sábado, abril 27, 2024

10 grandes álbuns que completam CINCO ANOS em 2024

Mais um ano se inicia e, com ele, começamos a desenterrar memórias não muito remotas de grandes produções musicais, cinematográficas e televisivas que, volta e meia, revisitamos com nostalgia.

Há meia década, o mundo fonográfico era dominado por nomes como Billie EilishTaylor SwiftFKA TwigsLizzo e vários outros com incursões artísticas que caíram no gosto do público e da crítica – e que, agora, merecem ser lembradas.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando dez grandes álbuns que completam cinco anos em 2024 para você conferir.

Veja abaixo e conte para nós qual o seu favorito:

THANK U, NEXT, Ariana Grande

Lançamento: 08 de fevereiro de 2019

Ariana Grande se tornou uma powerhouse do mundo da música de forma inenarrável e invejável – dominando as paradas ao redor do planeta e as plataformas de streaming com músicas envolventes e uma lírica pungente e sexy, ao mesmo tempo. E esse foi o caso de ‘thank u, next’, seu 5º álbum de estúdio – e considerado a melhor entrada de sua carreira até então. Contando com inúmeros hits, incluindo a faixa-título e canções como “break up with your girlfriend, i’m bored”“7 rings”, o disco foi indicado à categoria de Álbum do Ano no Grammy 2020.

WHEN WE ALL FALL ASLEEP, WHERE DO WE GO?, Billie Eilish

Lançamento: 29 de março de 2019

Não deixe de assistir:

Garantindo a Billie Eilish nada menos que a estatueta de Álbum do Ano no Grammy Awards, ‘When We All Fall Asleep, Where Do We Go?’ consagrou-se como uma das maiores estreias fonográficas do século e colocou a cantora e compositora no centro dos holofotes com uma originalidade obscura única e que lhe renderia diversos sucessos. Dentre os sete singles lançados, a obra conta com faixas como “bad guy”“you should see me in a crown”“all the good girls go to hell” e outras.

TITANIC RISING, Weyes Blood

Weyes Blood vinha trabalhando em ‘Titanic Rising’ desde 2017, logo após ter assinado contrato com a gravadora Sub Pop e se reunir com o produtor Jonathan Rado. Não demorou muito para que ela abrisse espaço para homenagear um dos filmes que mais impactaram em sua vida, ‘Titanic’, dirigido por James Cameron em 1997 – ora, não é à toa que o título seja homenagem ao gigantesco transatlântico e premedite e tragédia que acometeu o navio em pleno oceano Atlântico. É a partir dessas concepções que a obra se consagra como uma perifrástica aventura, invadindo as ideias memorialísticas e saudosistas de um tempo que não mais irá voltar – como também nos abraça numa narcótica necessidade de compreender a misteriosa atmosfera setentista da qual ela se vale.

CUZ I LOVE YOU, Lizzo

Lançamento: 19 de abril de 2019

A grande ideia de ‘Cuz I Love You’, terceiro álbum da vencedora do Grammy Lizzo, é fornecer aos fãs e aos ouvintes em geral uma perspectiva repaginada, ainda mais num momento tão mercadológico da música quanto este em que vivemos. Desde sempre, o hibridismo de gêneros foi acatado por artistas revolucionários dessa imortal indústria, e até seus suis-generis mais inovadores adquiriram um patamar mainstream. Lizzo, por sua vez, não se contenta ao que vem se fazendo, mas ao que poderia estar sendo feito.

FEVER DREAM, Of Monsters and Men

Lançamento: 26 de julho de 2019

Cinco anos depois de terem lançado o aclamado ‘Beneath the Skin’, a banda islandesa de indie folk e pop Of Monsters and Men voltou a chamar nossa atenção para a divulgação de seu terceiro álbum de estúdio. ‘FEVER DREAM’, como ficou conhecida a nova peça fonográfica, foi descrito antes de seu recente début como uma transformação na identidade sonora do icônico grupo – nas palavras da própria lead singer Nanna Bryndís, que procurava se afastar das canções nas quais trabalhara exaustivamente desde o começo da carreira em prol de algo que talvez caísse mais no gosto popular.

LOVER, Taylor Swift

Lançamento: 23 de agosto de 2019

O sétimo álbum de estúdio de Taylor Swift foi lançado em 2019 e recebeu críticas bastante positivas por parte dos especialistas, além de ter se tornado um sucesso comercial gigantesco, vendendo mais de 3,2 milhões de cópias. Contando com diversas músicas promocionais, Swift também conquistou três indicações ao Grammy Awards, incluindo Música do Ano com “You Need to Calm Down”, além de delinear narrativas sobre paixão, feminismo e até mesmo acerca dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

NORMAN FUCKING ROCKWELL!, Lana Del Rey

Lançamento: 30 de agosto de 2019

Apesar de sua costumeira doce sonoridade, Lana Del Rey vive dentro de belíssimas e sofridas contradições que, diferente do que poderíamos pensar, é o principal aspecto que sempre nos rouba a atenção quando anuncia uma peça musical nova ou um álbum em potencial. E é claro que, dois anos depois do lançamento de ‘Lust for Life’, ela retornaria com mais uma obra conceitual e nostálgica, sem perder sua originalidade e sua incrível habilidade como compositora. Nesse escopo, a parceria entre Del Rey e Jack Antonoff intitulada ‘Norman Fucking Rockwell!’ acerta em praticamente tudo a que se propõe a fazer – incluindo desenhar uma triste jornada amorosa que se desenvolve em mais de uma hora de duração.

K-12, Melanie Martinez

Dizer que Melanie Martinez é uma cantora convencional é cair em uma gigantesca falácia: a artista de apenas 24 anos ganhou fama depois de participar da terceira temporada do reality show ‘The Voice’, logo depois lançando seu primeiro e alternativo álbum de estreia intitulado ‘Cry Baby’. É inegável comentar sobre a qualidade de seu début e, cinco anos depois, Martinez retornou para os holofotes com o lançamento de mais uma interessante produção chamada ‘K-12’ – e isso não é tudo: acompanhando a obra de treze faixas, ela também aproveitou para dirigir e produzir um bizarro longa-metragem de pouco mais de noventa minutos na qual nos convida para uma distorcida viagem num colégio saído de qualquer filme de terror adolescente que você consiga pensar.

TURN OFF THE LIGHT, Kim Petras

Lançamento: 01 de outubro de 2019

Kim Petras surgiu há pouco tempo no cenário musical, mas já entregou alguns dos melhores álbuns da década passada – incluindo a antologia de terror pop ‘TURN OFF THE LIGHT’. A compilação, dividida em duas partes, foi lançada como um álbum único no ano passado e trouxe referências de clássicos como ‘Halloween’ e ‘Dia dos Namorados Macabro’ para construir uma narrativa arrepiante e movida a incursões do avant-pop e do pop industrial.

MAGDALENE, FKA Twigs

Lançamento: 08 de novembro de 2019

FKA Twigs lançou o melhor álbum de sua carreira em 2019 com o irretocável ‘MAGDALENE’, principalmente por misturar o vanguardismo do art pop com uma pessoalidade urgente e tocante. O compilado foi inspirado no término de seu relacionamento com o ator Robert Pattinson e trouxe um grupo considerável de co-produtores que a ajudou a manter o álbum coeso e limpo. Dentre os vários singles, podemos mencionar “Cellophane” e “Sad Day” como os destaques.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS