terça-feira, agosto 19, 2025
More
    InícioMatérias10 Grandes Filmes de Diretoras Aclamadas

    10 Grandes Filmes de Diretoras Aclamadas

    A cada ano que passa mais cineastas mulheres estão conseguindo projeção dentro do complexo e ainda machista universo audiovisual. Com os avanços nas reflexões de pautas importantes de nossa sociedade, em vários cantos do mundo surgem cada vez mais novas profissionais em todas as áreas da indústria cinematográfica. Pensando sobre isso, resolvemos criar uma poderosa lista com 10 filmaços de diretoras aclamadas:

     

    Caçadores de Emoções

    YouTube video

    Um dos grandes filmes de ação dos anos 90 (e podemos dizer também da história do cinema norte-americano), Caçadores de Emoção – dirigido pela vencedora do Oscar Kathryn Bigelow  – reúne uma forte história, personagens carismáticos, ação, aventura, nos mostra os limites da amizade, os limites da lei, vários pontos reflexivos reunidos em um filme pulsante protagonizado por Patrick Swayze e Keanu Reeves.

     

    Ataque dos Cães

    YouTube video

    Depois de um intervalo de 12 anos longe dos cinemas, a cineasta neo zelandesa Jane Campion voltou aos longas-metragens, dessa vez em uma produção para a Netflix. Ataque dos Cães não é um filme fácil. Rico em detalhes, com excelentes interpretações, caminhamos até o ano de 1925, no velho oeste americano, onde conhecemos a história de dois ricos irmãos fazendeiros e as surpresas que acontecem quando outras pessoas passam a frequentar suas vidas mais de perto.

     

    Nomadland

    YouTube video

    O que é lembrado, vive. Baseado no livro homônimo de Jessica Bruder, dirigido pela cineasta chinesa Chloé Zhao, Nomadland é um road movie cíclico sobre a solidão e os desencontros em relação ao lugar no mundo de uma forte e solitária protagonista (interpretada pela ótima Frances McDormand). Nos faz refletir bastante sobre nossa existência e também sobre as estradas da vida que todos enfrentamos, cada qual a sua forma. Assuntos atuais como a crise econômica e as gangorras de um capitalismo que leva a maioria dos trabalhadores a serem um mero número sem piedade quando as dificuldades ou rendimentos abaixo do esperado chegam também estão presentes nesse belo trabalho.

     

    Encontros e Desencontros

    YouTube video

    Já um clássico da ótima filmografia da cineasta Sofia Coppola, Encontros e Desencontros nos mostra um ator norte-americano que está no outro lado do mundo, no Japão, para participar de um comercial. No mesmo hotel que ele, está uma jovem que está em viagem com o marido que a deixa sozinha quase sempre. Essas duas almas se encontram certa vez e seus destinos acabam interligados a partir desse momento.

     

    Lady Bird

    YouTube video

    Escrito e dirigido pela atriz, roteirista e cineasta adorada pelos cinéfilos de todo o planeta, Greta Gerwig, Lady Bird mostra os caminhos percorridos por uma jovem perto dos 18 anos que equilibra sua vida na linha tênue entre rebeldia e personalidade forte.

     

    Que Horas ela Volta?

    YouTube video

    Transformando uma história simples em um fabuloso roteiro, Que Horas ela Volta?, longa-metragem de 112 minutos, dirigido por Anna Muylaert é cativante do início ao fim. Na trama, acompanhamos a carismática empregada Val (Regina Casé), uma mulher que vive com uma família de classe alta em São Paulo e possui um conflito mal resolvido em seu passado, com sua única filha, que precisou abandonar há mais de 10 anos. Toda essa junção de emoções chega como uma erupção sentimental quando a antes jovem, agora vestibulanda Jéssica (interpretada pela excelente Camila Márdila), bate em sua porta.

     

    Como nossos Pais

    YouTube video

    Minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos ainda somos os mesmos. Falando sobre a dura rotina impossibilitada do sonhar de uma mulher perto dos quarenta anos que descobre segredos de família e precisa lidar com um casamento em declínio, Como Nossos Pais, trabalho da excelente cineasta Laís Bodanzky, é um filme que emociona e gera reflexões, aliada a uma impactante atuação da atriz Maria Ribeiro que consegue prender a atenção do público do início ao fim.

     

    Selma: Uma Luta Pela Igualdade

    YouTube video

    Ser profundamente amado por alguém nos dá força, amar alguém profundamente nos dá coragem. Dirigido pela cineasta norte-americana Ava DuVernay, Selma: Uma Luta Pela Igualdade, tem como principal tema central em seu roteiro a luta pelo direito a votação dos negros nas eleições norte-americanas, o filme de 128 minutos possui uma excelente direção, além de discursos empolgantes e uma atuação brilhante e inspirada do ator David Oyelowo que interpreta o protagonista Martin Luther King Jr.

     

    Corações Livres

    YouTube video

    No ano de 2002, a brilhante cineasta dinamarquesa Susanne Bier, brindou os cinéfilos com mais um filme maravilhoso. Na trama, conhecemos um casal de namorados apaixonados, Cæcilie e Joachim, que vivem tranquilamente em uma grande cidade na Dinamarca. Certo dia, após um grave acidente, Joachim perde os movimentos da cintura para baixo e isso causa uma série de transtornos para Cæcilie que não consegue se adaptar a essa nova situação. Joachim, fora atropelado por Marie (Paprika Steen) que é casada com o médico Niels (Mads Mikkelsen) e trabalha no mesmo hospital onde Joachim é internado. O que acontece? Cæcilie começa a se aproximar de Niels e um intenso relacionamento amoroso acontece, deixando o destino de cada personagem incerto.

     

    Anatomia de uma Queda

    YouTube video

    As hipóteses de uma tragédia. Vencedor de muitos prêmios, inclusive a Palma de Ouro em Cannes o longa-metragem Anatomia de uma Queda nos leva para o campo das suposições, dos dilemas, na vida de uma família que desmorona por completo após uma fato impactante. Escrito e dirigido pela cineasta francesa Justine Triet, o projeto caminha de forma minuciosa pela exclusão da determinação, jogando todos seus holofotes para os fatos, conclusões e achismos que envolvem um casamento em crise que se afunda em frustrações, com a presença de um fardo emocional marcante, após uma outra tragédia no passado.

    Últimas Notícias