunciaram a adaptação da história do piloto para os cinemas, logo o evento foi “resgatado” pelos fãs de automobilismo. Havia um rumor que dizia que o acidente poderia não ser incluído no filme. No entanto, ele foi retratado de forma assustadora a pedido do próprio Jann Mardenborough.  Em entrevista ao The Sunday Times, o piloto afirmou que “seria um desserviço para o público se [o acidente] não fosse retratado no filme”.

Polêmica

O filme teve críticas mistas da imprensa especializada, mas foi alvo de uma forte polêmica por conta da forma como o acidente em Nürburgring Nordschleife foi retratado. Na vida real, o evento aconteceu em uma fase mais avançada da carreira do piloto, anos após Le Mans. Enquanto isso, o filme retrata a decolagem do carro como um acontecimento do início da carreira de Jann. Mais do que isso, é usado como uma motivação para o piloto melhorar e não desistir da carreira. A grande controvérsia foi utilizar a morte de Andy Gehrmann, de 49 anos, uma pessoa real, como fator motivacional para quem esteve envolvido no acidente.

Desafio

O grande momento do filme é a disputa das 24 Horas de Le Mans. Porém, diferentemente de F1: O Filme (2025), que pôde gravar cenas em meio ao GP de Silverstone, Gran Turismo não conseguiu autorização para gravar ou digitalizar imagens e carros em Le Mans. Para resolver esse problema, eles gravaram cenas de uma corrida na Hungria e a computação gráfica resolveu tudo na pós-produção.

Hungria

Na verdade, o circuito de Mogyoród, o Hungaroring, foi a grande “casa” das cenas de corrida do filme. Além de Le Mans, o circuito foi “mascarado” para recriar o centro de treinamento do projeto e até mesmo o circuito de Silverstone. Além das envelopagens diferentes, a equipe de computação gráfica teve de inserir elementos diferentes na composição dos cenários e a direção precisou buscar ângulos para disfarçar curvas muito diferentes das presentes nos circuitos retratados em cena. Outras pistas foram usadas ao longo do filme, como as do Autódromo de Dubai, de Nürburgring, do Red Bull Ring na Áustria e do Slovakia Ring.

Direção

A direção do filme ficou a cargo do sul-africano Neill Blomkamp, que despontou como um dos diretores de ficção científica mais promissores dos anos 2000, mas que nunca atingiu as altas expectativas impostas a ele. Blomkamp se destacou com filmes como Distrito 9 (2009), Elysium (2013) e Chappie (2015). Ao assumir a direção de Gran Turismo, ele deu um passo inédito na carreira, que foi comandar seu primeiro filme PG-13.

Oportunidade

Ao saber do envolvimento do diretor no filme sobre corridas, David Perel, piloto profissional de corridas e simuladores da África do Sul, escreveu um e-mail para o compatriota oferecendo seus serviços de consultoria. O que parecia uma tentativa despretensiosa (o famoso “o não eu já tenho”), não demorou nada para se tornar realidade. Isso porque Neill Blomkamp viu a mensagem e respondeu cinco minutos depois do piloto ter enviado. Ele fez uma visita e acabou sendo contratado como consultor de corridas do filme.

Inspiração

Além da história real, a equipe de roteiro afirmou que as grandes inspirações para o filme foram Rocky, Um Lutador e Top Gun: Ases Indomáveis. O mais curioso é que Joseph Kosinski foi trazido para dirigir o filme, mas acabou deixando o projeto em 2015. Anos mais tarde, ele comandaria dois projetos que têm tudo a ver com a proposta desse filme: Top Gun: Maverick e F1: O Filme.

Gran Turismo: De Jogador a Corredor está disponível no Amazon Prime Video.
author avatar
Pedro Sobreiro
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS