A grande festa do cinema brasileiro está chegando essa semana! A poucos dias do início do Festival do Rio 2024, a gente sabe que, nesse momento, nossos leitores estão sedentos por dicas do que assistir esse ano no festival. Assim, selecionamos aqui 10 filmes brasileiros imperdíveis para você conferir durante os dez dias de festival!
10 – Betânia
Não tão longe da Amazônia existe um deserto brasileiro, onde Betânia, de 64 anos, tenta renascer enquanto o mundo acaba. Depois de enterrar o marido, morto pelo sal, essa moradora de uma área isolada dos Lençóis Maranhenses decide se mudar para um povoado de 300 habitantes e passa a viver os confortos e desconfortos da vida com internet e energia elétrica. Dirigido por Marcelo Botta.
9 – Avenida Beira-Mar
Durante o inverno, a praia de Piratininga, em Niterói, está deserta. Rebeca, de 13 anos, acaba de se mudar para lá e está de castigo. Ela só vê a rua por cima do muro. Um dia, a garota observa Mika, uma menina trans, nadar no mar aberto. O mundo então se abre para Rebeca. Com Andréa Beltrão e Isabel Teixeira.
8 – Kasa Branca
Dé é um adolescente negro da periferia da Chatuba, no Rio de Janeiro, que recebe a notícia de que sua avó, Almerinda, está na fase terminal da doença de Alzheimer. Ele tem a ajuda de seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, para enfrentar o mundo e aproveitar os últimos dias de vida com ela.
7 – Câncer com Ascendente em Virgem
Professora de matemática, mãe de adolescente, divorciada e baladeira, Clara gosta de ter as rédeas de sua vida nas mãos, até se deparar com um diagnóstico de câncer de mama que abala o controle que ela pensa ter sobre seus caminhos. Ao lado de sua filha, sua mãe, antigas e novas amizades, ela repensa crenças, vaidades e afetos, descobrindo a força interior para superar a doença. Baseado em uma história real. Com Suzana Pires, Fabiana Karla e Marieta Severo.
6 – Enterre Seus Mortos
Na pequena cidade de Abalurdes, Edgar Wilson trabalha como recolhedor de animais mortos nas estradas para mantê-las funcionando. Junto dele estão o colega de profissão Tomás, um ex-padre excomungado que distribui a extrema-unção aos seres moribundos que cruzam seu caminho, e sua chefe Nete — com quem Edgar tem um relacionamento incipiente e o desejo de fugir dali. Ao redor deles, o mundo parece dar sinais de que o arrebatamento final se aproxima. Com Selton Mello, Marjorie Estiano e Betty Faria.
5 – Manas
Marcielle, de 13 anos, vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da mãe, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região. Conforme amadurece, Tielle vê suas idealizações ruírem e fica presa entre ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade. Com Dira Paes e Rômulo Braga.
4 – Os enforcados
Em um Rio de Janeiro tomado pelo crime, o casal Regina e Valério se vê envolvido em dívidas e traições herdadas da família dele. Uma noite, eles encontram o plano perfeito. Mas, ao executá-lo, são sugados por uma espiral de violência que parece não ter fim. Com Leandra Leal e Irandhir Santos.
3 – Retrato de um Certo Oriente
Líbano, 1949. O país enfrenta uma guerra iminente. Dois irmãos católicos, Emilie e Emir, embarcam rumo ao Brasil. Durante a viagem, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sente um ciúme incontrolável e usa suas diferenças religiosas para separá-los. Antes de chegar ao destino final, Emir é gravemente ferido em um acidente com arma durante uma briga com Omar. A única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da floresta para encontrar um curandeiro que o salve.
2 – O Maníaco do Parque
A história do maior serial killer brasileiro, o motoboy Francisco, que na década de 1990 foi condenado por atacar 23 mulheres, assassinar dez delas e esconder seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo. Os detalhes da sua psicopatia são revelados por Elena, uma repórter iniciante que enxerga na investigação dos crimes cometidos pelo maníaco a grande chance de sua carreira. Enquanto Francisco vive livre, patinando pelos parques e atacando vítimas, sua fama na mídia sensacionalista cresce vertiginosamente, gerando pânico na capital paulista. Com Silvero Pereira.
1 – Malês
Dirigido por Antonio Pitanga, conta a história da jornada de resistência e coragem de dois jovens muçulmanos arrancados de sua terra natal na África e vendidos como escravos no Brasil na Salvador de 1835. Separados pelo destino cruel, ambos lutam para sobreviver e se reencontrar, enquanto se veem envolvidos na maior insurreição de escravizados da história do país: a Revolta dos Malês.