O Brasil, por muitos anos, foi colocado como o país do futebol – o que é verdade! Mas o mundo esportivo em geral sempre ganhou nossa atenção muito além das olimpíadas. Com histórias de superação e amor ao esporte, o audiovisual já nos presenteou com memoráveis projetos. Para você que curte esse universo, segue abaixo algumas dicas que você vai querer conferir:
Chad Powers (Disney Plus)
Nascido de uma pegadinha feita anos atrás pelo ex-jogador da NFL Eli Manning – vencedor de dois super bowls – para uma série documental da ESPN, o personagem fictício Chad Powers ganhou uma inesperada série – e muito interessante, por sinal. No papel principal, o ator Glen Powell – em ótima atuação – dá vida a um homem frustrado em busca do recomeçar. Com seis episódios em sua primeira temporada, a série convence ao transformar uma fórmula batida – que tinha tudo pra dar errado – em um verdadeiro touchdown!
Dirigido pelo cineasta Dexter Fletcher, lançado no ano de 2016, em Voando Alto conhecemos a curiosa história de um homem que busca uma vaga na equipe de saltos no jogos de inverno de 1988 e conta com a ajuda de um ex-atleta que estava longe dos esportes.
Momentos Decisivos (Prime Video)
Na trama, acompanhamos um homem que, após uma punição no passado, é recrutado por um amigo de longa data para ser o novo treinador de basquete de um colégio situado em uma cidadezinha de Indiana, mudando a vida de todos, e a própria, através do esporte.
Nós Somos os Campeões (Disney Plus)
Lançado 31 anos atrás, e buscando popularizar um esporte que não vemos muito por aqui no Brasil, o Hockey, chegou aos cinemas o emocionante e divertido filme Nós Somos os Campeões. A base da história, que veríamos mais desenrolares em outros dois filmes em sequência, gira em torno de um amargurado ex-atleta, agora advogado, que precisa cumprir serviço comunitário após um incidente, fato que o leva a seu o treinador de uma talentosa equipe juvenil de Hockey.
A Dinastia: New England Patriots (Apple Tv Plus)
O período mais vitorioso de uma equipe de futebol americano, a dinastia do New England Patriots comandado por Tom Brady dentro de campo e Bill Belichick fora dele é passado detalhe a detalhe, repleto de polêmicas, do auge até a queda, tendo depoimentos de muitos de seus protagonistas.
Maguila – Prefiro Ficar Louco a Morrer de Fome (Globoplay)
Um ano após a morte de um dos maiores e mais carismáticos atletas brasileiros da nossa história, chega ao Globoplay uma série documental que busca apresentar a uma nova geração – e boas lembranças pra quem o conheceu – o pugilista Maguila. Dividido em quatro episódios, onde se distribui contextos que vão da vida pessoal a carreira vitoriosa, esse projeto apresenta, em sua essência, o ser humano José Adilson Rodrigues dos Santos: um homem batalhador, sem papas na língua e com um carisma único.
Karatê Kid (Netflix)
Nesse clássico da sessão da tarde, conhecemos a história de Daniel (Ralph Macchio), um jovem com desejo em praticar uma das principais artes marciais japonesas, o Karatê, que encontra no mestre Miyagi (Pat Morita) uma fortaleza de sabedoria aprendendo essa arte com disciplina.
Uma das maiores dinastias dos esportes norte-americanos, o super time do Chicago Bulls na que dominava a liga da NBA nos anos 90 ganhou uma série documental de 10 impactantes episódios onde conhecemos um pouco melhor alguns detalhes, histórias, que fizeram parte da história dos esportes mundiais. Liderados por Michael Jordan, grande ícone desse time, o projeto nos mostra o início da carreira desse grande astro do basquete sua aposentadoria e seu retorno para uma nova conquista. Há reflexões sobre o início, meio e fim dessa dinastia que já está na história.
Nós derrotamos o Dream Team (HBO MAX)
No primeiro ano que os jogadores da NBA puderam disputar as olimpíadas, um verdadeiro time dos sonhos foi enviado até a Espanha para vencer com autoridade o evento no verão de 1992 em Barcelona. Durante os treinamentos, oito jovens astros do basquete universitário foram chamados para um jogo treino. Eles venceram o Dream Team.
Na trama, conhecemos um grupo de amigos que passam por um momento de tristeza quando um deles falece precocemente. A única herança que ele deixa para sua única filha foi o dinheiro investido em um passe de um jogador de futebol perna de pau. Para tentar recuperar o dinheiro em questão, os amigos farão de tudo para tornar o perna de pau em um jogador negociável/rentável e, assim, conseguirem recuperar o dinheiro investido e dar uma boa vida para a filha do amigo.