Demi Lovato faz 28 anos hoje – e você não achou que deixaríamos o aniversário dessa incrível artista passar em branco, achou?
Começando sua carreira com a série infantil ‘Barney e Seus Amigos’, em 2002, ela ganhou reconhecimento mundial ao migrar para o Disney Channel e interpretar Mitchie Torrer na franquia musical ‘Camp Rock’. Pouco depois, estrelou na produção ‘Sunny Entre Estrelas’ e no adorado filme ‘Programa de Proteção para Princesas’ ao lado de Selena Gomez.
Já na música, lançou seu primeiro álbum solo em 2008, ‘Don’t Forget’, que debutou em segundo lugar nos charts da Billboard. Alcançando maturidade artística poucos anos depois de seu debute na indústria fonográfica, sua última produção foi ‘Tell Me You Love Me’, em 2017, uma das melhores obras do ano e que a colocou de volta nos holofotes. No ano passado, recebeu uma indicação ao Grammy Awards pela colaboração “Fall In Line”, com Christina Aguilera (uma de suas principais influências).
Agora, para celebrar seu aniversário, separamos uma lista com dez músicas essenciais para conhecer a carreira de Demi (com exceção de suas incursões em trilhas sonoras).
Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
“LA LA LAND”
Lançamento: 18 de dezembro de 2008
Álbum: Don’t Forget
Colaborando ao lado dos Jonas Brothers, “La La Land” foi o segundo do álbum de estreia ‘Don’t Forget’ – e talvez uma das músicas que mais resume o estilo pop-rock da cantora que se afastava das familiares produções da Casa Mouse. Apesar de uma estreia morna nas paradas mundiais, a canção teve recepção bastante favorável por parte da crítica e seu videoclipe oficial trouxe colegas da série ‘Sunny Entre Estrelas’.
“DON’T FORGET”
Lançamento: 16 de março de 2009
Álbum: Don’t Forget
Assim como “La La Land”, a música epônima da obra é uma de suas mais conhecidas e teve inspiração em relacionamentos que eventualmente deixaram de existir e que deixaram marcas. Rendendo-se ao glam rock com uma produção fantástica e os acordes certeiros da guitarra, a canção fechou com chave de ouro o álbum em questão e foi a primeira incursão realmente amadurecida de Lovato.
“REMEMBER DECEMBER”
Lançamento: 18 de janeiro de 2010
Álbum: Here We Go Again
Tendo recepção bastante favorável por parte dos especialistas de música – principalmente por seu estonteante refrão e por seu conteúdo lírico, “Remember December” mistura pop-rock e power pop ao falar de uma jovem que tenta fazer seu namorado se relembrar dos bons tempos de seu relacionamento. Apesar de não ter feito sucesso comercial, o hino dançante certamente não poderia ficar de fora da nossa lista.
“SKYSCRAPER”
Lançamento: 12 de julho de 2011
Álbum: Unbroken
Afastando-se de suas incursões prévias, ‘Unbroken’ veio como um divisor de águas bastante emocionante para a carreira de Demi. “Skyscraper” é a grande representante dessa sua nova fase, marcada por traumas e gatilhos que só poderiam ser expressados através da música. Inspirado por cenários pós-apocalípticos e simbologias bastante pessoais, a balada debutou em 10º lugar na Billboard e foi bem recebida pela crítica.
“HEARTATTACK”
Lançamento: 25 de fevereiro de 2013
Álbum: Demi
Se você achava que Demi não poderia ir ainda mais longe, estava enganado. “HeartAttack”, primeiro single de seu 4º álbum de estúdio, teve aclamação universal por parte dos especialistas, os quais elogiaram tanto o conteúdo lírico quando os vocais irretocáveis da artistas. O electro-pop também foi um sucesso comercial e trouxe temas bastante cotidianos para falar do medo de se apaixonar.
“NEON LIGHTS”
Lançamento: 19 de novembro de 2013
Álbum: Demi
Lovato rendeu-se ao dance e ao electro-pop mais uma vez com “Neon Lights”, uma das canções-estandarte da década passada e que, até hoje, é uma das preferidas do público. Influenciada pelas inflexões do EDM, a faixa merece nossa atenção por mais uma vez marcar uma divisão no estilo artístico da performer e, mesmo que tenha caído no gosto popular, teve recepção mista por parte da crítica.
“COOL FOR THE SUMMER”
Lançamento: 01 de julho de 2015
Álbum: Confident
Recebendo atenção descomunal por seu conteúdo ambíguo e que revelava a bissexualidade de Demi, “Cool for the Summer” retoma as preferências da cantora pelo pop-rock e teve aclame generalizado por parte da crítica por seu conteúdo sugestivo e por sua envolvente produção. Além de ser incluída em várias listas de final de ano, a canção também teve indicações ao VMA e ao Teen Choice Awards – ganhando status como uma das principais músicas de verão de 2015.
“SORRY NOT SORRY”
Lançamento: 11 de julho de 2017
Álbum: Tell Me You Love Me
Colaborando ao lado da diretora Hannah Lux Davis, Lovato lançou o lead single de seu álbum mais recente, “Sorry Not Sorry”, através de um comeback inesperado e que dominou o mundo mais uma vez. Alcançando o Top10 da Billboard mais uma vez, a faixa foi incluída em diversos rankings de melhores músicas do ano, com críticos elogiando a capacidade da artista de sempre nos surpreender.
“SOBER”
Lançamento: 21 de junho de 2018
Apesar de não ter feito parte de nenhum álbum, “Sober” é uma das construções sonoras que mais revelam, indesculpavelmente, os traumas e os obstáculos que Demi enfrentou em sua carreira. Depois de ter entrado para a reabilitação, a performer acabou se rendendo novamente às drogas seis meses depois de estar sóbria e, como forma de pedir desculpas, lançou uma de suas baladas mais tocantes e verdadeiras.
“ANYONE”
Lançamento: 26 de janeiro de 2020
Demi fez um retorno glorioso aos palcos depois de ter uma overdose quase fatal dois anos atrás – mais do que isso, esperou o momento certo para lançá-la na cerimônia do Grammy Awards 2020, sendo ovacionada por colegas da indústria, por seus fãs e pela crítica, todos elogiando sua vulnerabilidade e sua força. Mais do que isso, Lovato continuou se mostrando como energia e força colossais para superar seus problemas e sempre ressurgir quando ninguém mais esperava.