segunda-feira , 18 novembro , 2024

10 curiosidades de ‘Náufrago’, um dos ícones das sessões vespertinas da TV aberta

YouTube video

Lançado em 2000, o filme Náufrago redefiniu as histórias de sobrevivência no cinema, ao mostrar a história de um funcionário da FedEx, que tentando mostrar o compromisso da empresa com suas entregas, parte em uma viagem aérea para entregar os pacotes dos clientes, mas acaba sofrendo um acidente e seu avião cai no oceano.

Milagrosamente, ele sobrevive e acorda em uma ilha deserta, onde precisa usar das encomendas que aparecem na praia para ajudá-lo a sobreviver aos desafios do clima e da condição extrema em que se encontra. Com o passar dos anos, esse filme se transformou em um clássico e foi repetido exaustivamente nas famosas sessões vespertinas da TV aberta, o que só aumentou a fama do longa no Brasil. Pensando nisso, separamos 10 curiosidades sobre os bastidores e o processo de criação do filme. Confira!



Ideia original

Tom Hanks tinha um desejo antigo de interpretar um personagem marcante em um filme de sobrevivência. Então, ele leu uma matéria em uma revista sobre as rotas aéreas da FedEx, que contava com aviões atravessando o Oceano Pacífico em aviões cerca de três vezes por dia. Aí veio o estalo e ele decidiu combinar essa ideia com seu desejo para propor uma história que imaginava o que aconteceria caso uma dessas três rotas diárias fosse afetada por um acidente aéreo. O estúdio comprou a ideia e o resto é história.

Corpo de pai

Para interpretar o protagonista, Tom Hanks viveu dois extremos. Por se tratar de um homem de meia idade, o ator abandonou qualquer tipo de exercício físico e passou a comer besteira, para ficar com o corpo mais gorducho, deixando a famosa pancinha de um cinquentão. Então, quando terminaram as filmagens de suas cenas “normais”, a produção deu a ele o período de um ano para ele mergulhar nos exercícios e não cortar barba ou cabelo. Assim, ele perdeu 50kg e ficou com aquele visual desgrenhado.

Tudo se aproveita

Você deve estar se perguntando: “Como os investidores aceitaram esperar um ano para essa adequação de Hanks ao papel?”. Bom, como tudo se aproveita em Hollywood, nesse intervalo de um ano, o diretor Robert Zemeckis chamou todo o elenco de Náufrago – com exceção de Hanks – para trabalhar com ele em outro projeto: o filme Revelação (2000), estrelado por Harrison Ford.

FedEx

Apesar de ser a principal marca exposta ao longo do filme, com seu logo estampado em camisas, paredes, aviões, carros e pacotes, a FedEx não precisou pagar nada aos investidores para exibir sua marca. Pois é, eles ganharam essa publicidade gratuita, que inicialmente preocupou os executivos da empresa de entregas, mas que acabou sendo muito positiva para a marca. Isso porque eles tiveram um aumento exponencial de pedidos de entregas internacionais com o sucesso do filme, além de registrarem um aumento de 30% de profissionais interessados em trabalhar para eles.

Personalidades

Na primeira versão do roteiro, o protagonista desenvolveria dupla personalidade na ilha: uma boa e uma má, que debateriam ao longo do filme. Só que essa ideia não foi pra frente, já que mudaria a temática da história. Posteriormente, essas personalidades seriam substituídas pela bola Wilson e algumas cenas dele delirando.

WILSOOON

Apesar de ter Hanks no filme, a grande estrela dessa produção é a bola Wilson. Principal companheira do personagem de Hanks na praia, a bola de vôlei virou um símbolo do filme e ficou marcada eternamente na Cultura Pop. Tanto que uma das três bolas usadas nas filmagens foi a leilão e acabou sendo arrematada por mais de 18 mil dólares. Mas o mais curioso é que em uma das versões do filme, a bola tinha falas. Sim o Wilson teve um roteiro escrito para interagir com o protagonista, facilitando o trabalho de Tom Hanks para enxergar o objeto como um personagem. Porém, essas falas foram removidas do corte final do filme.

Do diretor

O design do Wilson é icônico por si só, já que é uma bola branca de vôlei toda branca da marca Wilson, daí o nome. No entanto, essa “tela branca” oval ficou famosa por conta da forma da mão de Tom Hanks marcada com o sangue do protagonista, formando um rostinho na bola. Essa ideia do “rosto” da bola ser feito com sangue foi do próprio diretor, que queria inferir que o Wilson “nasceu” do protagonista, fazendo com que ele sentisse como se estivesse perdendo um filho na cena em que se separam.

Perrengue

Para aumentar o entendimento sobre as dificuldades de estar perdido em uma ilha deserta, parte da equipe foi deixada sozinha na ilha para viver nas mesmas condições do protagonista por alguns dias. Ou seja, eles ficaram lá sem comida ou água, precisando encontrar formas de sobreviver. Assim, eles tentaram aprender a pescar, abrir cocos com pacotes que vinham do mar e vivenciaram a dificuldade de acender uma fogueira. Isso trouxe veracidade para as filmagens, já que as técnicas utilizadas por Hanks foram todas testadas pela equipe previamente, contando ao ator o que funcionava e quais as maiores dificuldades para executar cada uma delas.

Pós de respeito

Além da equipe, que passou esse tanto de perrengue, outro setor que trabalhou horrores foi o pessoal da pós-produção. A equipe analisou as dificuldades de gravar as cenas de noite com luz artificial, porque não davam a impressão de naturalidade. Então decidiram gravar todas as cenas noturnas de dia, escurecendo essas sequências na pós-produção. Fora isso, todos os diálogos e efeitos sonoros tiveram de ser inseridos depois, na pós-produção, porque as cenas que precisavam do som natural foram TODAS atrapalhadas por surfistas que estavam na praia.

Solução

No filme, o personagem de Tom Hanks sobrevive na ilha abrindo os pacotes que o mar trazia do avião caído. Porém, ele mantém um pacote fechado para entregá-lo quando retornar. Em uma sessão de perguntas e respostas, questionaram ao diretor o que havia no pacote. Robert Zemeckis, então, revelou que o conteúdo da caixa era “apenas” um telefone por satélite à prova d’água e carregado com energia solar. Ou seja, era a solução para os problemas do protagonista, que ficou incomunicável na ilha.

Náufrago está disponível no Globoplay.

 

YouTube video

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

10 curiosidades de ‘Náufrago’, um dos ícones das sessões vespertinas da TV aberta

YouTube video

Lançado em 2000, o filme Náufrago redefiniu as histórias de sobrevivência no cinema, ao mostrar a história de um funcionário da FedEx, que tentando mostrar o compromisso da empresa com suas entregas, parte em uma viagem aérea para entregar os pacotes dos clientes, mas acaba sofrendo um acidente e seu avião cai no oceano.

Milagrosamente, ele sobrevive e acorda em uma ilha deserta, onde precisa usar das encomendas que aparecem na praia para ajudá-lo a sobreviver aos desafios do clima e da condição extrema em que se encontra. Com o passar dos anos, esse filme se transformou em um clássico e foi repetido exaustivamente nas famosas sessões vespertinas da TV aberta, o que só aumentou a fama do longa no Brasil. Pensando nisso, separamos 10 curiosidades sobre os bastidores e o processo de criação do filme. Confira!

Ideia original

Tom Hanks tinha um desejo antigo de interpretar um personagem marcante em um filme de sobrevivência. Então, ele leu uma matéria em uma revista sobre as rotas aéreas da FedEx, que contava com aviões atravessando o Oceano Pacífico em aviões cerca de três vezes por dia. Aí veio o estalo e ele decidiu combinar essa ideia com seu desejo para propor uma história que imaginava o que aconteceria caso uma dessas três rotas diárias fosse afetada por um acidente aéreo. O estúdio comprou a ideia e o resto é história.

Corpo de pai

Para interpretar o protagonista, Tom Hanks viveu dois extremos. Por se tratar de um homem de meia idade, o ator abandonou qualquer tipo de exercício físico e passou a comer besteira, para ficar com o corpo mais gorducho, deixando a famosa pancinha de um cinquentão. Então, quando terminaram as filmagens de suas cenas “normais”, a produção deu a ele o período de um ano para ele mergulhar nos exercícios e não cortar barba ou cabelo. Assim, ele perdeu 50kg e ficou com aquele visual desgrenhado.

