sábado, dezembro 27, 2025

10 Filmes NATALINOS lançados recentemente para curtir nesse fim de ano!

Destaque10 Filmes NATALINOS lançados recentemente para curtir nesse fim de ano!

Hoje é véspera de Natal. É o momento em que nos reunimos com a família e os amigos para celebrar em harmonia um dia especial. Independente de religião, o Natal é sempre uma época festiva, de amor, paz e união. Época em que devemos refletir sobre o ano que passou, e o que fizemos de nossa vida durante esse tempo. Depois de comer a ceia e se divertir com as conversas, um filme é sempre a melhor pedida para terminar a noite, seja reunido ou sozinho. Para isso, ajudamos você na escolha, selecionando 10 filmes de temática natalina lançados recentemente, nos últimos cinco anos. Confira.

Um. Natal. Surreal.

Começamos com o item mais recente da lista – que chegou há pouco tempo na Amazon Prime Video. Aliás, todo ano a plataforma entrega uma grande produção temática sobre o Natal. A deste ano é comandada por Michelle Pfeiffer, atriz indicada três vezes ao Oscar. Ela vive Claire, uma matriarca que se sente desvalorizada por sua família, após se empenhar ano após ano em entregar o melhor Natal possível, e resolve cair na estrada para participar de um concurso da “melhor mãe do ano”. Entre outras coisas, o longa fala sobre o tema importante do “burnout materno”, mesmo quando seus filhos já são adultos.

Operação Natal



Seguimos com as apostas da Amazon Prime Video para o Natal. No ano passado, o filme natalino da plataforma veio em clima de blockbuster de ação. Não por menos resolveu escalar Dwayne Johnson e Chris Evans nos papeis principais. The Rock vive o principal duende do Papai Noel. Mas sendo este um blockbuster de ação, aventura e fantasia, toda a mitologia em torno do bom velhinho foi reimaginada. Ou Seja, aqui temos uma força tarefa que protege o Papai Noel, e Johnson vive o líder desta equipe. Noel (vivido por J.K. Simmons) é um velhinho marombeiro, mas foi sequestrado. Agora, sua equipe precisará da ajuda Jack (Evans), que na infância não saía da lista das crianças más.

A Batalha de Natal

A trilogia natalina da Amazon Prime Video nos últimos três anos fecha com Eddie Muprhy numa comédia infantil para toda a família. Ou seja, opções não faltam para todos os gostos. Aqui, ele vive Chris, pai de família típica dos subúrbios americanos e suas grandes casas. Ele resolve participar de um concurso em sua rua que vai eleger a casa mais enfeitada. Planejando ter alguma vantagem sobre os vizinhos, ele termina fazendo um pacto com uma duende maliciosa, que transforma os ornamentos em criaturas vivas, refletindo a tradição conhecida como os “12 dias de Natal”. Nessa fantasia, os efeitos visuais são a principal atração.

Os Rejeitados

Agora voltamos para um filme mais sério e adulto. Não apenas isso, ‘Os Rejeitados’ foi uma das principais atrações do Oscar 2024, recebendo cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, roteiro e atuação principal (Paul Giamatti) e saindo vencedor na categoria de atriz coadjuvante, para Da’Vine Joy Randolph. Na trama, alunos de uma escola interna ficam no local na época do feriado do fim de ano. Conforme os dias se passam, apenas um deles, Angus (Dominic Sessa – revelado no filme), é “esquecido” no local, e precisa passar o Natal e fim de ano ao lado de um professor severo, mas de bom coração (Giamatti) e a cozinheira da escola (Randolph), desenvolvendo assim uma amizade entre eles. O longa está disponível na Netflix.

Spirited – Um Conto Natalino

Pulamos para uma produção original da AppleTV+. Produções natalinas são sempre procuradas pelos espectadores nessa época – então, toda empresa e estúdio pensa em criar sua própria obra para esta época. A da Apple juntou em cena Ryan Reynolds e Will Ferrell para a reimaginação, na forma de um musical, do clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, uma das obras mais adaptadas da história do cinema e TV. A nova versão do ranzinza Scrooge é vivida por Reynolds, como um sujeito cínico que não gosta do Natal. Assim, ele será visitado pelo espírito do Natal Presente (Ferrell). A sacada aqui é que o sujeito cínico é quem irá forçar o fantasma a reavaliar sua própria existência.

