sexta-feira, abril 26, 2024

10 filmes dirigidos por atores consagrados da comédia

Atores e atrizes de comédia dominam como poucos a difícil arte de nos fazer rir. Exige um estudo e uma percepção muito própria da mente humana conseguir enxergar um humor mais “geral” em situações cotidianas, e isso eles fazem muito bem. Porém, às vezes, eles aceitam fugir de sua zona de conforto dirigindo produções voltadas para o drama, o terror ou até mesmo a própria comédia, e o resultado costuma ser incrível. Por isso, separamos alguns filmaços que foram dirigidos por atores que fizeram suas carreiras no mundo do humor. Confira!

Anos 90 (2018)

Despontando como um dos expoentes do humor sacana dos EUA, Jonah Hill participou de comédias memoráveis, como Superbad: É Hoje e Anjos da Lei. Antes de se arriscar na direção, ele também já tinha feito alguns dramas, como O Lobo de Wall Street e O Homem Que Mudou o Jogo. Então, ao assumir a direção de seu primeiro filme, o ator resolveu fazer um drama sobre amizade e os anos 1990. Além de todo o trabalho de construir e gravar o filme como se fosse uma legítima produção feita durante a década de 90, Jonah Hill capta bem o drama e a diversão de um menino de 13 anos crescendo nessa época enquanto precisa lidar com um relacionamento ruim com o irmão mais velho. É um filmaço que vai mexer diretamente com a nostalgia de quem viveu esses anos e vai conquistar também a galera que nasceu de 2000 para frente.

Onde assistir: Amazon Prime Video


A Vida Secreta de Walter Mitty
(2013)

“A Vida Secreta de Walter Mitty” passou meio despercebido pelos cinemas, mas vale muito a pena ser visto.

Quem diria que por trás das comédias escrachadas, como Zoolander e Com a Bola Toda, Ben Stiller teria um lado poético e um olhar fotográfico tão incrível assim? Em A Vida Secreta de Walter Mitty, Stiller é Walter Mitty, um antigo funcionário da revista Life, que é responsável por revelar as fotos que serão usadas na revista. Porém, quando um grupo de investidores compra a revista e decide torná-la online, Walter percebe que está com seus dias contados. A situação piora quando ele não encontra o negativo da foto da última capa e decide ir atrás do fotógrafo, em uma viagem que vai mudar sua vida de uma vez por todas. A direção de Stiller é fantástica! Utilizando praticamente enquadramentos fotográficos para as filmagens, cada frame de filme parece uma foto de revista. O ritmo é muito interessante e a viagem filosófica sobre a fuga do cotidiano acaba resultando em um filmaço.

Ben Stiller tem várias comédias divertidíssimas no currículo.

Onde assistir: Google Play

Trovão Tropical (2008)

Não deixe de assistir:

Ainda falando em Ben Stiller, ele trouxe seu timing cômico também para trás das câmeras. Na verdade, em Trovão Tropical, ele atua, escreve e dirige. A trama é bem parecida com a própria história do ator na época em que o longa foi feito. Ela fala sobre um astro de Hollywood em decadência que vai reunir um elenco estelar para rodar o maior filme de guerra já feito, e ele deve ser o responsável por sua volta por cima na carreira. Trazendo nomes como Jack Black, Robert Downey Jr., Tom Cruise e MatthewMcConaughey, o filme é divertidíssimo ao fazer uma enorme paródia do mundo do cinema, com atores frescos sendo mandados para a floresta, diretores excêntricos, empresários nojentos e uma série de estereótipos, como o personagem de Robert Downey Jr, que injetou melanina em sua pele para fazer o papel de um homem negro.

Onde assistir: no momento, não está disponível em nenhum streaming


Um Lugar Silencioso
(2018)

“Um Lugar Silencioso” foi uma das melhores surpresas de 2018.

A vida do elenco de The Office não foi das mais fáceis após o final da série. Salvo algumas raras exceções, como Idris Elba, Amy Adams, James Spader e Steve Carell, a maioria do elenco regular não emplacou nenhum grande papel depois da série. Outro nome que se destacou foi John Krasinski. O intérprete de Jim Halpert conseguiu alguns papéis em dramas menores e comédias românticas, e chegou muito próximo de ser o Capitão América da Marvel – o que não aconteceu porque Chris Evans decidiu aceitar o papel em cima da hora. No entanto, foi como diretor que ele voltou a ter grande destaque. Lançado em 2018, Um Lugar Silencioso foi um fenômeno de críticas e bilheteria. Dirigido e estrelado por Krasinski – que dividiu tela com sua esposa, Emily Blunt – o filme é um terror praticamente mudo, que retrata uma família tentando sobreviver na Terra depois de um ataque de criaturas atraídas por ruídos. Em meio ao medo e ao desespero, a trama aborda questões familiares de forma muito madura e interessante.

John Krasinski deu vida ao eterno Jim Halpert, de The Office.

Onde assistir: Google Play


Hoffa – Um Homem, Uma Lenda
(1992)

A trama dramática/ mafiosa conquistou o público.

Com seu jeitão engraçado e seu porte físico baixinho e gordinho, Danny DeVito fez muito sucesso em comédias ao longo de sua carreira. Mas ele também mandou muito bem quando se colocou atrás das câmeras, se mostrando um diretor muito versátil e com uma visão cinematográfica bastante singular. Além da aventura infantil Matilda, Danny dirigiu Hoffa – Um Homem, Uma Lenda, que conta a história de Jimmy Hoffa, um líder sindical dos anos 1970, que desapareceu sem maiores explicações e foi considerado morto anos mais tarde. Ele ficou marcado por seu apoio aos trabalhadores e seu envolvimento com a máfia. Fazendo uma observação rápida: Jimmy Hoffa foi interpretado por atores de peso no cinema. No filme de DeVito, ele foi vivido por Jack Nicholson. Em O Irlandês, de Martin Scorsese, ele é interpretado por Al Pacino.