Tudo se aproveita

Você deve estar se perguntando: “Como os investidores aceitaram esperar um ano para essa adequação de Hanks ao papel?”. Bom, como tudo se aproveita em Hollywood, nesse intervalo de um ano, o diretor Robert Zemeckis chamou todo o elenco de Náufrago – com exceção de Hanks – para trabalhar com ele em outro projeto: o filme Revelação (2000), estrelado por Harrison Ford.

FedEx

Apesar de ser a principal marca exposta ao longo do filme, com seu logo estampado em camisas, paredes, aviões, carros e pacotes, a FedEx não precisou pagar nada aos investidores para exibir sua marca. Pois é, eles ganharam essa publicidade gratuita, que inicialmente preocupou os executivos da empresa de entregas, mas que acabou sendo muito positiva para a marca. Isso porque eles tiveram um aumento exponencial de pedidos de entregas internacionais com o sucesso do filme, além de registrarem um aumento de 30% de profissionais interessados em trabalhar para eles.

Personalidades

Na primeira versão do roteiro, o protagonista desenvolveria dupla personalidade na ilha: uma boa e uma má, que debateriam ao longo do filme. Só que essa ideia não foi pra frente, já que mudaria a temática da história. Posteriormente, essas personalidades seriam substituídas pela bola Wilson e algumas cenas dele delirando.

WILSOOON

Apesar de ter Hanks no filme, a grande estrela dessa produção é a bola Wilson. Principal companheira do personagem de Hanks na praia, a bola de vôlei virou um símbolo do filme e ficou marcada eternamente na Cultura Pop. Tanto que uma das três bolas usadas nas filmagens foi a leilão e acabou sendo arrematada por mais de 18 mil dólares. Mas o mais curioso é que em uma das versões do filme, a bola tinha falas. Sim o Wilson teve um roteiro escrito para interagir com o protagonista, facilitando o trabalho de Tom Hanks para enxergar o objeto como um personagem. Porém, essas falas foram removidas do corte final do filme.

Do diretor

O design do Wilson é icônico por si só, já que é uma bola branca de vôlei toda branca da marca Wilson, daí o nome. No entanto, essa “tela branca” oval ficou famosa por conta da forma da mão de Tom Hanks marcada com o sangue do protagonista, formando um rostinho na bola. Essa ideia do “rosto” da bola ser feito com sangue foi do próprio diretor, que queria inferir que o Wilson “nasceu” do protagonista, fazendo com que ele sentisse como se estivesse perdendo um filho na cena em que se separam.

Perrengue

Para aumentar o entendimento sobre as dificuldades de estar perdido em uma ilha deserta, parte da equipe foi deixada sozinha na ilha para viver nas mesmas condições do protagonista por alguns dias. Ou seja, eles ficaram lá sem comida ou água, precisando encontrar formas de sobreviver. Assim, eles tentaram aprender a pescar, abrir cocos com pacotes que vinham do mar e vivenciaram a dificuldade de acender uma fogueira. Isso trouxe veracidade para as filmagens, já que as técnicas utilizadas por Hanks foram todas testadas pela equipe previamente, contando ao ator o que funcionava e quais as maiores dificuldades para executar cada uma delas.

Pós de respeito

Além da equipe, que passou esse tanto de perrengue, outro setor que trabalhou horrores foi o pessoal da pós-produção. A equipe analisou as dificuldades de gravar as cenas de noite com luz artificial, porque não davam a impressão de naturalidade. Então decidiram gravar todas as cenas noturnas de dia, escurecendo essas sequências na pós-produção. Fora isso, todos os diálogos e efeitos sonoros tiveram de ser inseridos depois, na pós-produção, porque as cenas que precisavam do som natural foram TODAS atrapalhadas por surfistas que estavam na praia.

Solução

No filme, o personagem de Tom Hanks sobrevive na ilha abrindo os pacotes que o mar trazia do avião caído. Porém, ele mantém um pacote fechado para entregá-lo quando retornar. Em uma sessão de perguntas e respostas, questionaram ao diretor o que havia no pacote. Robert Zemeckis, então, revelou que o conteúdo da caixa era “apenas” um telefone por satélite à prova d’água e carregado com energia solar. Ou seja, era a solução para os problemas do protagonista, que ficou incomunicável na ilha.

Náufrago está disponível no Globoplay.

 

YouTube video
Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS