Nosso suporte emocional em todos os momentos, as mães marcam nossas vidas por meio de um vínculo eterno de amor e cuidado. Muitas vezes superando e enfrentando obstáculos, tornam-se o maior exemplo de um amor constante, durante toda uma trajetória. Pensando sobre esse assunto, reunimos abaixo uma lista com ótimos filmes onde a resiliência materna é uma variável que salta aos nossos olhos:
A Melhor Mãe do Mundo (Netflix)
Gal (Shirley Cruz) é uma batalhadora. Trabalha como recicladora de lixo. Certo dia, num ato desesperado para fugir dos absurdos cometidos pelo marido (Seu Jorge), foge de casa junto com seus dois filhos. Durante esse período, fortalece seus laços maternos transformando esse momento numa grande aventura para essas duas crianças.
Apresentando um recorte sobre a relação de fora para dentro – focado nos familiares de condenados por delitos que cumprem pena em regime fechado em uma prisão da Argentina – o longa-metragem argentino A Mulher da Fila costura sua ficção a partir de uma base inspirada em fatos reais, ocorridos há duas décadas, sobre uma mulher que viu seu mundo desabar com a prisão do filho mais velho e precisou se adaptar à situação.
Ambientada numa Brasília de quase quarenta anos atrás, conhecemos Helena (Carolina Dieckmann) e seus dois filhos – uma criança e um adolescente – que chegam à capital do Brasil e se mudam para um prédio numa região central. Frustrada pela partida do marido, que logo viaja a negócios, ela se vê perdida e aflita, enquanto marcas do passado e inesperadas aventuras do presente se chocam, nos levando a um recorte cheio de conflitos, não só pra ela, mas para seus dois filhos.
Rita é uma mulher batalhadora que luta diariamente para conseguir dias melhores ao lado do filho, Léo, no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro. No dia do aniversário de 12 anos dele, ela passará por uma série de situações com enormes desgastes – muitas delas ligadas ao pai de Léo, Dudu, um malandro com dívidas que rouba o dinheiro contado para a festa. Assim, ao longo de 24 horas, vamos conhecendo muitos conflitos e outros personagens que ajudam a contar essa história.
Na trama, acompanhamos a jornada de dor, tristeza e lampejos ligados à esperança de Julia (Julieta Egurrola), uma artista plástica que vê sua vida tomar outros rumos quando, durante uma viagem a uma cidade do México, sua filha, a psicóloga Gertrudis, desaparece. Lutando com todas as forças que lhe restam, passando pelos absurdos burocráticos, descasos de autoridades, sem saber em quem confiar, acaba conhecendo Abril (Teresa Ruiz), uma jornalista disposta a se juntar a ela nessa caminhada e a denunciar os horrores da violência que encontra pelo caminho.
Os Dois Hemisférios de Lucca (Netflix)
Desde o nascimento do filho Lucca, o casal Bárbara e Andrés enfrentam as probabilidades contra uma condição complicada provocada pela paralisia cerebral que atinge a criança. Quase sem esperanças de melhorias para o quadro do primeiro filho, com a epilepsia debilitando cada vez mais o estado de saúde, uma chance aparece do outro lado do planeta: um tratamento inovador na Índia que pode mudar a vida deles para sempre. Lutando contra todo tipo de adversidade, eles embarcam para o que pode ser o início de um passo importante.
As Quatro Filhas de Olfa (Filmelier Plus)
Ao longo de 107 minutos de projeção, vamos acompanhando recortes nas vidas de Olfa e suas filhas. Desde a infância, o crescimento das meninas, a vivência no período da conhecida Revolução de Jasmim até uma radicalização e sumiço de duas delas que acaba trazendo dor e sofrimento sem fim. Reviver tudo o que passaram se transporta para a tela, com encenações de momentos das duas filhas que ficaram e duas atrizes substituindo as que foram. Memórias se misturam com às incertezas que duram até os dias atuais.
Blondi é uma mulher imatura, perto dos 40 anos, que trabalha em uma empresa que produz uma espécie de Censo. Mãe desde os 15 anos do já adulto Mirko, preenche as lacunas do seu cotidiano indo de um lado para o outro com o filho e sendo amiga dos amigos dele. Quando algumas decisões de pessoas próximas a ela acontecem, Blondi começa a perceber que não tem como controlar os rumos da vida dos outros, fazendo passar por transformações na sua própria trajetória.
Noites de Paris (Telecine)
Elisabeth se separou recentemente de um homem que a abandonou e agora vive com os filhos, Judith e Mathias, em um belo apartamento. Mas a situação deles não é tão confortável assim, passando por várias fases e apertos financeiros. Um dia, chega na vida dessa família Talulah, uma jovem com problemas com drogas que acabará se sentindo aceita nessa família, mesmo com idas e vindas.
Pureza (Telecine)
Pureza vive uma vida simples com seu filho, Abel. Quando esse último resolve ganhar a vida em uma região distante de onde mora, a mãe logo fica sem saber notícias sobre ele. Assim, a protagonista, durante meses, resolve ir atrás do paradeiro de seu único filho e acaba se deparando com absurdos políticos e o trabalho escravo em lugares onde a lei parece não existir. Essa mãe, que iniciou uma busca por seu filho, acabou sendo uma intensa força propulsora para denúncias contra o trabalho escravo no Brasil.