Querido Papai Noel

Aqui temos uma recomendação para os que curtem comédias, digamos, mais incorretas. Nessa pegada quem dirige é Bobby Farrelly, especialista em humor pesado, vide ‘Debi e Lóide’ e ‘Quem Vai Ficar com Mary?’. Na trama, um menino comete um erro ortográfico na hora de escrever sua cartinha para o Papai Noel. Em inglês é Santa, o menino escreve “Satan” – trocando a letra N de lugar. Daí você já viu para quem ele escreveu na verdade. E o belzebu chega nas formas de Jack Black, que tenta enganar o garoto, se passando por Papai Noel para realizar seus desejos, da forma mais “torta” possível.

Noite Infeliz

De um Papai Noel incorreto para outro, agora temos o bom velhinho na forma de um herói de ação, protagonizando seu próprio ‘Duro de Matar’. Quem estrela é David Harbour, de ‘Stranger Things’ e ‘Thunderbolts’. Em sua rota para distribuir os presentes da vizinhança, a lendária figura natalina se depara com uma situação inusitada: a família da casa em que ele chega está sendo sequestrada e cabe a ele impedir que os bandidos façam o pior. Assim, ele desce o cacete nos criminosos para salvar o dia – usando muitos de seus poderes mágicos. O longa fez tanto sucesso, se tornando um cult a la ‘John Wick’, que esse ano ganhará uma continuação.

Alguém Avisa?

Nem só de cinema de arte alternativa vive a musa indie Kristen Stewart. Ela já estrelou seu próprio filme natalino também. Mas vindo dela, a proposta, é claro, é bem diferentona. Extremamente inclusiva, esta comédia romântica aborda pautas LGBQTIA+. Na trama, Stewart interpreta Abby, que já preparou tudo para pedir sua namorada Harper (Mackenzie Davis) em casamento. Tudo parece perfeito, só existe um grande problema. O pedido seria feito durante a festa de Natal na casa da família de Harper. O problema é que Harper ainda não se assumiu lésbica para a família, e levaria Abby como “uma amiga”. Essa é a ocasião perfeita para a moça sair do armário, mas pode não ser tão fácil assim.

Uma História de Natal Natalina

Se você cresceu nos anos 80 e 90, certamente conhece o clássico ‘Uma História de Natal’ – um grande favorito para este período do ano naquela época. Lançado em 1983, o filme basicamente consiste no Natal da família Parker, em especial o garotinho loirinho Ralphie, que roubou as atenções, e sua vontade de ganhar uma espingarda de chumbinho. Era o ‘Esqueceram de Mim’ da época – um cult natalino que sempre era reprisado no Natal. E durante todas estas décadas o longa reinou assim. Em 2022, após o surgimento da HBO Max, a Warner finalmente decidia confeccionar uma sequência para o clássico. Desta vez é Ralph, já um adulto de meia idade – ainda interpretado por Peter Billingsley – quem deverá cuidar para que o Natal de sua família saia da melhor forma possível.

Crônicas de Natal – Parte 2

Finalizando a matéria, temos outra continuação na lista. Assim como o item acima, é interessante buscar o original também e fazer uma sessão dupla. Aqui, quem interpreta o bom velhinho é ninguém menos que o veterano Kurt Russell, nesta produção original da Netflix. Com ares de ‘Meu Papai é Noel’, dois irmãos, Kate e Teddy, tentam filmar o Papai Noel e terminam lhe causando problemas. Agora, eles precisam ajuda-lo a encontrar uma de suas renas, seu chapéu mágico e o saco de brinquedos. A sequência, lançada dois anos depois, mostra apenas a menina Kate se unindo novamente ao Papai Noel (Russell) para impedir um elfo maléfico. O interessante desta sequência é que a esposa do ator na vida real, Goldie Hawn, interpreta a Mamãe Noel.

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS