No mundo todo, são quase 2 milhões de pessoas com autismo, e retratar a vida de quem está no espectro é um desafio que Hollywood gosta de assumir. Para atores e atrizes, interpretar personagens que estão no espectro (TEA) pode ser particularmente desafiador, mas muitos conseguiram levar às telas retratos memoráveis, fantásticos e emocionantes. Para lutar contra o preconceito, a informação é sempre a melhor arma, e ela pode — e deve — estar presente em obras audiovisuais. Pensando nisso, o CinePOP reúne, neste Dia Mundial do Autismo, uma lista com 10 filmes ou séries que abordam bem o tema, de forma honesta e clara. 

The Good Doctor

A série sensação do canal ABC traz Freddie Highmore como Shaun Murphy, um brilhante médico que está no espectro do autismo e passa a trabalhar em um badalado hospital. Ele precisa vencer o preconceito e provar seu valor aos colegas e superiores.



Criada por David Shore (House), ‘The Good Doctor’ é figurinha conhecida dos brasileiros e é um dos destaques do catálogo internacional do Globoplay. A série já está em sua quarta temporada. 

Atypical

Comédia da Netflix, ‘Atypical’ acompanha a vida Sam Gardner (Keir Gilchrist), um rapaz de 18 anos que vive com os pais e a irmã mais velha. A trama acompanha a jornada de Sam passando pela puberdade e aprendendo a lidar com o seu lado emocional, ao mesmo tempo em que busca ter mais independência dos seus familiares. Divertida e emocionante, a sitcom foi recentemente renovada para a 4ª e última temporada. 

The A Word

the a word

The A Word’ é uma série dramática britânica inspirada em um formato israelense. A produção acompanha a jornada de uma família e tudo o que se altera ao descobrirem que o filho, de 5 anos, tem autismo. Ainda que pouco conhecida pelo grande público, The A Word teve uma ótima recepção para a primeira e a segunda temporadas, e a série está no Globosat Play.

Aproveite para assistir:





Everything’s Gonna be Okay

Everything's Gonna be Okay

Criada pelo comediante Josh Thomas (‘Please Like Me’), a série tem uma temporada, e traz a história de Nicholas, um jovem da Austrália, de 25 anos, que resolve visitar o pai e as irmãs em Los Angeles. Durante a visita, ele descobre que o pai está com uma doença terminal e quer que ele assuma a guarda das irmãs, sendo que uma delas, Matilda, está no espectro. A produção é do canal Freeform.

Pablo

pablo

A série educativa do Nat Geo Kids traz a história de um menino de cinco anos com TEA, que expressa todos os seus sentimentos através da arte. Mesclando animação com atores reais, a produção é voltada para o público infantil e busca retratar o mundo através do olhar de Pablo, de forma a gerar empatia e conscientização. A segunda temporada estreia nesta quinta-feira (02/04) no Nat Geo e no Disney Channel. 

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

Gilbert Grape



O filme que rendeu a primeira indicação de Leonardo DiCaprio ao Oscar, Gilbert Grape acompanha a trajetória do personagem-título, vivido por Johnny Depp, que precisa cuidar do irmão mais novo, Arnie (DiCaprio) e da mãe, com obesidade (Darlene Cates). O filme traz uma bela jornada pela busca da felicidade, aceitação e carinho. 

Rain Man – Encontro de Irmãos

Rain Man

Vencedor de 4 Oscars, Rain Man traz Dustin Hoffman numa emocionante atuação como Raymond Babbit. Na história, Charlie (Tom Cruise) é um rapaz inconsequente que, após sair da prisão, descobre que tem um irmão mais velho com TEA, que recebeu boa parte da herança do pai. Charlie decide sequestrar Raymond da instituição em que ele morava, e levá-lo em uma jornada de luxo, gastos e riqueza pela costa dos Estados Unidos.

Temple Grandin

Drama biográfico protagonizado por Claire Danes, o filme conta a história de uma mulher no espectro do autismo que revolucionou as práticas agropecuárias nos Estados Unidos, graças à sua sensibilidade no trato com animais. Produzido pela HBO, o filme é vencedor de 5 Emmy Awards. 

Tudo que Quero



Com Dakota Fanning no papel de Wendy, o filme acompanha uma garota brilhante que adora escrever. Quando descobre uma competição, resolve terminar o roteiro e inscrevê-lo para o prêmio. Para entregá-lo, ela precisa embarcar em uma aventura, e conta apenas com alguns dólares no bolso e seu cachorro para ajudar. O longa tem ainda Alice Eve, Toni Collette e Patton Oswalt no elenco.

Vida, Animada

Único documentário da lista, este filme conta a história de Owen Suskind, um jovem adulto que aprendeu a se comunicar com a família usando sua paixão por filmes da Disney. Trata-se de um retrato muito delicado dos desafios de Owen e de outros jovens com um quadro semelhante ao dele, que prova ainda o valor e a importância do audiovisual. 

 

Comentários

Não deixe de assistir:

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE