A partir de perspectivas – ou mesmo de fatos impactantes – que muitas vezes se chocam com um interessante assunto, os documentários buscam, nos seus retratos da realidade, apresentar reflexões. Seja sobre problemas sociais, política ou mesmo sonhos, algumas destas produções nos deixam com os olhos atentos. Para você que curte documentários, separamos abaixo alguns imperdíveis:
La Ilusión de la Abundancia, dirigido pela dupla Erika Gonzalez Ramirez e Matthieu Leitaert, conta com um discurso afiado, colocando na tela verdades sobre três regiões do mundo onde a ganância e os absurdos tomaram conta.
As Crianças Perdidas (Netflix)
A sobrevivência em meio as leis da selva. Reunindo uma série de detalhes sobre um dos resgates mais emocionantes de toda a história da América do Sul, o excelente documentário As Crianças Perdidas nos leva até uma região conflituosa, onde grupos paramilitares, indígenas e militares entram em embates há muitos anos e se tornam variáveis de uma busca por crianças que sofreram com uma traumática tragédia no coração da Amazônia Colombiana.
A partir de uma inquietação – e também curiosidade – de um consolidado cineasta brasileiro, o fascinante documentário Criaturas da Mente vai de encontro as possibilidades de preenchimentos de lacunas, onde um universo fascinante logo se abre. Imerso num curioso paradoxo, onde um cineasta não consegue mais sonhar, Marcelo Gomes encontra o neurocientista Sidarta Ribeiro, e juntos abrem diálogos para profundos paralelos entre o cinema e os sonhos.
A Vizinha Perfeita (Netflix)
Com uma narrativa brilhante, que encontra enorme coesão na sua montagem, o novo documentário da Netflix, A Vizinha Perfeita, detalha uma tragédia real e chocante que atingiu em cheio a cidade de Ocala, no Condado de Marion (Flórida). Dirigido pela cineasta Geeta Gandbhir, o projeto – que prende a atenção desde seu início até o sufocante desfecho – levanta questões importantes sobre preconceito racial, leis de legítima defesa e o papel da polícia, chegando em um recorte profundo sobre a sociedade norte-americana.

Selecionado para a mostra Première Brasil de Documentários do Festival do Rio 2025, o impactante projeto Cheiro de Diesel é um profundo e inquietante recorte sociológico da cidade conhecida como ‘maravilhosa’. Buscando em seus intensos 80 minutos de projeção ampliar o debate sobre as intervenções militares nas favelas cariocas – mais precisamente quando o exército brasileiro ocupou o complexo da Maré durante a Copa do Mundo de 2014 -, chegamos num retrato comovente e avassalador pela visão da própria comunidade, de seus trabalhadores e moradores da região.
O CineBH trouxe em sua programação deste ano preciosos documentários, alguns sobre assuntos pouco conhecidos. É o caso de Memoria Implacable, co-produção Argentina e Chile que apresenta, por meio de um road movie, a desapropriação de terras e genocídio do povo indígena Mapuche a partir da chegada militar pelos dois lados da Cordilheira dos Andes. Através das descobertas de uma acadêmica descendente Mapuche, percorremos os lugares por onde, entre dores e desamparo, seu povo foi obrigado a passar logo após a expulsão de suas terras.
Titan: O Desastre da OceanGate (Netflix)
Os detalhes da catástrofe. Chegou à Netflix um documentário que reconstrói, com rigorosa pesquisa e depoimentos impactantes, todo o contexto que levou a um dos desastres marítimos mais trágicos dos últimos tempos. Dirigido por Mark Monroe, Titan: O Desastre da OceanGate organiza seus achados investigativos em uma linha temporal precisa, trazendo reflexões profundas e múltiplos pontos de vista sobre o ocorrido.
O Efeito Casa Branca (Netflix)
Por meio de reportagens televisivas que incluem opiniões, coletivas de imprensa, entrevistas, além da exposição de documentos internos que trazem revelações importantes, o chocante documentário O Efeito Casa Branca mete o dedo em feridas, trazendo verdades incômodas via fatos, sobre a relação política x meio ambiente sob a ótica dos Estados Unidos. Filme de abertura da 14ª Mostra Ecofalante de Cinema, esse projeto é um aulão de economia, revelando o embate entre interesses políticos e questões ambientais.
Rua do Pescador, nº 6

As dores de uma tragédia anunciada. Exibido no segundo dia de mostras competitivas do Bonito CineSur 2025, o novo trabalho da diretora e atriz Bárbara Paz, Rua do Pescador, nº 6 apresenta reflexões em meio a destruição e desilusão narrada por quem viveu os fatos de uma das maiores tragédias climáticas de nosso país. Com pausas reflexivas que buscam ganhar fôlego com uma raiz de conexões do discurso que se mostram amplas, o projeto parte de um olhar de uma comunidade ribeirinha gaúcha remetendo ao passado, sem saber sobre o futuro, mesmo do olhar presente.
Número Desconhecido: Catfishing na Escola (Netflix)
O universo do True Crime insiste em nos surpreender e vem conquistando cada vez mais a atenção do público. A bola da vez é uma história chocante ocorrida nos Estados Unidos, envolve cyberbullying, investigação policial e uma verdade capaz de deixar qualquer um de queixo caído. Disponível na Netflix, este documentário acompanha todo o desenrolar na vida de dois jovens vítimas de perseguição e assédio.
