O Natal está entre nós, querido leitor do CinePOP. E se você está cansado de assistir às reprises de ‘Esqueceram de Mim’ e dos filmes programados na TV aberta para a data, essa nova matéria de dicas propõe a possibilidade de filmes mais novos, recém-lançados nas principais plataformas de streaming, que podem vir a se tornar verdadeiros clássicos para a data.
Assim, escolha o streaming de sua preferência e até mesmo o gênero do filme, já que temos para todos os gostos: filmes de ação, filmes nostálgicos e que representam bem a década de 1980, filmes com uma pegada mais musical e filmes com teor atual e representativo. Confira abaixo e programa-se para sair da mesmice nessa época tão especial ao lado da família e dos amigos.
A Batalha de Natal
Amazon Prime Video
Segundo filme da parceria entre o astro Eddie Murphy e a Amazon Prime Video depois do sucesso de ‘Um Príncipe em Nova York 2’. Desta vez, apelando mais para um clima família em uma história de fantasia e magia. O comediante vive um pai disposto a vencer o concurso anual de casa com a melhor decoração de Natal. Para isso, faz um pacto com uma elfa, mas as consequências de seu ato irão fugir do controle.
Trocados
Netflix
A estrela Jennifer Garner não é estranha a filmes com temática de troca de corpos, que o diga a comédia cult de 2004, ‘De Repente 30’. Aqui, através de um passe de mágica, toda a sua família troca de corpos, o que inclui ela, seu marido (papel de Ed Helms – o Stu de ‘Se Beber, Não Case’), sua filha (Emma Myers – a Enid de ‘Wandinha’) e seu filho (Brady Noon – a voz de Raphael em ‘As Tartarugas Ninja – Caos Mutante’). A direção é de McG, de ‘As Panteras’ (2000).
Alguém Avisa?
Netflix
Comédia natalina diferente e altamente representativa da comunidade LGBTQIA+. Quem estrela são duas jovens para lá de talentosas: a indicada ao Oscar Kristen Stewart e Mackenzie Davis. A direção é da também atriz Clea DuVall. Na trama, Stewart e Davis são namoradas, e a segunda decide levar a companheira para passar o feriado de fim de ano junto de sua família. Só tem um problema: seus pais são extremamente conservadores e ela ainda não saiu do armário. Uma comédia de erros muito atual e perfeita para os dias de hoje. Aubrey Plaza também está no elenco.
Noite Infeliz
Telecine
Agora a dica é para quem curte outros gêneros em filmes de Natal para além do infantil e comédias comportadas para toda a família. Por isso devo avisar que este não é recomendado para todos os públicos, pois se trata de um longa de ação bastante violento e repleto de mortes. Imagine uma mistura de ‘John Wick’ e ‘Duro de Matar’. Agora imagine essa mistura tendo como protagonista o próprio Papai Noel, que se mete numa trama de sequestro e precisa dar cabo dos criminosos. Quem vive o nada Bom Velhinho é David Harbour.
Spirited – Um Conto Natalino
AppleTV+
Voltando para um clima mais leve e tranquilo, na época de Natal não pode faltar mais uma adaptação do conto clássico de Charles Dickens, ‘Um Conto de Natal’, que já inspirou os mais variados filmes, desde animações, passando pelos Muppets e até comédias românticas escrachadas. Nessa comédia musical repleta de números de dança, quem estrela é Ryan Reynolds como um homem que precisa aprender sobre o Natal e dar mais valor aos outros e à sua própria vida. Para isso ele recebe a visita de três espíritos, um deles com as formas de Will Ferrell.
Uma História de Natal Natalina
HBO Max
Quando falamos nos filmes mais populares de 40 anos atrás no cinema, muitos irão pensar em ‘O Retorno de Jedi’, tantos outros mencionarão ‘Scarface’, e muitos ainda pensarão em ‘Férias Frustradas’ e ‘Flashdance’. Porém, o terceiro filme mais popular daquele ano é um que os americanos adoram, mas aqui no Brasil nunca pegou de verdade. Trata-se de ‘Uma História de Natal’, filme que tem como marca a figura do menino loirinho de óculos Ralphie Parker. Aproveitando a aura cult em torno do longa, 40 anos depois uma sequência saiu do papel, com Ralphie vivido pelo mesmo ator, Peter Billingsley, agora adulto.
Natal em 8 Bits
HBO Max
Lançamento exclusivo da HBO Max, esse filme natalino é de fácil identificação para todos os homens que cresceram nos anos 80, e quando meninos só queriam saber dos vídeo games. Aqui o assunto é o Nintendo de 8 Bits, que foi febre em seu lançamento pelo mundo. Essa sensação é o tópico do longa, que também serve como homenagem ao eletrônico e à época. A história de como um garoto fez de tudo para ganhar o vídeo game no Natal é contada por ele adulto (Neil Patrick Harris) para sua filha. O clima nostálgico de uma era querida impera.
Crônicas de Natal 1 e 2
Netflix
Produção original da Netflix, ‘Crônicas de Natal’ colocou o herói de ação dos anos 80 Kurt Russell para viver o bom velhinho Papai Noel. E de quebra também trouxe a esposa do ator na vida real, a musa sumida Goldie Hawn, saindo da aposentadoria no papel da Mamãe Noel. No filme original dois irmãos decidem filmar a entidade natalina e terminam se metendo em uma aventura com ele. A continuação, lançada dois anos depois, traz a turma toda de volta, e a direção de Chris Columbus, o sujeito responsável por ‘Esqueceram de Mim’ e ‘Harry Potter’.
Esqueceram de Mim no Lar, Doce Lar
Disney+
Quando falamos em ‘Esqueceram de Mim’, todos lembram imediatamente dos dois filmes estrelados pelo loirinho Macaulay Culkin. Mas você sabia que um terceiro filme da franquia foi lançado nos cinemas em 1997, estrelado pelo menino Alex D. Linz. Sendo uma propriedade da Fox, que foi comprada pela Disney, é claro que o estúdio do Mickey iria colocar sua aquisição para fazer dinheiro.
Assim surgiu esse ‘Lar, Doce Lar’, lançado direto na Disney+, que tenta capitalizar em cima do carisma do menino Archie Yates, o “fofucho” Yorki de ‘Jojo Rabbit’. O mais sensato, no entanto, seria uma continuação trazendo Culkin adulto, e os bandidos vividos por Joe Pesci e Daniel Stern. Quem não correria para ver?
Entre Armas e Brinquedos
Netflix
Finalizando a lista dos filmes de Natal recentes, temos mais um do estilo “tiro, porrada e bomba”, para os mais velhos e que adoram um bom filme de ação. No estilo ‘Noite Infeliz’, o Papai Noel aqui é vivido por outro herói do cinema da década de 1980 e 1990, Mel Gibson. Mas ao invés do filme família estrelado por Kurt Russell (aliás, Russell e Gibson protagonizaram juntos ‘Conspiração Tequila’, que ainda tem no elenco Michelle Pfeiffer), esse aqui é um bom velhinho (ou seria mau velhinho) bad boy. Essa é uma versão nua, crua e visceral do conto do Papai Noel.