Um ato consciente e uma decisão difícil para os familiares, a doação de órgãos é responsável pelo salvamento de milhares de vidas ano após ano. O mundo do cinema aborda o assunto de várias formas, em diferentes conflitos, em vários projetos que nos fazem refletir sobre o tema. Para também pensarmos sobre o assunto, segue abaixo uma lista com 10 filmes para refletir sobre doação de órgãos:
Lançado 13 anos atrás, com um elenco repleto de nomes famosos, Não me Abandone Jamais aborda uma inusitada história de um grupo de amigos que descobrem que foram criados para serem doadores.
Coração e Alma
Disponível no cada vez melhor catálogo da Prime Video, Coração e Alma, dirigido pela cineasta Katell Quillévéré e exibido no Festival Varilux de Cinema Francês no ano de 2017, na trama acompanhamos um surfista que vê sua vida em risco e acaba vendo seu destino se conectar a uma pessoa em paris.
Após uma tragédia, o protagonista embarca em uma jornada angustiante para tentar salvar algumas vidas. O longa-metragem é dirigido pelo cineasta italiano Gabriele Muccino.
Dirigido por Nick Cassavetes, o emocionante longa-metragem Uma Prova de Amor nos mostra a história de uma jovem que nasceu para salvar a vida de sua irmã e acaba embarcando em diversos conflitos.
Repo Men
O futurístico filme dirigido por Miguel Sapochnik aborda um contexto complexo, com uma empresa que mudou os rumos da medicina com a criação de órgãos humanos artificiais, só que para isso as pessoas que fazem os transplantes tem que pagar valores altíssimos, gerando um enorme conflito na sociedade. O filme é baseado no livro de Eric Garcia chamado The Repossession Mambo.
Tráfico de Órgãos
Lançado em 2010, dirigido pelo ótimo cineasta islandês Baltasar Kormákur, Tráfico de Órgãos nos apresenta a história de um pai que corre atrás de um pulmão para a filha no México, em um mercado paralelo de doação de órgãos. Ao longo dessa jornada, ele precisará tomar decisões com as informações que começa a receber sobre esse transplante.
Disponível no catálogo da Star Plus, The God Committee aborda as difíceis decisões de um comitê de transplantes de um Hospital de Nova York para se definir quem receberá um coração que acabou de chegar.
Feitiço do Coração
Lançado 23 anos atrás, o romance dramático Feitiço do Coração nos mostra a história de um homem que se apaixona por uma mulher que recebeu o coração de sua esposa que faleceu em um trágico acidente.
Longa-metragem brasileiro, lançado em 2019, com rápida passagem pelos cinemas, Bate Coração nos mostra a história de um homem que após um ataque cardíaco recebe no transplante o coração de uma travesti.
Na trama, conhecemos Chris (Jacob Elordi) um jovem universitário, que está em busca do que quer fazer de sua vida. Ele possui problemas de relacionamento com o exigente pai e vê sua rotina e destino mudar quando conhece a jovem Sam (Tiera Skovbye) por quem logo se apaixona. Em paralelo a essa história que rumava para uma romance como algum outro qualquer, conhecemos o cubano Jorge (Adam Canto), de família rica que levantou um império de Rum. Desde criança, Jorge possui graves problemas no pulmão mas isso não o impediu de seguir em frente e até encontrar o amor no relacionamento com a aeromoça Leslie (Radha Mitchell). Essas duas estradas, que aparentemente nunca se cruzariam, vão levar uma flechada do destino onde dilemas, dor, amor e perda vão se encontrar em um determinado momentos de suas trajetórias. Como fator de curiosidade, o longa-metragem, conforma já dito, é baseado em fatos reais. O personagem Jorge é inspirado em Jorge Bacardi, um dos herdeiros da famosa marca de bebidas destilada.