A vida tem obstáculos que, muitas vezes, nos fazem voltar algumas casas para só então poder novamente avançar. Isso faz parte da nossa história. É nesses momentos que amadurecemos como seres humanos, colocando nosso foco para os nossos sonhos e nos detalhes que importam. Para você que gosta de filmes com essa temática, segue abaixo uma lista bem legal:
Bayoneta (Netflix)
Na trama, conhecemos o boxeador e medalhista olímpico mexicano Miguel ‘Bayoneta’ (Luis Gerardo Méndez) que, após um trágico final de sua última luta, quando era visto como uma estrela em ascensão no esporte que escolheu, resolve se mudar para a Finlândia se distanciando de amigos e família. Nesse lugar, busca se reestabelecer emocionalmente quando uma nova oportunidade chega até ele.
Mãos à Obra (Selecionado para o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025)
Paul (Bastien Bouillon) deixou uma carreira de relativo sucesso na fotografia para se arriscar no universo literário. Pressionado a realizar um grande romance – com seus trabalhos anteriores sendo um sucesso com os críticos e um fracasso de vendas – e com as contas se acumulando, ele precisa enfrentar a situação enquanto lida com a distância dos filhos, que estão indo com a ex-esposa morar no Canadá, além dos questionamentos e preocupações do pai. Enfrentando essas e outras questões para manter seu novo desejo vivo, Paul luta para sobreviver junto a seus sonhos e acaba se cadastrando em um aplicativo que funciona como um leilão de trabalhos mal pagos.
História de Amor em Copenhague (Netflix)
Mia (Rosalinde Mynster) é um escritora de sucesso que vive seus dias em total descontrole, adepta das relações constantes e descartáveis. Tudo muda em sua vida quando conhece Emil (Joachim Fjelstrup), um solteiro, pai de dois filhos. Os dois logo se apaixonam e começam a viver o desejo de ter um filho juntos. Esse processo colocará à prova todo o amor que sentem um pelo outro.
Sob o Sol da Toscana (Disney Plus)
Em Sob o Sol da Toscana, as desilusões se misturam com um leque de possibilidades quando a vida de uma escritora e crítica literária se torna vazia, triste, percorrendo um caminho rumo a maturidade em se redescobrir.
Na trama, conhecemos Chihiro (Kasumi Arimura), uma jovem cheia de energia e leitora de mangá que faz a diferença na vida de muitas pessoas – com simples gestos. Ela abandonou a vida como acompanhante em uma casa de massagens para trabalhar num pequeno estabelecimento em uma região litorânea japonesa. Parece se dar bem nesse recomeço na vida, exala alegria por onde passa mas por dentro as reflexões do passado se juntam a histórias de muitos personagens que vão cruzar seu caminho – ao longo das pouco mais de duas horas de projeção.
Pig (MUBI)
Na trama, acompanhamos Rob (Nicolas Cage) um homem que encara sua solitude como algo normal na região de florestas no interior de Oregon, vivendo com seu porco que o ajuda a resgatar trufas e assim vender para um negociante desse produto, o jovem empreendedor Amir (Alex Wolff). Certo dia, em uma noite fria, sequestram seu porco, levando o protagonista a ter que encarar todo seu passado em busca do animal. Parece uma sinopse doida né? Mas saibam, é um filme surpreendente.
O novo trabalho do aclamado cineasta alemão Wim Wenders, Perfect Days, é uma jornada atenta aos detalhes que percorre o curioso recorte sobre um homem de poucas palavras, que contempla o momento na sua forma mais simples, chegando no olhar para o outro em meio as verdades do cotidiano.
Allison (Florence Pugh) é uma mulher de 26 anos que está num momento muito feliz, prestes a se casar com o grande amor de sua vida. Só que um dia, uma tragédia acontece, fazendo com que sua vida mude completamente. Tentando seguir em frente, meses após o ocorrido, seu destino novamente se cruza com o de seu ex-sogro, Daniel (Morgan Freeman), um ex-policial e também ex-alcoólatra. Ambos vão precisar se entender e buscar entendimento para curar feridas do passado.
Laura (Embla Ingelman-Sundberg) viaja com sua amiga Alex (Aviva Wrede) pela Europa, uma ideia que vem sendo planejada há anos. Em um dos países que desembarcam, Laura acorda certa manhã numa cama, com indícios de que passou a noite com alguém. Em conflito com a situação e sem saber ao certo o que aconteceu – tendo apenas leves lembranças -, a protagonista passa por uma jornada de descobertas, na qual o medo do que pode ter acontecido se torna cada vez mais sufocante.
Terra Selvagem (Tem para aluguel em algumas plataformas)
Os irmãos Stanley (Charlie Hunnam) e Walter ‘Lion’ (Jack O’Connell) vagam pelas ruas de uma cidade norte-americana em busca do sonho de serem famosos, dentro do universo do boxe amador. Quando se veem encurralados por uma dívida, são obrigados a levar Sky (Jessica Barden) – que eles não fazem a mínima de ideia de quem seja – até uma pessoa em San Francisco, em troca disso, tem a dívida perdoada e conseguem a inscrição em um torneio de boxe de alta visibilidade em San Francisco. Assim, os três entram em uma jornada sem muito foco que passa por abalos emocionais enormes.