A realidade nos reserva histórias arrepiantes e macabras, muitas das quais já ganharam algumas versões na ficção. Seja o terrível homicídio de uma vizinha, um casamento letal ou mesmo um crime que chocou o Rio de Janeiro, a realidade revela lados sombrios da psiquê humana. Abaixo, algumas obras inspiradas em crimes reais pra você conferir:
Com uma narrativa brilhante, que encontra enorme coesão na sua montagem, o novo documentário da Netflix, A Vizinha Perfeita, detalha uma tragédia real e chocante que atingiu em cheio a cidade de Ocala, no Condado de Marion (Flórida). Dirigido pela cineasta Geeta Gandbhir, o projeto – que prende a atenção desde seu início até o sufocante desfecho – levanta questões importantes sobre preconceito racial, leis de legítima defesa e o papel da polícia, chegando em um recorte profundo sobre a sociedade norte-americana.
Tremembé (Prime Video)
Suzane von Richthofen, Daniel Cravinhos, Christian Cravinhos, Anna Jatobá, Alexandre Nardoni, Elize Matsunaga: o que esses nomes tem em comum? Todos foram presos na mesma penitenciária. Uma das produções mais aguardadas de 2025, o seriado Tremembé – lançado no dia do Halloween – nos apresenta histórias reais desses criminosos famosos, que conviveram no lugar conhecido como ‘Presídio dos Famosos’.
Número Desconhecido: Catfishing na Escola (Netflix)
O universo do True Crime insiste em nos surpreender e vem conquistando cada vez mais a atenção do público. A bola da vez é uma história chocante ocorrida nos Estados Unidos, envolve cyberbullying, investigação policial e uma verdade capaz de deixar qualquer um de queixo caído. Disponível na Netflix, este documentário acompanha todo o desenrolar na vida de dois jovens vítimas de perseguição e assédio.
As Mil Mortes de Nora Dalmasso (Netflix)
Um dos crimes mais cruéis de toda história da Argentina, com quase duas décadas desde seu ocorrido e ainda sem solução. Retratando em uma contextualização profunda os desenrolares desse brutal assassinato, chegou na Netflix As Mil Mortes de Nora Dalmasso, um projeto que, por meio de depoimentos de advogados, da imprensa que fez a cobertura na época, reportagens da época e da própria família, monta recortes com pontos de vistas sobre todo o circo midiático que se tornou a investigação.
A Garota da Agulha (MUBI)
A vida não é fácil para Karoline (Vic Carmen Sonne), uma jovem que após o desaparecimento do marido se vê em um mar de desilusões quando se envolve com o seu chefe, fica grávida mas logo é rejeitada. Sem saber o que fazer quando a criança nascer, acaba conhecendo Dogmar (Trine Dyrholm), uma mulher que comanda uma agência de adoção clandestina. Esse encontro trará desenrolares impactante quando verdades começam a aparecer.
Casamento Letal nos EUA (Netflix)
Uma ligação durante a madrugada para um serviço de emergência da Carolina do Norte seria o início de uma história cheia de variáveis, que colocaria a polícia de frente com as possíveis verdades de um fato que, num primeiro momento, parecia ser uma ação em legítima defesa. Dirigido por Jessica Burgess e Jenny Popplewell, Casamento Letal nos EUA, impactante documentário True Crime que chegou na NETFLIX no início de maio, nos leva – a partir de vários pontos de vistas – para uma disputa por narrativas.
A Mulher da Casa Abandonada (Prime Video)
Um fato jornalístico relevante, trazido através de um podcast, logo se transforma em matéria de diversos jornais, ganhando ampla repercussão. No centro do debate está um caso macabro que envolve um casarão – que parecia abandonado -, uma foragida da justiça norte-americana e uma subtrama que se desenrola entre o Brasil e o Estados Unidos, ao longo de anos. Esses são alguns dos principais elementos da minissérie do Prime Video, A Mulher da Casa Abandonada.
Homicídio nos EUA: Gabby Petito (Netflix)
Uma viagem pelos Estados Unidos de dois jovens recém-noivos termina com apenas um deles voltando pra casa. Partindo desse ponto, para montar peças de um quebra-cabeça macabro que envolve a violência doméstica e a dependência emocional, chegou ao catálogo da Netflix uma série documental de três episódios que apresenta os fatos de um crime que chocou um país.
Nahir – Entre a Paixão e as Grades (Prime Video)
Na trama, conhecemos a introspectiva Nahir (Valentina Zenere), uma jovem iniciando a fase adulta que está em um relacionamento repleto de idas e voltas com o jovem Fernando (Simon Hemp). Numa madrugada, após uma discussão, ao pegar sua moto voltando pra casa, Fernando é assassinado. No dia seguinte, Nahir assume o crime. Mas será essa toda a verdade do caso?
O Lobo Atrás da Porta (Tem para aluguel em algumas plataformas)
Bernardo (Milhem Cortaz) é fiscal de uma empresa de ônibus, casado com Sylvia (Fabiula Nascimento), com quem tem uma filha. Quando a garota desaparece misteriosamente após ser pega por alguém na creche em que estava, Bernardo e Sylvia vão até a polícia, onde um tenso interrogatório acontece. O delegado de plantão (Juliano Cazarré) começa a desconfiar de algumas versões da história e, logo, descobre que Bernardo tem uma amante chamada Rosa (Leandra Leal), que também é convocada para prestar depoimento. O tempo passa e as verdades começam a aparecer.
