Lançado em 2022, Uncharted – Fora do Mapa foi um daqueles filmes que os fãs da franquia de jogos sonhou por anos, mas que acabou se dividindo quando enfim puderam assistir o longa. A principal crítica do filme foi a escalação de Tom Holland para o papel do protagonista. Ainda assim, a aventura se tornou um sucesso comercial.

Por mexer tanto com os fãs, o CinePOP preparou uma lista com 10 curiosidades que você talvez não conheça sobre o filme. Confira!
Ousado

Principal controvérsia do filme, a escalação de Tom Holland para interpretar Nathan Drake só aconteceu depois da Sony recusar um projeto apresentado pelo ator para fazer um filme sobre a juventude de James Bond. Se a escolha do ator para viver o aventureiro dos games já foi polêmica, imagina se o estúdio tivesse aprovado a ideia do rapaz para dar vida ao 007?
Projeto antigo

Um filme inspirado na franquia Uncharted já estava nos planos da Sony há muito tempo. A primeira versão desse projeto foi assinada em 2010. Era uma proposta do diretor David O. Russell, que havia aceitado a proposta para comandar essa aventura protagonizada por Mark Wahlberg. No entanto, houve uma série de atrasos e David deixou o filme para dirigir O Lado Bom da Vida (2012). Mark seguiu ligado ao projeto, mas acabou perdendo o Nathan para Tom Holland, e terminou interpretando o Sully, que funciona como um mentor para o protagonista.
Teste

Para o mercado audiovisual norte-americano, a adaptação de Uncharted foi encarada como um grande teste. Isso porque foi a primeira vez que um videogame da Naughty Dog foi adaptado em live-action. A repercussão do filme influenciou diretamente na primeira temporada de The Last Of Us, série do HBO Max que também adaptou um game de sucesso da Naughty Dog, e acabou apostando em uma adaptação mais fiel e conservadora do jogo na primeira temporada. O resultado foi um sucesso absoluto – que não viria a se repetir na segunda temporada do show.
Herói geracional

A ‘justificativa’ da Sony para escalar Tom Holland para o papel de Nathan Drake foi ambiciosa. A ideia era fazer do filme o primeiro capítulo para uma franquia extensa com muitos capítulos. Por isso, os executivos decidiram apostar em um Nathan mais jovem porque ele poderia ir “crescendo junto do público”, fazendo dessa franquia um ícone geracional. Por enquanto, a Sony confirmou apenas o segundo capítulo, afirmando já ter até mesmo um roteiro pronto. Caso faça sucesso, é possível que os planos sejam mantidos. Caso contrário…
Pandemia

As gravações de Uncharted sofreram um baque muito grande que gerou um atraso considerável no lançamento do filme. Elas começaram e tiveram que ser paralisadas com cerca de uma semana. Isso porque a epidemia do novo coronavírus fechou tudo na Europa. O longa só começou as filmagens em setembro de 2020, com toda a produção tendo de atender aos rigorosos esquemas de segurança.
Incansável

As filmagens de Uncharted aconteceram predominantemente na Europa. O principal estúdio usado ficava na Alemanha, além de terem gravados externas em Barcelona, na Espanha. Essa produção majoritariamente europeia foi um desafio para a Sony – e para Tom Holland. Isso porque o ator terminou as gravações de Uncharted e partiu no dia seguinte para as filmagens de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), que aconteceram nos Estados Unidos, que viria a se tornar a grande bilheteria da história da Sony.
Casa dos gigantes

O principal estúdio de filmagem do longa foi o Babelsberg Studio, na Alemanha. Além de ter sido palco de clássicos como Bastardos Inglórios (2009) e Metropolis (1927), ele é considerado um dos maiores estúdios do planeta e é oficialmente o estúdio de filmagem em grande escala mais antigo do mundo.
Inspiração

Apesar de ser o primeiro filme da franquia, a grande inspiração do longa foi o videogame Uncharted 4: A Thief’s End. Lançado em 2016, o jogo traz Nathan Drake largando a aposentadoria por conta do aparecimento de seu irmão, Sam, que leva o caçador de tesouros a se reunir com Sully, seu mentor, para investigar um possível tesouro pirata perdido. A principal diferença é que o filme traz Nathan iniciando a carreira em vez de retornando a ela.
Recusaram

A ideia original da Naughty Dog era contar com Seth Rogen e Evan Goldberg como roteiristas do projeto. O problema é que a dupla jamais demonstrou interesse em escrever a adaptação porque, segundo eles, seria “apenas mais um filme ao estilo Indiana Jones“, enquanto eles sentiam que sua escrita não teria nada a ver com a proposta. Mesmo assim, insistiram com várias ofertas. Todas recusadas pela dupla. No fim, eles fecharam com Art Marcum e Matt Holloway de Homem de Ferro (2008).
Resultado

Uncharted – Fora do Mapa acabou sendo um capítulo muito interessante na carreira de Tom Holland. Além de poder fazer sequências de ação com efeitos práticos – a cena do avião foi considerada pelo próprio como a mais complexa e difícil de sua carreira nos cinemas -, ele deu um bom retorno nas bilheterias e dividiu a crítica especializada, que considerou o longa uma boa aventura, mas bem longe dos jogos. O filme custou 120 milhões de dólares e arrecadou mais de 400 milhões.

