sábado, abril 27, 2024

10 Dicas de Filmes que abordam o universo da música clássica

A música clássica já ganhou diversos momentos em obras cinematográficas onde os conflitos do personagens se misturam com a beleza de canções (algumas até muito conhecidas). Pensando em filmes que estão envoltos nesse cenário musical, segue abaixo uma lista com 10 filmes que abordam o universo da música clássica:

 

Maestro

Na trama, conhecemos Leonard Bernstein (Bradley Cooper), um nova iorquino, nascido em 1918 que viria a ser um dos maiores talentos que o mundo da música já viu. Em meados da década de 40, conhece um dos grandes amores de sua vida, a atriz chilena Felicia Montealegre (Carey Mulligan) com quem tem um casamento tumultuado de quase 30 anos. Acostumados com aplausos, ela atriz, ele um renomado maestro, a desconstrução da poesia desse amor é duramente abalado pelas puladas de cercas de Leonard com outros homens.

 

O Concerto

Dirigido pelo cineasta romeno Radu Mihăileanu, O Concerto conta a história emocionante de um brilhante maestro que virou zelador. No passado fora demitido por contratar músicos judeus. Certo dia, ele percebe que tem uma nova chance na carreira e assim busca reunir seus antigos músicos para uma apresentação.

Não deixe de assistir:

 

Mahler, Uma Paixão Violenta

Lançado em meados da década de 70, e dirigido pelo britânico Ken Russell, Mahler, Uma Paixão Violenta nos mostra recortes da vida e da carreira do regente e compositor tcheco Gustav Mahler durante uma viagem.

 

Chevalier: A Verdadeira História Nunca Contada

Na trama, conhecemos Joseph Bologne (Kelvin Harrison Jr.), nascido em Guadalupe, lugar que fica nas ilhas ao sul do mar do Caribe que pertence à França, filho de uma escrava e um senhor de terras que desde pequeno mostra sua vocação para música. Ele, sempre muito confiante e driblando o preconceito de muitos ao seu redor, consegue entrar na prestigiada Academia La Boessière onde desenvolve inúmeras habilidades virando um genial esgrimista, um gênio do violino. Os anos se passam e Joseph consegue grande destaque na alta sociedade francesa e em um determinado ponto, com um olhar crítico para tudo que acontece em uma Paris empolvorosa, escolhe seu lado na luta pelos direitos humanos.

 

Minha Amada Imortal

Escrito e dirigido pelo britânico Bernard Rose, Minha Amada Imortal nos leva para conhecer parte da vida e trajetória musical do famoso compositor alemão Ludwig van Beethoven. O grande Gary Oldman interpreta o emblemático protagonista.

 

À Noite Sonhamos

Filme da década de 40, À Noite Sonhamos conta partes da trajetória do famoso compositor polonês Frédéric Chopin. A direção é do húngaro Charles Vidor.

 

Antônia, uma sinfonia

Na trama, conhecemos Antonia (Christanne de Bruijn), uma jovem com um talento evidente para a música clássica que possui um único grande sonho: ser uma regente de uma importante orquestra. Mas sua vida não é fácil, vinda com a família da Holanda para os Estados Unidos, onde mais tardar descobre ter sido adotada, sofre todo tipo de preconceito em terras americanas em busca do sonho de estudar e alcançar respeito no mundo do música.

 

Tár

Na trama, conhecemos a maestrina Lydia Tar (Cate Blanchett) uma das figuras mais importantes da música em nossos tempos, PHD em musicologia pela faculdade de Viena que chegou com todos os méritos ao posto de regente de uma grande orquestra alemã. Próxima de uma aguardada gravação, a quinta sinfonia de Mahler, um dos maiores compositores do período romântico, uma série de conflitos fora dos palcos acontece culminando em uma caminhada da genialidade ao desespero.

 

O Último Concerto

Lançado 11 anos atrás, com direção do cineasta israelense Yaron Zilberman, em O Último Concerto vemos alguns brilhantes músicos de um grupo que precisam lidar com vários conflitos quando um deles resolve se aposentar.

 

Amadeus

Dirigido pelo ótimo cineasta Milos Forman, esse filme conta recortes da trajetória de dois famosos compositores. Vencedor de oito Oscars, o projeto é inspirado na vida dos compositores Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, também na peça de teatro homônima assinada por Peter Shaffer.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS