O Soldado que Não Existiu (Operation Mincemeat), drama da II Guerra Mundial estrelado por Colin Firth e baseado em uma história real, chegou recentemente à Netflix e já se tornou uma das sensações do ano.

A história, adaptada do romance homônimo de Ben Macintyre, é ambientada em 1943, momento no qual os Aliados se preparavam para reconquistar a Europa nazista. O time responsável pela missão, porém, enfrenta um obstáculo impossível de ser contornado: proteger uma invasão massiva de colidir com o poderio germânico e evitar um potencial massacre. Dois oficiais da inteligência britânica, Ewen Montagu (Firth) e Charles Cholmondeley, portanto, criam uma estratégia de desinformação, centrada no cadáver de um homem.

O longa reacendeu nossa curiosidades por dramas de guerra históricos e, pensando nisso, montamos uma breve lista elencando dez outras produções do gênero para você conferir.

Veja abaixo as nossas escolhas:


A LISTA DE SCHINDLER (1993)


Aproveite para assistir:



Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o poderoso drama dirigido por Steven Spielberg é um dos melhores de sua carreira. Na trama, o alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.

CAÇADORES DE OBRAS-PRIMAS (2014)

Dirigido por George Clooney, a produção é ambientada na II Guerra Mundial, durante a qual os nazistas roubam inúmeras peças de arte e as escondem longe da vista de qualquer um. Entretanto, um grupo de acadêmico, historiadores, arquitetos e outros especialistas formam uma unidade para recuperar o maior número de obras possível. A missão se torna ainda mais urgente quando Hitler está prestes a anunciar o Decreto Nero, que ordena a destruição das obras caso o Terceiro Reich venha a cair. Pegos em uma luta contra o tempo, o grupo arrisca a própria vida para proteger algumas das maiores conquistas da raça humana.


O JOGO DA IMITAÇÃO (2014)

A história acompanha a interessante vida do gênio matemático e cientista Alan Turing. Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe de Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.

DUNKIRK (2017)

Dunkirkcomeça com centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas cercadas por forças inimigas. Encurralados na praia e com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que os inimigos se aproximam.

O ZOOLÓGICO DE VARSÓVIA (2017)


Em 1939, na Polônia, Antonina (Jessica Chastain) e seu marido, Dr. Jan Żabiński (Johan Heldenbergh, de “Alabama Monroe”) observam o zoológico de Varsóvia florescer sob seus cuidados. Quando o país é invadido pelos nazistas, o casal é forçado a reportar o recém-nomeado chefe do zoológico (Daniel Brühl) ao Reich. Mas eles começam trabalhar secretamente ao lado da resistência com o intuito de salvar vidas no que se tornou o Gueto de Varsóvia, mesmo que para isso Antonina coloque sua própria vida e a de seus filhos em grande risco.

LEGÍTIMO REI (2018)

Estrelado por Chris Pine, a história gira em torno de Robert Bruce, que se transformou de nobre derrotado a um rei relutante, terminando como um herói fora-da-lei no espaço de apenas um ano. Forçado a entrar em guerra para salvar sua família, seu povo e seu país da opressiva ocupação inglesa da Escócia medieval, Robert toma a coroa escocesa e lidera um grupo desorganizado de combatentes no enfrentamento do exército mais poderoso do mundo, comandado pelo feroz rei Edward I e seu filho instável, o Príncipe de Gales.

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM (2019)

Até o Último Homem‘ é baseado em uma história real que acontece durante a Segunda Guerra Mundial e tem como protagonista o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield, ‘A Rede Social’) que se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas. Assim, durante a Batalha de Okinawa, ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens. A postura ganha repercussão e o médico recebe uma Medalha de Honra do Congresso, tornando-se o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana.


O REI (2019)

Na obra, Timothée Chalamet dá vida ao personagem-titular, que ascende ao trono inglês após a morte do pai e do irmão. Antes conhecido como Hal, o regente britânico condenava as desnecessárias táticas bélicas do pai, o atual comandante do país, e o comportamento mimado e inexperiente de Thomas, o caçula da família. Essa é a real causa de Hal ter se recuado na bebida e preferido a companhia de seu amigo ex-veterano de guerra John Falstaff (Joel Edgerton) no condado de Eastcheap. Entretanto, sua plácida e promíscua vida muda bruscamente quando ele se impõe para tentar salvar o irmão e acaba desencadeando um efeito dominó que o ascende à coroa, desagradando boa parte do clero e da nobreza que não faziam nada além de menosprezar as habilidades do jovem.

1917 (2019)

O aclamado filme de Sam Mendes é ambientado em um dos momentos críticos da Primeira Guerra Mundial, durante o qual dois soldados britânicos, Schofield e Blake, recebem uma missão aparentemente impossível. Em uma corrida contra o tempo, os soldados devem cruzar território inimigo e entregar uma mensagem que cessará o ataque brutal de milhares – entre eles, o irmão de Blake.

GREYHOUND – NA MIRA DO INIMIGO (2020)


Qualquer produção que tenha Tom Hanks já nos chama a atenção – senão pelo poder da obra em si, pelo carisma e pela versatilidade invejáveis que o astro traz às telas. No drama de guerra Greyhound – Na Mira do Inimigo’, Hanks, que também assina o roteiro, vive Ernest Krause, capitão de um comboio com 37 navios aliados durante a II Guerra Mundial que se vê no centro de uma perseguição por barcos nazistas.

Não deixe de assistir: