quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioDestaque10 filmes para ficarmos de olho no Festival Cinemato 2025

    10 filmes para ficarmos de olho no Festival Cinemato 2025

    De 14 a 20 de julho, os holofotes da cinefilia nacional se voltam para um dos principais festivais de cinema da região Centro-Oeste — e também um dos mais antigos do Brasil: o Festival Cinemato. Com uma programação que reúne 62 filmes de 19 estados, o evento promete uma edição emblemática, repleta de reflexões sobre as múltiplas realidades do país.

    Filme 'Cabeça de Boi', de Lucas Zacarias
    Filme ‘Cabeça de Boi’, de Lucas Zacarias

    Pra começar com o pé direito, o festival abre no dia 14 de julho com uma sessão especial do documentário restaurado — e desaparecido por mais de um século — Amazonas, o Maior Rio do Mundo, de Silvino Santos. A exibição contará com trilha sonora ao vivo, executada pelos musicistas Henrique Santian e Jhon Stuart.

    Filme 'O Silêncio das Ostras', de Marcos Pimentel
    Filme ‘O Silêncio das Ostras’, de Marcos Pimentel

    Nos dias seguintes, o festival será movimentado por uma aguardada seleção de produções que tem tudo para serem muito interessantes. Ao todo, 21 filmes — sendo 6 longas e 15 curtas-metragens nacionais — foram escolhidos para disputar o Troféu Coxiponé, inspirado na etnia Bororo, que habitava as margens do Rio Coxipó e representa a resistência cultural de Mato Grosso.

    Abaixo, selecionamos algumas obras que prometem fazer sucesso na aguardada edição do festival:

     

    O Silêncio das Ostras

    YouTube video

    Um importante olhar para as atividades predatórias. Partindo para uma impactante crítica social através dos conflitos emocionais de uma jovem que acompanha as mudanças de tudo e todos ao seu redor, O Silêncio das Ostras, novo trabalho do cineasta Marcos Pimentel, fortalece o debate sobre as ações das mineradoras. Com uma belíssima fotografia assinada pelo craque Petrus Cariry, o projeto alimenta seu discurso através da tentativa de sobrevivência de deslocados em meio à destruição.

     

    Serras das Almas

    YouTube video

    Em Pernambuco, um roubo de joias irá reunir um antigo grupo de amigos desajustados, fazendo com que os resultados sejam catastróficos. Vigiados por fantasmas do passado, cada um deles terá que encontrar sua própria forma de liberdade. (Sinopse Oficial)

     

    Concerto de Quintal

    YouTube video

    Um músico revisita memórias sonoras do pai ao ouvir gravações em fitas K7. A partir desse acervo, mergulha pelos diversos ritmos que compõem a identidade musical de Porto Velho, Rondônia. (Sinopse Oficial)

     

    Kopenawa: Sonhar a Terra Floresta

    O documentário ecoa a voz de Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena e defensor da Amazônia. Com imagens de arquivo e participações de personalidades como Ailton Krenak, Claudia Andujar, José Celso, Gilberto Gil, entre outros, o filme oferece um olhar poético sobre a ancestralidade e os desafios enfrentados pelo povo Yanomami. Davi, xamã e ativista global, reflete sobre o impacto causado pelas invasões nos territórios indígenas, a crise climática e o futuro da humanidade. (Sinopse Oficial)

     

    Pedra Vermelha

    O anúncio da construção de 25 grandes hidrelétricas na Bacia do Rio Uruguai deu origem a um movimento de resistência que virou símbolo de mobilização popular. São mais de 40 anos de luta contra o dilúvio programado do Rio Uruguai. Uma pedra no caminho do projeto da Usina Hidrelétrica de Itapiranga. (Sinopse Oficial)

     

    Mawé

    No coração da floresta amazônica, a etnia Saterê Mawé preserva um dos mais intensos rituais de passagem: A dolorosa prova de luvas das temidas formigas TUCANDEIRAS, símbolo de transição da juventude para a vida adulta. MAWÉ (Bruno Castro), um jovem indígena em conflito com a tradição, se recusa a enfrentar o ritual e é expulso de sua aldeia pelo rígido cacique Sahu (Ismael Sahu). Isolado, foge para Manaus, onde cresce entre os contrastes e desafios da selva urbana. (Sinopse Oficial)

     

    A Nave que Nunca Pousa

    A Nave Que Nunca Pousa paira sobre uma comunidade quilombola no sertão da Paraíba. Os moradores locais precisam lidar com as consequências desse acontecimento. Uma ficção científica documental nas terras de Aruanda. (Sinopse Oficial)

     

    Arame Farpado

    No interior de São Paulo, duas irmãs e um recém-chegado padrasto são forçados a passar uma noite na sala de espera de um hospital, onde precisam lidar com estranhos – ao mesmo tempo em que buscam uma maneira de colocar sua família de volta aos trilhos. (Sinopse Oficial)

     

    Mãe

    Em um Rio Grande do Sul marcado por desafios e preconceitos, Maria, uma mulher transexual, se encontra em uma jornada desafiadora: a maternidade. Ao lado de Dário, seu marido, ela assume a responsabilidade de criar seu filho, Zezim. Enquanto luta para construir uma vida digna e manter sua família unida, ela enfrenta o peso do racismo e da discriminação, desafiando barreiras sociais e pessoais. Sua história revela o poder transformador do amor, da coragem e da luta por um lugar. (Sinopse Oficial)

     

    Reagente

    Uma médica, um enfermeiro e um traficante atravessam a noite durante o pico da pandemia. (Sinopse Oficial)

     

    O Cinepop fará a cobertura do evento à convite do festival. Não deixem de acompanhar tudo aqui no site e também pelas nossas redes sociais.

     

    Últimas Notícias