Cada data do ano é apenas uma desculpa para os cinéfilos se reunirem e assistirem aos seus filmes preferidos. Mas verdade seja dita, o halloween chegou e ficou, adotado e celebrado também aqui no Brasil. É nessa época do ano que todos nós gostamos de ver uma boa história assustadora e fazer valer nossa paixão pelo cinema de gênero.
Mas você pode se perguntar: e quem não gosta deste tipo de filme mais intenso? Quem sabe, você mesmo lendo essa matéria agora pode não ser fã de filmes de terror. É justamente para você e para todos aqueles que não curtem os filmes mais intensos e de terror que destinamos essa nova matéria. Aqui, peneiramos na Amazon Prime Video 10 filmes para todos que não gostam de terror poderem dizer que celebraram o halloween, com um filme que aborda a temática, mas traz apenas a diversão da data. Confira abaixo.
Era uma vez um Crime

Recentemente estreou na Amazon Prime Video, o documentário produzido por Ryan Reynolds sobre o lendário humorista John Candy – ‘Eu me Amo’. Candy também era canadense, assim como Reynolds, e na década de 1980 e 1990 reinou em Hollywood como um dos maiores ícones do humor. Para todos que amam a época, o documentário ‘Eu me Amo’ é imprescindível. E para os que quiserem conhecer mais o trabalho do ator, também está disponível na plataforma, a comédia ‘Era uma Vez um Crime’ – um de seus últimos trabalhos, que casa perfeitamente para o dia das bruxas. No filme, um grupo de personagens bastante suspeitos, que inclui Candy, James Belushi, Cybill Shepherd e Sean Young se tornam suspeitos de assassinato, neste whodunit que se tornou um cult dos anos 90.
Procura-se Rapaz Virgem

Por falar em comediantes canadenses que fizeram muito sucesso nos anos 90 e tentaram a sorte em outros gêneros, aqui temos ninguém menos que um Jim Carrey bem jovenzinho em início de carreira, e bem antes da fama. Aqui voltamos 40 anos no passado, para uma época em que Michael J. Fox voltava para o futuro e também se tornava um lobisomem em ‘O Garoto do Futuro’. Por outro lado, Carrey se via às voltas com vampiros bem curiosos nessa comédia adolescente típica dos anos 80, que acreditava que os maiores problemas de qualquer jovem era a virgindade. Bem, é a virgindade de Carrey no colegial que o coloca na mira de uma vampira milenar conhecida como a Condessa (Lauren Hutton) – que necessita do sangue de virgens para se manter eterna. Porém, no meio do caminho está a namorada do rapaz (Karen Kopins), que lutará por seu amor, com direito a uma coreografia de dança que é a melhor cena deste cult.
O Ataque dos Vermes Malditos

Por falar em cults inesquecíveis, aqui temos outro do início da década de 90, que contou com Kevin Bacon como protagonista. Quando foi lançado nos cinemas, essa mistura de comédia, aventura e terror não fez o sucesso esperado pela Universal Pictures. Mas um tempinho depois é claro que cairia nas graças dos adolescentes e crianças, que não tinham idade para assisti-lo nas telonas, quando foi lançado nas locadoras de vídeo. Isso sem falar em quando estreou na TV aberta. Foi esse sucesso que fez gerar inúmeras sequências direto em vídeo. Esqueça todas. O original é o único que importa. Uma pena que o piloto para uma série de TV moderna sobre o tema, contando com o mesmo Kevin Bacon, não chegou a ser levado adiante. Na trama, dois amigos caipiras (Bacon e Fred Ward) pensam em deixar suas vidas sem sentido para trás. Porém, no dia em que resolvem deixar a cidadezinha de Perfection no retrovisor, se veem impossibilitados de deixar o local graças ao surgimento dos tais “vermes malditos”, criaturas pré-históricas que são como grandes minhocas escondidas no solo.
Fido: O Mascote

Aqui temos um filme mais recente. Bem, ao menos fora dos anos 80 e 90. O subgênero dos zumbis já foi utilizado à exaustão, com inúmeros filmes e séries de TV. Mas sempre existe espaço para a criatividade, e para algo que não vimos antes. Por exemplo, aqui os mortos-vivos se tornam “animais de estimação” de uma sociedade fantasiosa da década de 1950, os anos dourados nos EUA. É claro que ter um zumbi como mascote é o mesmo que ter um leão, ou quem sabe ainda pior. Ou seja, essa brincadeira definitivamente não ia terminar bem. No elenco temos o chamariz de gente como Carrie-Anne Moss (a eterna Trinity de ‘Matrix’), Tim Blake Nelson, Henry Czerny, Dylan Baker e Billy Connolly como o mascote Fido, o protagonista.
A Morte te dá Parabéns

