Sucesso dos anos 80, o primeiro Karatê Kid se tornou um daqueles fenômenos atemporais. Com direito a sequências e um revival recente com a série Cobra Kai, a franquia está mais em alta do que nunca. Pensando nesse sucesso todo, o CinePOP separou 10 curiosidades sobre o primeiro filme. Confira!
Inspiração
A ideia para fazer o filme veio de uma forma inesperada. O produtor do filme, Jerry Weintraub, viu uma reportagem sobre um garoto magrelinho que era vítima de bullying na escola, mas conseguiu dar a volta por cima e se tornou mestre de artes marciais.
Sequência
Uma das maiores curiosidades sobre os bastidores desse filme é que ele foi gravado em ordem cronológica. Ou seja, as cenas foram filmadas na sequência correta que foi montado o filme. Isso praticamente nunca acontece nos cinemas, já que há conflitos de agenda, aluguel de estúdios e permissões de filmagem em lugares que não costumam permitir que sejam gravados assim.
Oscar
O ator Pat Morita, que interpreta o Sr. Miyagi, recebeu uma surpreendente indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho em Karatê Kid. Para o diretor do filme, a indicação só aconteceu por conta da sequência em que o Sr. Miyagi fica bêbado, sequência que quase foi cortada pelo estúdio.
Designer
O icônico logo do quimono que o Daniel LaRusso usa no torneio final do filme, e que agora foi resgatado pela série Cobra Kai, foi criado pelo próprio Pat Morita. Ele se inspirou nos bonsais que seu personagem cuidava no filme.
Dublê inspirador
A inspiração para a criação do Sr. Miyagi foi o mestre japonês de Karatê, Fumio Demura. Para trazer veracidade ao personagem, eles convidaram o próprio mestre para ser dublê de Pat Morita nas cenas de ação. No entanto, a dupla conviveu tanto que o Fumio acabou dando conselhos para Pat, que praticamente copiou os trejeitos e ensinamentos do mestre.
Zabka
Ao contrário do que dizem alguns boatos, o ator William Zabka não sabia karatê quando foi escalado para o filme. Ele tinha conhecimento de luta por conta da luta greco-romana. Mas acabou que deu tudo certo, já que, segundo o próprio Zabka, até o lançamento de Cobra Kai, tinha gente que encontrava ele na rua e o desafiava para uma luta, de tanta raiva que ficaram do coitado do Johnny Lawrence.
Novinho
Apesar de interpretar um personagem no auge da adolescência, quando foi escalado para viver Daniel LaRusso, o ator Ralph Macchio tinha assustadores 22 anos de idade. No entanto, ele tinha essa carinha de criança, que fez com que até mesmo membros da produção achassem que ele estava mentindo sua idade. Essa idade mais avançada se tornou um problema nas continuações da saga.
Machucou
Na sequência da luta do Halloween, Daniel LaRusso recebe uma série de chutes giratórios desferidos por Johnny Lawrence, até que o Sr. Miyagi aparece e desce a porrada nas crianças. Pois bem, o último chute que LaRusso leva antes da entrada em cena do Miyagi acertou o ator Ralph Macchio de verdade. Inclusive, machucou bastante.
Valeu a pena
O Ford Super De Luxe amarelo de 1948 que Daniel fica encerando para treinar os movimentos ensinados pelo Sr. Miyagi acabou sendo dado de presente para o personagem. O interessante é que a produção repetiu o gesto e deu o carro como recordação para Ralph Macchio, que tem o carro funcionando até hoje, como visto em Cobra Kai.
Sucesso
Além de ser um sucesso de crítica e bilheteria em 1984, Karatê Kid: A Hora da Verdade conseguiu outra marca expressiva no ano seguinte: ele se tornou o filme mais alugado de 1985, aumentando ainda mais o sucesso comercial do longa e dando força para a realização da sequência.
Karatê Kid: A Hora da Verdade está disponível na Netflix.