Não sei vocês mas eu sou da década de 1980 e, ao longo da minha vida, passei por algumas fases que a nova geração talvez nunca tenha ouvido falar. Uma delas é a da internet discada, que fazia um barulhão e demorava – em alguns casos – um longo tempo para conectar. Naquele período, quando ainda existiam as locadoras de filmes, várias obras maravilhosas foram lançadas. Abaixo segue uma lista para relembrar algumas delas:
Na trama, conhecemos o simpático William (Hugh Grant), dono de uma pequena livraria no bairro de Notting Hill, que nunca deu sorte no campo amoroso. Certo dia, vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando conhece a estrela de cinema Anna (Julia Roberts), que aparece de surpresa em seu estabelecimento. Ao longo dos meses que se seguem, os dois buscam um no outro um complemento para uma linda história de amor, mas sem deixar de passar por alguns obstáculos.
Quem diria que um filme lançado no Festival de Sundance, lá no já longíquo ano de 1995, ficaria para sempre na memória de muitos de nós? Na trama, conhecemos a história de um encontro entre um jovem norte-americano e uma jovem francesa no vagão de um trem que resolvem desembarcar em uma cidade e se conheceram durante o curto período que tem.
Nesse épico de cerca de três horas de duração, acompanhamos a saga de William Wallace, um herói escocês que luta contra os ingleses pela liberdade de seu povo. Dirigido e protagonizado por Mel Gibson.
10 coisas que eu odeio em você
Quando a gente pensa em Heath Ledger, esse é um dos primeiros filmes que vem em nossa mente. 10 coisas que eu odeio em você, atualmente disponível no catálogo da Disney+, nos mostra um drama adolescente onde um jovem tenta conquistar uma garota para ajudar um amigo.
Closer – Perto Demais
Na trama, conhecemos quatro personagens em alguns momentos de suas vidas. Um encontro pelas ruas de uma grande cidade, entre o jornalista que escreve obituários Dan (Jude Law) e uma jovem vinda de outro país, Alice (Natalie Portman), acende uma paixão. O tempo passa, e Dan escreveu um livro sobre Alice e acaba conhecendo e se apaixonando pela fotógrafa Anna (Julia Roberts) com quem mais à frente entrará em um relacionamento com Larry (Clive Owen). Essas quatro vidas vão passar por uma série de situações dolorosas a partir de suas próprias escolhas ligadas ao desejo e o que acham que é amor.
Na trama, ambientada no sul da Filadélfia, conhecemos Malcolm (Bruce Willis) um psicólogo infantil que após um trauma com um antigo paciente vê seu casamento entrar em uma crise profunda, sua esposa nem mais o olha sequer. No outono depois, apresentado a um novo paciente, um jovem com diversos conflitos e repleto de medos de algo que não conta a ninguém e por isso tem um cotidiano conflituoso com a mãe. Aos poucos, paciente e psicólogo vão embarcando em uma jornada onde um ajuda o outro quando as surpresas pelo caminho começam a serem reveladas.
À Espera de um Milagre
Dirigido pelo ótimo cineasta Frank Darabont, com roteiro adaptado da obra homônima de grande Stephen King, o emocionante longa-metragem protagonizado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan nos mostra um curioso recorte de situações que aconteceram quando um agente penitenciário era responsável pelo corredor da morte.
Chegaria em maio de 1999 nos cinemas brasileiros um filme que se tornaria um dos mais impactantes longas-metragens de ficção científica daquela década. Na trama, acompanhamos um brilhante programador de computadores que começa a desconfiar da própria realidade e logo após acaba conhecendo alguns personagens que o mostram um universo completamente novo com direito a um temido sistema de inteligência artificial.
Na trama, acompanhamos Daniel (Robin Williams), morador de São Francisco, na Califórnia, um ator com enorme coração mas sem emprego fixo, imaturo, também um pai que não consegue viver longe dos filhos após um doloroso divórcio. Sem saber o que fazer e já na linha do desespero, tem a inusitada ideia de se vestir de governanta mais velha e assim se candidatar a vaga de babá na casa da mãe dos filhos. Uma série de situações loucas acontecem e o protagonista passa por mirabolantes situações para manter o seu disfarce.
Na trama, acompanhamos o início da trajetória de Sidney (Neve Campbell), uma jovem atormentada pela assassinato da mãe anos atrás que em seu presente precisa fugir de um terrível assassino mascarado que vem aterrorizando e deixando rastros de sangue na cidade onde mora.