O talento artístico de algumas pessoas se expande, indo dos palcos para as telonas, fazendo sucesso por todas os lados. Em algumas obras cinematográficas podemos assistir o talento de muitas cantoras, por meio de documentários ou mesmo de atuações marcantes. Pensando nisso, segue abaixo uma lista bem legal com 10 filmes com musas do mundo da música!
Dirigido pelo ótimo cineasta escocês Kevin Macdonald (O Último Rei da Escócia) mais um documentário sobre, talvez, a mais marcante de todas as vozes das últimas décadas é apresentado ao público, dessa vez sem medo de apresentar as feridas, sendo construído em busca de respostas que nunca teremos mas argumentos que nos ajudam a compreender o porquê de tanta tristeza, em um fim tão trágico de uma voz que nunca vamos esquecer. Assim, percorremos partes da trajetória de Whitney Houston, desde seus tempos iniciais, como uma voz marcante na igreja, passando pelo seu primeiro contrato, até chegar ao estrelato.
Silkwood – O Retrato de uma Coragem
Ao lado de Meryl Streep e Kurt Russell, e dirigida pelo cineasta norte-americano Mike Nichols (de A Primeira Noite de Um Homem e Closer), Cher fez parte do elenco do elogiado projeto Silkwood, que foi inspirado na vida de Karen Silkwood. Na trama, conhecemos uma mulher que trabalha em uma fábrica de componentes nucleares e começa a perceber irregularidades no lugar. Quando resolve denunciar as questões acaba colocando sua vida em risco.
Na trama, conhecemos a esforçada Ally (Lady Gaga) uma sonhadora que vive de trabalhos pingados mas não deixa de se apresentar como cantora em uma boate na cidade onde mora. Certo dia, em mais uma dessas apresentações acaba sendo avistada pelo famoso músico Jackson Maine (Bradley Cooper) que fica encantado pela jovem. A partir desse encontro, os dois ficam cada vez mais próximos, apaixonados, e Jackson não medirá forças para conseguir a chance de sucesso que Ally buscava. Mas como tudo na vida tem um preço, o sucesso de Ally acaba afetando demais o relacionamento próximo dos dois.
Dirigida pelo grande cineasta Peter Bogdanovich (de Lua de Papel) e ao longo de mais de duas horas de projeção vamos conhecendo a história de um jovem super inteligente que sofre de um raro problema na face e assim precisa lutar contra a discriminação em um mundo tão preconceituoso ao lado de sua mãe. Cher venceu o prêmio de Melhor atriz em Cannes por esse filme.
Ao lado de Robert Reford e Morgan Freeman, J. Lo fez parte do elenco do interessante drama Um Lugar para Recomeçar, lançado no segundo semestre de 2005. Na história, que não deixa de ser um profundo drama familiar, uma mulher foge com sua filha para a casa do ex-sogro, um homem com quem teve conflitos no passado mas no presente ambos buscam se entender. Um emocionante filme que merece ser visto. A direção é assinada pelo cineasta sueco Lasse Hallström.
Disponível na Max, repleto de imagens e gravações de shows antológicos, além de fitas k7 antigas com gravações de inúmeras entrevistas de momentos importantes na carreira da cantora, o projeto indicado para três prêmios Emmys em 2021 nos leva num primeiro momento até a década de 50, no Tennessee, onde a jovem Tina se encontrou com suas primeiras referências musicais, no gospel, no blues, na música de B. B. King, assim logo conseguiu uma vaga para cantar no coral da igreja batista quando adolescente. Aos 17 anos, foi chamada ao palco pela primeira vez dando início assim à carreira profissional, ao lado do ex-marido Ike Turner. O sucesso veio ao mesmo tempo que a violência, nos momentos difíceis na primeira fase de sua carreira profissional, principalmente no relacionamento repleto de situações absurdas com Ike.
Na trama, conhecemos Gregory (Jeff Bridges), um experiente professor de matemática e escritor, que nunca conseguiu motivar seus alunos para suas aulas, vindo de alguns desencontros amorosos que o fizeram sofrer ao longo dos últimos anos. Um dia, resolve fazer um anúncio no jornal e acaba conhecendo a professora de literatura Rose (Barbra Streisand). Ambos lecionam na prestigiada Universidade de Columbia e passam a se conhecer melhor. Eles resolvem se casar mas colocando em prática uma relação amorosa mas sem sexo, fato que os fará a repensarem o universo dos relacionamentos.
Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Dançando no Escuro, escrito e dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars Von Trier nos mostra a história de uma jovem, imigrante, que trabalha em uma fábrica precisa lidar com inúmeros problemas inclusive um grave problema de visão.
Dreamgirls – Em busca de um sonho
Lançado quase 20 anos atrás, o musical Dreamgirls – Em busca de um sonho, dirigido por Bill Condon, nos mostra a história, baseada na história da criação da Motown, de três mulheres que buscam seus sonhos no universo da música e precisam enfrentar dilemas quando o sucesso começa a bater na porta.
Stefani Joanne Angelina Germanotta. Só por esse nome você talvez não conheça ela. Uma das maiores cantoras atualmente do planeta, com inúmeros recordes em vendas de discos e apresentações aclamadas ao redor do mundo, Lady Gaga abre sua vida em um raio-x intimista, nu e cru sobre sua vida pessoal abrindo o jogo sobre sua rotina angustiante repleta de medos, dores e uma pressão gigante em um documentário no serviço de streaming Netflix. Gaga: Five Foot Two mostra por completo dramas pessoais e como pensa a mente da artista que é um ícone de sua geração.