Cada data do ano é apenas uma desculpa para os cinéfilos se reunirem e assistirem aos seus filmes preferidos. Mas verdade seja dita, o halloween chegou e ficou, adotado e celebrado também aqui no Brasil. É nessa época do ano que todos nós gostamos de ver uma boa história assustadora e fazer valer nossa paixão pelo cinema de gênero.
Mas você pode se perguntar: e quem não gosta deste tipo de filme mais intenso? Quem sabe, você mesmo lendo essa matéria agora pode não ser fã de filmes de terror. É justamente para você e para todos aqueles que não curtem os filmes mais intensos e de terror que destinamos essa nova matéria. Aqui, peneiramos na Netflix 10 filmes para todos que não gostam de terror poderem dizer que celebraram o halloween, com um filme que aborda a temática, mas traz apenas a diversão da data. Confira abaixo.
A Família Addams

Poucas coisas são tão a cara do “halloween” quanto a ‘Família Addams’. E de quebra você ainda pode revisitar ou conhecer dois verdadeiros clássicos dos anos 90, já que além do primeiro filme dos personagens no cinema, a Netflix disponibiliza também a sequência lançada dois anos depois – a qual muitos fãs consideram ainda melhor. Criados ainda na década de 1930 pelo cartunista Charles Addams – como forma de subverter a típica família americana – Gomez, Mortícia, Wandinha, e toda a família, nasceram em tirinhas de jornal, depois viraram série em preto e branco na TV, e até desenho animado. Mas sua primeira versão para o cinema surgiu em 1991, com esta superprodução da Paramount, estrelada por Raul Julia, Anjelica Huston, Christopher Lloyd e Christina Ricci. Os filmes, é claro, fazem boa companhia para a série de sucesso ‘Wandinha’, que estreou sua segunda temporada recentemente.
É o Fim

Se você é daqueles que prefere dar boas risadas no Halloween ao invés de se assustar, então realmente não existe nada como ‘É o Fim’. Já imaginou como seria o fim do mundo? Cada um de nós imagina uma forma para acabar a vida na Terra. E o que você gostaria de estar fazendo nesse momento? A proposta de ‘É o Fim’ mostra o que alguns dos mais famosos comediantes e atores americanos estão fazendo quando o apocalipse começa na Terra. Bem, estão dando uma festa, é claro. Quem comanda o show é Seth Rogen, Jonah Hill e o “cancelado” James Franco, mas tem espaço até para Emma Watson, Rihanna, Channing Tatum e os Backstreet Boys. Ah sim, além de monstros, demônios, possessões e muita paranoia – tudo embalado por mais risadas do que sustos. O halloween não ficará muito mais divertido do que isso.
Anaconda

Em vias de estrear o novo ‘Anaconda’, nada melhor do que revisitar o clássico dos anos 90 que serviu de inspiração. O reboot chega em dezembro deste ano – mais voltado para o humor, o longa tem Jack Black, Paul Rudd e o nosso Selton Mello no elenco. Já o original, que traz Jennifer Lopez estrelando, mirou no terror, mas terminou acertando no humor involuntário. Clássico trash, o longa já virou cult e tira mais risadas involuntárias do que sustos – seja pela cobra mais artificial do que nota de três reais, ou pela atuação mais que canastrona de Jon Voight no papel do argentino Paul Sarone (que virou meme antes da existência dos memes). Pelos motivos certos ou errados, ‘Anaconda’ é um ícone atemporal, que se recusa a deixar o acervo da Netflix – ou seja, alguma coisa está fazendo de certo.
O Halloween do Hubie

Se você é fã de Adam Sandler e sempre se perguntou por que o ator nunca fez um filme de halloween – essa é para você. Acontece que o humorista realizou o desejo dos fãs em 2020, e entregou este ‘O Halloween do Hubie’. Na trama, Sandler vive um sujeito completamente apaixonado por halloween, essa é a sua época preferida do ano. Acontece que ele é e sempre foi motivo de piada em sua cidadezinha, sem nunca ter sido levado a sério. Justamente por isso, quando misteriosos assassinatos começam a ocorrer de verdade em sua vizinhança, que pode estar relacionado a eventos sobrenaturais ou não, ele é o único que tentará impedir e solucionar, já que ninguém acredita nele.
A Maldição de Bridge Hollow

A Netflix trabalha com algoritmos, sendo assim conhece muito bem o que seus usuários procuram. Na época do Halloween, pode ter certeza de que o streaming sempre tenta encaixar uma produção original que tem a cara da data. Depois de ‘O Halloween do Hubie’ em 2020, dois anos depois foi a vez de outro comediante tentar a sorte no dia das bruxas. Marlon Wayans é quem comanda a ação no papel de um pai de família que odeia o halloween. Ao se mudar para uma nova cidade, é obrigado a combater uma maldição que faz as decorações ganharem vida.
Fantasma e CIA

Fechando a trinca das produções originais da Netflix sobre halloween, para os que não curtem filmes de terror, temos esse ‘Fantasma e CIA’, do mesmo diretor de ‘A Morte te dá Parabéns’, ‘Freaky: No Corpo de um Assassino’ e o recente ‘Drop: Ameaça Anônima’. Quem estrela aqui é o novo Capitão América, Anthony Mackie. Ele vive Frank, um pai de família que descobre um fantasma em sua nova casa. De começo, a situação parece sinistra, mas depois ele termina fazendo amizade com a assombração, papel da prata da casa da Netflix David Harbour (de ‘Stranger Things’). O “fantasma camarada” logo viraliza nas redes sociais, e termina chamando mais atenção do que deveria. Seu passado ainda em vida é o verdadeiro mistério do filme e que faz a trama girar.
Terror no Estúdio 666

Essa é para os fãs inveterados da banda de rock Foo Fighters. Pois bem, é justamente Dave Grohl e sua trupe que estrelam esse longa, escrito pelo próprio. Assim como em ‘É o Fim’, os personagens do filme são os próprios músicos, interpretando a si mesmos. Tudo acontece quando o grupo de rock decide se isolar numa mansão para gravar seu novo álbum, ato costumeiro quando bandas precisam de inspiração para escrever, compor e gravar suas músicas. Mas eis que a tal casa não está pura, e muito em breve todos eles se verão em apuros ao descobrir isso. Quem conhece mais a fundo o trabalho do Foo Fighters sabe que sua veia para o terror estava lá desde os primórdios, basta dar uma olhada no clipe da música Everlong do seu primeiro álbum, uma homenagem ao clássico de Sam Raimi, ‘Evil Dead – A Morte do Demônio’.
O Máskara

‘O Máskara’ não é necessariamente um filme de halloween, mas se encaixa perfeitamente na data. É o mais próximo que uma comédia de Jim Carrey chega disso. Bem, este e ‘O Pentelho’. Aqui, Carrey vive o perdedor Stanley, que trabalha em um banco e tem a vida tão interessante quanto a de um cágado. Tudo muda quando ele descobre uma máscara boiando em um rio. Ao coloca-la, ele se torna um ser insano de cara verde, que é praticamente um desenho animado no mundo real. Os efeitos especiais foram revolucionários, e chegaram em uma época em que o CGI ainda estava engatinhando, mas já criava atrações do nível de ‘O Exterminador do Futuro 2’ e ‘Jurassic Park’. ‘O Máskara’ foi o próximo passo nessa evolução. Fora isso, marcou como o primeiro trabalho no cinema de uma certa Cameron Diaz, que chega como um furacão em cena.
Entre Facas e Segredos

Agora chega uma dica para os que não curtem terror, mas apreciam um bom mistério no estilo “who-dunit” – ou seja, no melhor clima de Agatha Christie. Sem dúvida o nome moderno para isso é o do diretor Rian Johnson, que criou seu detetive Benoit Blanc e fez dele um ícone atual do gênero. Vivido por Daniel Craig, ele é irônico, mas altamente intuitivo e inteligente. Aquele tipo de personagem que espera o circo pegar fogo primeiro, para depois intervir e esclarecer. No primeiro longa, de 2019, ele se vê em meio a uma briga familiar pela herança de um velho milionário.
O elenco é sempre um chamariz à parte, com nomes como Chris Evans, Ana de Armas e Jamie Lee Curtis. No segundo, o detetive é um dos convidados de um jovem bilionário da tecnologia, e viaja com os demais hóspedes para um fim de semana em uma ilha reclusa. Em ‘Glass Onion’ os destaques são Edward Norton, Janelle Monaè, Kate Hudson e Dave Bautista. Esse ano ainda sai o terceiro filme, ‘Vivo ou Morto’, com Josh Brolin, Jeremy Renner e Glenn Close – também pela Netflix.
7 Mulheres e um Mistério

Finalizando a matéria, temos outro filme de suspense e mistério no estilo Agatha Christie. Essa uma produção italiana que é na verdade o remake do francês ‘8 Mulheres’, de 2002. E se na versão original francesa tínhamos nomes de peso como Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Emmanuelle Béart, Ludivine Sagnier e Virginie Ledoyen; a refilmagem não poderia deixar por menos, escalando grandes nomes do cinema italiano, vide Margherita Buy, Diana Del Bufalo, Benedetta Porcaroli e Sabrina Impacciatore. Na trama composta unicamente por uma família de mulheres, o único homem, o patriarca, é assassinado e nunca aparece. A sacada é descobrir qual delas é a assassina. Temos as duas filhas, a esposa traída, a amante, a avó beberrona e até a suspeita de praxe, a governanta.