Danny DeVito é um dos reis da Sessão da Tarde.

Onde assistir: não está disponível nos streamings

Matilda (1996)

Outro filme a contar com a direção e atuação de Danny DeVito é Matilda, uma aventura no universo infantil que traz a história de uma menina autodidata negligenciada pela própria família, cujo maior sonho é poder estudar. Além de ser apaixonada por leitura, ela esconde um segredo muito especial: telecinese. Com a habilidade de controlar as coisas com a mente, ela vai aprontar várias confusões para quem voltar a ser malvado para com ela, incluindo a terrível diretora do colégio para o qual ela é mandada, a megera Agatha Trunchbull (Pam Ferris).

Onde assistir: Netflix


Nasce Uma Estrela
(2018)

A história de Jack e Ally encantou e chocou o mundo.

A estreia de Bradley Cooper na direção já foi um baita sucesso. Conhecido pela franquia Se Beber Não Case, Cooper acumulava uma penca de comédias e dramas bobinhos na carreira. Em Nasce Uma Estrela, porém, ele demonstrou ser um diretor talentosíssimo, sendo responsável por um dos melhores filmes de 2018. Sua visão da clássica história de uma artista desconhecida que se envolve com um artista consagrado e consegue mostrar seu verdadeiro talento para o mundo foi diferente de todas as outras versões já lançadas. Com um tom mais sóbrio, atuações impecáveis – incluindo da estreante Lady Gaga -, o filme ficou fantástico, indo da adrenalina do sucesso à melancolia do fundo do poço em um baita drama musical.

Bradley Cooper ficou famoso por seu papel em “Se Beber Não Case!”

Onde assistir: Telecine

Fora de Série (2019)

Assim como Bradley Cooper, Olivia Wilde mesclou a carreira com filmes de drama, ficção e comédia. Sem ter conseguido muito destaque na maioria deles, a atriz se mostrou uma diretora muito competente. Em Fora de Série, ela entende bastante os dramas e conflitos da adolescência para contar a história de duas amigas nerds que se formaram na escola e vão seguir rumos diferentes na vida. Entretanto, no dia da última festa do colégio, elas se tocam que não aproveitaram essa vida estudantil como deveriam e, para não se arrependerem no futuro, decidem curtir a última festa com toda a intensidade possível. Só tem um problema: elas não sabem onde é a tal festa. No processo de descobrir o endereço, elas se metem em confusões absurdas e chegam até a brigar entre si. No fim, tudo dá certo, mas é nessa jornada divertida e surreal que Olivia Wilde consegue tirar o melhor da dupla principal, trazendo uma “dramédia” juvenil fantástica.

Olivia Wilde fez “Eu Queria Ter a Sua Vida” com Ryan Reynolds, além de ter aparecido em várias outras comédias.

Onde assistir: Telecine


Corra!
(2017)

Muito influente nos canais de comédia americanos e um youtuber de sucesso, Jordan Peele surpreendeu o mundo com a direção do clássico instantâneo Corra!. Misturando o terror com pautas sociais e uma dose de humor, Corra! flerta com “terrir” nos momentos clássicos dos filmes de horror, e deixa o terror de verdade para momentos que demonstram atitudes racistas infelizmente comuns na sociedade. A direção dele aborda esses assuntos para explicitar como são cruéis e criam um enorme desconforto no expectador.

Jordan Peele ficou famoso por suas esquetes humorísticas no Comedy Central.

Onde assistir: Google Play

Nós (2019)

Assim como Corra!, em Nós (2019), Jordan Peele critica o sistema de forma mais ampla, incluindo pontos como classe trabalhadora e opressão policial. Na trama, ele mostra uma família negra dos EUA que está cansada da rotina e decide ir para uma casa no lago para relaxar e se reencontrar como família. O problema é que eles sofrem uma invasão terrível durante a noite e descobrem que os criminosos eram clones sofridos deles mesmos. Com esses dois filmes, Peele se tornou um dos nomes mais cobiçados da Hollywood atual.

Onde assistir: Amazon Prime Video


Menção honrosa:

É o Fim! (2013)

Famoso por suas comédias escrachadas repletas de piadas de sexo e uso de drogas, Seth Rogen elevou o conceito de absurdo quando topou dirigir uma aventura sobre ele e seus amigos famosos precisando sobreviver ao apocalipse bíblico. A história se passa na casa do ator James Franco, que estava dando uma festa para seus melhores amigos e outros famosos de Hollywood, como Emma Watson e Rihanna. No meio das comemorações, o arrebatamento começa, causando pânico e morte para todos. Então, Seth Rogen, James Franco, Jay Baruchel, Jonah Hill, Craig Robinson e Danny McBride se escondem dentro da casa e descobrem que precisam ser pessoas melhores se quiserem ir para o céu. Enquanto tentam arrumar formas de virarem boas pessoas mesmo sendo atores de Hollywood, eles vão entrar num grande racionamento de comida e água, além de precisarem fugir dos demônios que passaram a perambular pela Terra. Sério, é genial. Anda mais se você conhecer as carreiras dos atores.

Onde assistir: Netflix.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS