Tem filmes que bastam os primeiros minutos para conseguirmos nos conectar. Isso não acontece toda hora, mas também não é incomum. Geralmente, essas obras nos enchem de curiosidade, com poderosas que seguem até o seu desfecho. Pensando em alguns filmes com alto poder de convencimento da nossa atenção, segue abaixo uma lista maravilhosa:
Detrás De La Montaña
Na trama, conhecemos Miguel (Benny Emanuel), um responsável jovem, abandonado pelo pai no nascimento, que trabalha como datilógrafo em um escritório público na Cidade do México. Sua vida é simples, vive com sua mãe – que sofre até o presente pelo abandono do marido – em um humilde apartamento e tem o sonho de chamar Carmela (Renée Sabina), uma cliente regular do seu trabalho, para um encontro. Após uma tragédia, dominado por sentimentos conflitantes nos quais se vê amplamente perdido, resolve ir atrás do pai para dar um ponto final na história dele.
Na trama, conhecemos Miguel (Guillermo Francella), um meteorologista que trabalha na televisão faz tempo e agora acaba de ganhar um programa somente seu para falar sobre o tempo. Conhecido como infalível, por nunca ter errado uma previsão do tempo, durante uma dia onde ele fez uma previsão de noite tranquila uma tempestade nunca antes vista na argentina atinge em cheio Buenos Aires. Nos dias seguintes, fugindo da fúria de seus fãs ele resolve voltar para sua cidade natal, córdoba, onde reencontra a única filha, a pediatra Carla (Romina Fernandes).
Na trama, conhecemos Teresa (Ana Luiza Rios) e Antonio (Matheus Nachtergaele), dois personagens distantes, sozinhos no mundo, que acabam se conhecendo por acaso, ambos em busca de uma nova vida numa outra cidade. A partir desse encontro, e acolhendo uma criança abandonada, os personagens buscarão encontrar soluções para precariedade que flerta com suas rotinas, dependendo de quando a sorte voltará a sorrir. Mas o que será o suficiente para um é o mesmo que para o outro?
Na trama, acompanhamos um homem que mora numa região gelada de apenas 6.000 habitantes no interior do Japão. Ele vive com sua filha e trabalha como uma espécie de faz tudo da região, além de ser um grande conhecedor do lugar. Quando uma empresa de Glamping (algo como um acampamento confortável) resolve criar um empreendimento no lugar, uma área para turistas vindos principalmente de Tóquio, o protagonista e moradores entram em desacordo com a empresa.
Na Terra de Santos e Pecadores
Na trama, ambientada em meados da década de 70, conhecemos o assassino de aluguel Finbar (Liam Neeson), um homem já amargurado pelo seu passado que após a morte da esposa vem aos poucos começando a repensar suas escolhas e os rumos para o futuro. Morando numa vila de poucos habitantes, longe dos agitados dias de tensão política na outra parte da Irlanda, ele enfim resolve se aposentar. Mas a chegada ao local de um grupo associado ao IRA, liderado por Doireann (Kerry Condon) faz Finbar repensar algumas questões.
Na trama, conhecemos o amargurado Totó (Ângelo Antônio), dono de um bar decadente, que após ser abandonado pela companheira, resolve acertar as contas com um outro morador da cidade onde mora, Durval (Babu Santana). Totó então contrata Jerominho (Rodger Rogério), que diz ser um competente pistoleiro, para matar Durval. Mas as coisas não saem conforme o planejado, levando essa história para uma série de desencontros rumo às profundezas da solidão.
Na trama, conhecemos Carla (Leonie Benesch), uma professora recém chegada numa escola que após um os seus alunos ser acusado de roubo precisa lidar com um problema atrás do outro gerando uma série de constrangimentos que colocam para o centro dos debates o sistema de educação e quem faz parte dele.
A Geração do Mal
Na trama, conhecemos Gintas (Vytautas Kaniusonis) um delegado de uma pequena cidade na Lituânia que logo quando almeja ser o prefeito do lugar, uma enxurrada de situações macabras se juntam a sua própria inconsequência. Ao mesmo tempo que precisa descobrir a pessoa responsável por crimes cruéis que vão se espalhando pela cidade, precisa lidar com os desenrolares de sua traição com a esposa de um amigo, o relacionamento explosivo com a filha e a perseguição de um implacável procurador. Flashbacks ambientados nos anos 1990 ajudam a contar as verdades dessa trama repleta de mistério.
Na trama, conhecemos o Padre Andrew Kiernan (Gabriel Byrne), enviado do Vaticano até o Brasil, pelas altas autoridades da Igreja Católica, para investigar o aparecimento de uma estátua que chora sangue. Nesse mesmo dia, uma turista compra uns objetos e envia para a filha cabeleireira, Frankie (Patrícia Arquette), nos Estados Unidos. Depois de um tempo, a jovem percebe que alguma coisa está errada com ela quando estigmas aparecem em seu corpo e somente o Padre Andrew poderá ajudá-la.
Na trama conhecemos o Sr.Williams (Bill Nighy), um homem que trabalha quase toda vida no funcionalismo público, mais precisamente no departamento de obras públicas. Esse homem de fala mansa, pacato, parece ter um cotidiano robótico, monótono, com as responsabilidades bem demarcadas e um relacionamento distante com os filhos. No dia em que recebe a notícia de que está com uma doença terminal e tem poucos meses de vida, praticamente vê o filme de sua vida passar pelas suas memórias e nos dias seguintes vai buscar novos caminhos para sua estrada, se envolvendo em novas relações interpessoais e experiências, mesmo com o pouco tempo de vida que ainda tem.