A minissérie de suspense ‘Bem-Vindos à Vizinhança’ (‘The Watcher’), do prolífico realizador Ryan Murphy, chegou recentemente à Netflix e já vem conquistando os assinantes da plataforma.
Na trama, o sonho da família Brannock de viver na casa perfeita rapidamente se transforma em um verdadeiro pesadelo. Cartas assustadoras são apenas o começo de tudo o que está por vir depois que os segredos sinistros do bairro são revelados. Inspirada em uma história real.
Estrelada por nomes como Naomi Watts, Bobby Cannavale, Jennifer Coolidge, Noma Dumezweni e outros, a produção ajudou a reacender o gosto do público por minisséries inspiradas em histórias reais.
Pensando nisso, montamos uma breve lista com dez produções do gênero para você conferir depois de ‘Bem-Vindos à Vizinhança’.
Confira:
ALIAS GRACE (2017)
Grace Marks (Sarah Gadon) é uma jovem irlandesa de classe média baixa, que decide tentar a vida no Canadá. Contratada para trabalhar como empregada doméstica na casa de Thomas Kinnear (Paul Gross), ela é condenada à prisão perpétua pelo assassinato brutal do seu patrão e da governanta da casa, Nancy Montgomery (Anna Paquin). Passados 16 anos desde o encarceramento da imigrante, o Dr. Simon Jordan (Edward Holcroft) se apaixona por Grace e fará de tudo para descobrir a verdade sobre o caso.
ESCAPE AT DANNEMORA (2018)
Tilly Mitchell (Patricia Arquette) é uma funcionária de uma prisão do norte de Nova Iorque, que se vê envolvida com Richard Matt (Benicio Del Toro) e David Sweat (Paul Dano), dois detentos do local. É aí que ela decide ajudá-los a fugir do presídio. A produção recebeu aclame por parte da crítica especializada e do público, conquistando inúmeras indicações ao Emmy Awards – incluindo Melhor Minissérie, Melhor Ator para Del Toro e Melhor Atriz para Arquette.
TRUST (2018)
John Paul Getty III, herdeiro de um império petrolífero, é sequestrado por mafiosos, que exigem uma quantia milionária em troca da liberação do adolescente. Enquanto a família parece não se importar com o sequestro, John Paul passa cinco meses em cativeiro e chegou a perder uma orelha nas mãos dos criminosos. Donald Sutherland, Hilary Swank, Brandon Fraser e outros fizeram parte do elenco.
A VERY ENGLISH SCANDAL (2018)
Durante os anos 1960, a homossexualidade estava em processo de legalização no Reino Unido. Jeremy Thorpe (Hugh Grant) é líder do Partido Liberal Britânico e esconde seu relacionamento amoroso com outro homem, Norman (Ben Whishaw). Algum tempo depois, quando seu ex-amante ameaça revelar o caso, Thorpe decide elaborar um plano de ação que, eventualmente, acaba expondo todo o escândalo.
OLHOS QUE CONDENAM (2019)
‘Olhos que Condenam’ tornou-se uma das minisséries mais importantes e aclamadas da década passada e partiu da mente de ninguém menos que Ava Duvernay. A trama conta a história de cinco adolescentes negros do Harlemcondenados por um estupro que não cometeram. A minissérie em quatro partes reconstitui a trajetória de Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise, dos primeiros interrogatórios em 1989 à absolvição em 2002 e o posterior acordo de indenização com a prefeitura de Nova York em 2014.
CHERNOBYL (2019)
Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome ao título. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente. Depois do devastador acidente, todos que tiveram contato direto com a radiação da usina sofreram terríveis efeitos colaterais desenvolvendo queimaduras e feridas por todo o corpo. Entre eles, o bombeiro Vasily (Adam Nagaitis), um dos primeiros a chegar no local do acidente. Sua esposa grávida, Lyudmilla (Jessie Buckley), também é exposta a altos níveis de radiação quando finalmente encontra o marido no hospital, em isolamento. Valery e Ulana enfrentam pessoas extremamente poderosas na tentativa de expor a negligência e descuido por trás do acidente.
INACREDITÁVEL (2019)
A elogiada série ‘Inacreditável’ acompanha uma jovem menina de 18 anos (Kaitlyn Dever) que contou à polícia ter sido estuprada dentro de seu próprio apartamento, e depois voltou atrás em sua versão. O caso só pôde avançar, de fato, quando duas detetives do sexo feminino (Toni Collette e Merritt Wever) assumiram a liderança e compreenderam melhor o contexto da ocasião.
INVENTANDO ANNA (2022)
A trama acompanha a jornalista Vivian (Anna Chlumsky) enquanto ela investiga a vida da glamourosa e misteriosa Anna Delvey (Julia Garner), uma jovem ganhando cada vez mais destaque nos tabloides de fofoca. A socialite aparentemente aproveita uma vida de luxos e festas como uma herdeira alemã milionária, mas, na verdade, Anna utiliza essa fachada para dar inúmeros golpes em bancos e jovens ricos. Depois de conseguir um empréstimo de 40 milhões de dólares para abrir uma casa noturna, os golpes de Anna são expostos e ela acaba sendo processada e presa. Quando é abordada por Vivian, decide finalmente contar a história de como conseguiu se tornar uma das maiores figuras da elite burguesa de Nova Iorque mesmo vindo de origem pobre.
O DIABO EM OHIO (2022)
A Dra. Suzanne Mathis (Emily Deschanel) é uma psiquiatra trabalhando em uma clínica que lida com jovens traumatizados. Quando a jovem Mae (Madeleine Arthur) chega no local resgatada após anos de abuso, Suzanne se solidariza com o passado da menina e decide ajudá-la a levando para sua própria casa. Logo, Mae demonstra um comportamento incomum que amedronta a família da psiquiatra e, aos poucos, ela descobre que a menina veio de uma estranha seita localizada no interior de Ohio. Quanto mais investiga as origens dessa comunidade reclusa, mais Suzanne se convence que Mae esconde segredos sombrios.
DAHMER: UM CANIBAL AMERICANO (2022)
‘Dahmer: Um Canibal Americano’ acompanha a trajetória do infame serial killer Jeffrey Dahmer (Evan Peters). A produção explora a juventude do assassino até sua vida adulta e traz um retrato complexo da mente por trás do monstro que tirou a vida de 17 homens e meninos. Nascido na cidade de Milwaukee, Dahmer aterrorizou o estado de Wisconsin na década de 1980. Além dos brutais assassinatos, Jeffrey também cometia violência sexual e tortura contra sua vítimas. Seus crimes hediondos o tornaram um dos serial killers mais conhecidos e temidos dos Estados Unidos. Mesmo sua vizinha, Glenda Cleveland (Niecy Nash), tentando de várias maneiras denunciar o comportamento suspeito de Dahmer durante anos, a polícia a ignorou, facilitando os atos do serial killer. Tendo como alvo principalmente homens gays negros, Dahmer saiu impune por anos pelo simples fato das autoridades ignorarem o desaparecimento da vítimas.