Ainda mais recente é este ‘A Morte te dá Parabéns’, cult querido que mistura ‘Feitiço do Tempo’ com os slasher da franquia ‘Pânico’. Na trama a jovem Tree está vivendo o pior dia de sua vida. É o seu aniversário, e para piorar tudo, ela termina assassinada no fim do dia por um sujeito mascarado. Bem, na realidade ela se mostra incrivelmente sortuda, pois para ela a morte não é o fim. Acontece que Tree caiu em um loop temporal, onde o mesmo dia fica se repetindo sem parar. Tudo o que ela precisa fazer é evitar morrer, pois caso contrário o mesmo dia irá se reiniciar. A protagonista Jessica Rothe dá um verdadeiro show, uma pena que depois disso não fez nada realmente significativo. Bem que a Amazon poderia disponibilizar também a sequência subestimada, lançada dois anos depois.
Lisa Frankenstein

Já imaginou como seria se o clássico do cinema de terror ‘Frankenstein’ fosse um filme adolescente dos anos 80? Essa é a proposta de ‘Lisa Frankenstein’, um dos longas mais recentes no catálogo da Amazon Prime Video para este halloween. Escrito pela vencedora do Oscar Diablo Cody, de ‘Juno’, ‘Jovens Adultos’ e ‘Tully’ – que também já se aventurou no terror com o sucesso cult ‘Garota Infernal’ (com Megan Fox) – o longa traz toda a estética 80’s e conta sobre a tal Lisa do título (papel da gracinha Kathryn Newton), uma garota deslocada em seu tempo, que se apaixonou por um sujeito da era vitoriana. Assim como no conto atemporal de Mary Shelley, ele termina voltando à vida como um corpo em decomposição, que aos poucos vai se restaurando.
Cúpula do Caos

Nessa comédia satírica com elementos de terror, quem estrela é Cate Blanchett no papel da chanceler alemã. A trama se desenrola em uma conferência mundial, onde os representantes das maiores potências se encontram para tentar solucionar os problemas do planeta. Porém, como se isso já não rendesse o humor necessário, eles ainda se deparam com acontecimentos para lá de estranhos e sobrenaturais, entre eles um cérebro gigante brotando do solo, o desaparecimento de todas as outras pessoas ao redor e o surgimento de uma raça de zumbis. A produção fica por conta de Ari Aster, de ‘Hereditário’, e o filme foi definido como uma mistura entre ‘A Noite dos Mortos-Vivos’ e ‘Dr. Fantástico’, de Stanley Kubrick. A vencedora do Oscar Alicia Vikander também está no elenco.
Van Helsing: O Caçador de Monstros

Drácula, Frankenstein, o Lobisomem, o médico e o monstro. Todos personagens clássicos do horror. Mas aqui a proposta é por uma aventura repleta e ação e efeitos especiais. Se tivesse dado certo, ‘Van Helsing’ poderia ser mais uma franquia bilionária, dando frutos até hoje. Mas o destino quis que este veículo estrelado por Hugh Jackman não obtivesse o sucesso planejado. Na trama, o eterno Wolverine vive uma versão a la Indiana Jones do famoso médico encontrado nas páginas do romance Drácula, de Bram Stoker. Essa é uma versão jovial, galã e musculosa do personagem. A ideia do diretor Stephen Sommers era criar uma nova franquia, e quem sabe realizar o crossover com ‘A Múmia’ (1999), a qual o cineasta havia ressuscitado com tanto sucesso. Depois do segundo filme (2001), Sommers buscou um novo empreendimento, e resolveu juntar logo os três maiores monstros do cinema. Um dos pecados talvez tenha sido ambição demais. Porém, existem aqueles que defendem o longa com unhas e dentes. Fica aqui a recomendação para que você tire suas próprias conclusões.
Um Lobo Entre Nós

Por falar em lobisomens, a criatura peluda é uma das figuras mais famosas da cultura pop quando o assunto é o dia das bruxas e elementos de terror. É ela o assunto deste longa cômico, que possui ares do típico humor seco britânico, bem no clima de ‘Todo Mundo Quase Morto’. Sam Richardson estrela como um policial enviado a uma cidadezinha para investigar estranhos assassinatos. Os crimes parecem ter sido provocados por alguma espécie de fera, mas a coisa pode ser ainda mais aterrorizante, levando em conta que todos acreditam que um lobisomem possa ser o causador do caos.
Sharknado

Se o seu objetivo no dia das bruxas é dar risadas e se divertir, talvez o filme certo seja o trash intencional ‘Sharknado’. Se você não tinha idade o suficiente na época, precisa pesquisar e entender o que foi o “fenômeno” ‘Sharkando’ há exatos 12 anos. Numa época em que os streamings apenas engatinhavam aqui no Brasil (ou melhor, o primeiro deles, a Netflix), as TVs a cabo ainda reinavam. E nesse contexto o canal americano SyFi lançava um cult absoluto. Um filme trash que caiu nas graças do público ao ser exibido na TV e fez tanto sucesso que terminou gerando uma franquia interminável com um total de 6 filmes até 2018. A trama absurda diz exatamente o que você espera do título, uma grande tempestade repleta de tornados atinge os EUA, ou melhor, a Califórnia, e traz consigo os tubarões do mar para causar pânico e muita matança nas ruas inundadas. O riso involuntário é obrigatório. A Amazon Prime Video disponibiliza além do original também o segundo e o quarto filmes.
