terça-feira, março 19, 2024

10 Encontros de Astros Veteranos no Cinema

Encontro de titãs! O CinePOP criou uma lista para relembrar alguns dos encontros mais memoráveis da sétima arte entre grandes nomes que já se encontravam numa fase madura de suas carreiras. Vem com a gente conhecer.

Robert De Niro & Al Pacino

righteous kill cinepop

Considerados dois dos melhores atores de todos os tempos, estas duas lendas vivas já se encontraram algumas vezes nas telonas. A primeira não foi bem um encontro e ocorreu no icônico O Poderoso Chefão – Parte 2 (1974), no qual os astros dividiram os créditos mas não as cenas, devido a seus núcleos em linhas temporais distintas (De Niro interpreta o pai de Pacino, ainda jovem, e ganhou um Oscar por isso). Em 1995, foi a vez do thriller de assalto, Fogo contra Fogo, onde De Niro com 52 anos e Pacino com 55, aparecem juntos em apenas uma cena. Pula para 2008, foi quando pudemos ver a dupla junta em quase todas as cenas no policial As Duas Faces da Lei – Pacino estava com 68 e De Niro com 65. Este ano, um novo encontro, e dirigidos por ninguém menos do que Martin Scorsese, no filme de máfia O Irlandês – a ser lançado na plataforma Netflix.

Jack Nicholson & Morgan Freeman

bucket lit cinepop

Muitos atores renomados passam a carreira toda sem se encontrar nas telas, às vezes realizando encontros já na terceira idade. Os fãs não reclamam, já que qualquer chance de vê-los em cena é válida. Foi o caso com Antes de Partir (2007),  comédia de despedida, dirigida por Rob Reiner. No filme, as lendas Jack Nicholson e Morgan Freeman (então ambos com 70 anos), que nunca havia trabalhado juntos nas telonas, interpretam doentes terminais resolvendo curtir a vida como se não houvesse amanhã. O longa marcou um dos últimos trabalhos de Nicholson, afastado dos holofotes desde 2010.

Sylvester Stallone & Arnold Schwarzenegger

escape plan cinepop

Como os meninos da minha geração sonharam com este encontro nas telonas. Dois grandes nomes do cinema entretenimento da década de 1980 e 1990, os amigos SlySchwarza viviam se provocando e competindo em filmes como Irmãos Gêmeos (1988), O Demolidor (1993) e O Último Grande Herói (1993). Até que o encontro finalmente saiu, de forma tímida, numa pontinha de Arnold em Os Mercenários (2010), quando ainda era governador da Califórnia. Com o segundo (2012) e terceiro (2014) filmes da franquia suas participações aumentaram, mas em meio a isso veio Rota de Fuga (2013), o primeiro filme a realmente aproveitar o encontro dos fortões durante toda a projeção. Stallone estava com 67 anos e Arnold com 66 anos.

Denzel Washington & John Travolta

pelham123 cinepop

Aqui temos um encontro de astros que fazem aniversário no mesmo ano, separados por meses. Travolta fez sucesso antes, e ainda na década de 1970 já era famoso por musicais como Os Embalos de Sábado à Noite (1977) e Grease (1978). A partir da década de 1990, no entanto, o nome de Denzel era um dos mais brilhantes de Hollywood, prestígio que manteve até hoje. Os veteranos nunca haviam se esbarrado nas telonas até 2009, quando protagonizaram, ambos aos 55 anos, o remake de O Sequestro do Metro 123 – filme de 1974.

Não deixe de assistir:

Robert Redford & Nick Nolte

walk woods cinepop

Ambos já estiveram sentados no topo do mundo como os maiores astros de Hollywood em suas respectivas épocas. Curiosamente, os lendários atores também nunca haviam se encontrado nas telas, antes deste Uma Caminhada na Floresta (2015), aventura cômica da terceira idade, que estreou (e onde mais) no Festival de Sundance, criado por Redford. No filme, dois amigos de longa data resolvem sair numa última grande aventura, uma caminhada pela natureza. Na época, Nolte estava com 74 anos e Redford com 79 anos. O fundador de Sundance, infelizmente, anunciou sua aposentadoria após o recente e ainda inédito no Brasil, O Velho e a Arma (2018).

Kevin Costner & Woody Harrelson

highway men cinepop

Foi na década de 1990 que ambos Kevin Costner e Woody Harrelson estavam no auge de suas carreiras. Costner principalmente, atingia o prestígio máximo que qualquer artista poderia ter ao sair de sucessos consecutivos, como os de Campo dos Sonhos (1989), Dança com Lobos (1990), Robin Hood (1991) e O Guarda-Costas (1992). Além disso, era premiado no Oscar como diretor por seu épico sobre cowboys e índios. Uma curiosidade é que Costner fez figuração em um filme de Harrelson, sem que o ator soubesse – trata-se de Por uma Boa Briga (1999), com Antonio Banderas. A dupla viria a dividir a tela propriamente com Estrada Sem Lei, produção da Netflix lançada este ano. Costner, com 64 anos, e Harrelson, com 58 anos.

Michael Caine & Robert Duvall

secondhand lions cinepop

O menino Haley Joel Osment foi mesmo sortudo em sua infância. Tudo bem, ele foi indicado ao Oscar por seu maior sucesso: O Sexto Sentido (1999). Mas o que queríamos mesmo era ter como tios os veteranos Michael Caine e Robert Duvall, coisa que o garoto conseguiu no filme Lições para Toda Vida (2003). Esta é uma história de coming of age, sobre um menino tímido, “despachado” para viver com os tios excêntricos no Texas. E quem não queria? Na época, os lendários atores vencedores do Oscar Caine e Duvall tinham respectivamente 70 e 72 anos de idade.

Robert De Niro & Sylvester Stallone

grudge match cinepop

Stallone ficou imortalizado na pele do pugilista Rocky Balboa – que já enfrentou diversos adversários duros ao longo de sua carreia. Mas o que ele nunca havia enfrentado era uma metalinguagem que saísse das telas e fizesse um grande elo entre os personagens dele e de seu novo oponente nos ringues. É Rocky VS Touro Indomável, quando Robert De Niro entra em cena e automaticamente somos remetidos a um de seus papéis mais icônicos, Jake LaMotta, personagem real do clássico Touro Indomável (1980), de Martin Scorsese, um dos melhores filmes com a temática de Boxe do cinema. Porém, antes de Ajuste de Contas (2013), os dois lendários atores já haviam se encontrado no subestimado thriller policial Cop Land (1997). No segundo encontro, De Niro estava com 70 anos e Stallone com 67 anos.

Al Pacino & Robin Williams

insomnia cinepop

O saudoso Robin Williams deixou um grande buraco no coração dos fãs pelo mundo. Famoso por ser uma metralhadora de piadas e por seus papéis cômicos no cinema, no início da década passada o ator apostou bastante em atuações mais sombrias e personagens problemáticos e desequilibrados. Um de seus mais célebres desempenhos foi em Insônia (2002), remake de uma obra norueguesa, orquestrada por ninguém menos do que o grande Christopher Nolan. No filme, Williams interpreta o principal suspeito do assassinato de uma jovem, no Alasca. Um dos pontos altos é a dobradinha que faz com o lendário Al Pacino, no papel de um policial investigando o caso – que também tem muito a esconder. Williams tinha 51 anos na época, e Pacino já tinha 62 anos.

Clint Eastwood, Gene Hackman & Morgan Freeman

unforgiven cinepop

Como diz o ditado, deixamos o melhor para o final. Aqui temos o encontro não de dois veteranos lendários, mas de três. O encontro ocorreu no que é considerado o canto do Cisne de todos os faroestes do cinema, o quintessencial Os Imperdoáveis (1992), dirigido pelo próprio Eastwood. No filme, ele e Freeman vivem foras-da-lei aposentados, precisando voltar para um último trabalho – com intenção nobre. O que eles não contavam é que iriam se deparar com uma cidade protegida pelo durão Pequeno Bill, de Gene Hackman. Os Imperdoáveis levou o prêmio de melhor filme no Oscar e Hackman levou como coadjuvante. Na época, Clint e Gene tinham 62 anos e Freeman tinha 55 anos. Depois disso, Eastwood e Hackman se encontrariam novamente em Poder Absoluto (1997) e Freeman trabalharia mais duas vezes com o diretor, dividindo as telas em Menina de Ouro (2004) e dirigido por ele em Invictus (2009). Hackman se aposentou em 2006, e Eastwood anunciou o último trabalho como ator ano passado.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS