O cinema contemporâneo é uma fonte de diversas produções de altíssima qualidade, isso é inegável. Entretanto, não podemos fechar os olhos para as décadas passadas do cenário do entretenimento e para os clássicos que caíram no gosto do público e da crítica – e que, para o bem ou para o mal, não atingem as novas gerações com o mesmo impacto de antes.
De qualquer forma, é sempre válido revisitar tais longas-metragens e descobrir incríveis histórias atemporais que envelhecem como vinho, como é o caso do recém-aniversariante ‘De Volta para o Futuro’ ou o icônico suspense ‘Tubarão’.
Pensando nisso, o CinePOP separou uma breve lista com dez clássicos imperdíveis para você conferir na Netflix.
Veja abaixo nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
TUBARÃO (1975)
Direção: Steven Spielberg
É claro que o primeiro blockbuster do cinema não poderia ficar de fora da nossa lista. Comandado pelo lendário Steven Spielberg, ‘Tubarão’ colocou o cineasta no centro dos holofotes e é considerado por inúmeros especialistas como um dos longas-metragens mais importantes de todos os tempos. A história traz como foco o ataque de um terrível e gigantesco tubarão branco nas praias da Nova Inglaterra. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar o local, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO (1975)
Direção: Terry Gilliam, Terry Jones
Nessa icônica comédia ácida, o Rei Artur sai à procura de cavaleiros que o acompanhem em uma jornada histórica: a busca do Santo Graal. Aparecem então Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-Tão-Bravo-Quanto-Sir-Lancelot; Sir Galahad, o Puro, entre outros personagens surreais. Escrita pelo genial grupo de comédia britânico Monty Python, a trama do longa satiriza diversos eventos históricos ocorridos na Idade Média.
ROCKY: UM LUTADOR (1976)
Direção: John G. Avildsen
Estrelado por Sylvester Stallone em seu melhor, ‘Rocky: Um Lutador’ é uma das produções mais conhecidas do século passado e colhe frutos até os dias de hoje. Na trama, Rocky Balboa é um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia e é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill, Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian, a invisível irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.
SCARFACE (1983)
Direção: Brian De Palma
DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)
Direção: Robert Zemeckis
Bom, ‘De Volta para o Futuro’ é um título que certamente soa familiar em alguma medida, visto que se tornou uma das produções mais emuladas e referenciadas de todos os tempos. Estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, a trama é centrada em Marty McFly, um adolescente de uma pequena cidade californiana que é transportado para a década de 1950 quando a experiência do excêntrico cientista Doc Brown dá errado. Viajando no tempo em um carro modificado, Marty conhece versões jovens de seus pais e precisa fazer com que eles se apaixonem, ou então ele deixará de existir. Para complicar, Marty precisa voltar para casa a tempo de salvar o cientista.
MEU AMIGO TOTORO (1988)
Direção: Hayao Miyazaki
O EXTERMINADOR DO FUTURO 2: O JULGAMENTO FINAL (1991)
Direção: James Cameron
O clássico longa-metragem co-escrito e dirigido por James Cameron foi lançado em 1991 e trouxe todo o elenco protagonista de volta, incluindo Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton. Na trama, o jovem John Connor (Edward Furlong) torna-se a chave para a vitória da humanidade contra a rebelião de robôs do futuro – mas as coisas mudam drasticamente quando ele vira alvo de T-1000, um exterminador metamorfo que foi enviado para matá-lo.
A LISTA DE SCHINDLER (1993)
Direção: Steven Spielberg
Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o poderoso drama dirigido por Steven Spielberg é um dos melhores de sua carreira. Na trama, o alemão Oskar Schindler viu na mão de obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso, transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, pois este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus em plena luta contra o extermínio alemão.
A ÉPOCA DA INOCÊNCIA (1993)
Direção: Martin Scorsese
Estrelado por Michelle Pfeiffer, Daniel Day-Lewis e Winona Ryder, ‘A Época da Inocência’ é um filme imperdível para qualquer um apaixonado por dramas de época. A narrativa, arquitetada pelo icônico Martin Scorsese, foca em um triângulo amoroso entre membros da alta sociedade na Nova York de 1870. Um homem nobre se casa com uma moça bem educada e bonita, porém sem charme, e acaba se apaixonando por uma mulher independente com um passado escandaloso.
FORREST GUMP – O CONTADOR DE HISTÓRIAS (1994)
Direção: Robert Zemeckis