Amigos verdadeiros são nossos parceiros para todas as coisas boas e ruins que acontecem (e sempre estarão lá para nos apoiar, não importa o que aconteça).
E, enquanto a amizade é costumeiramente retratada no cinema e na televisão, não podemos nos esquecer que diversas canções também tratam desse tema das mais diversas formas – algumas delas sendo emocionantes e nostálgicas ao extremo.
Por isso, separamos dez ótimas músicas que falam sobre amizade, escolhendo algumas das iterações mais clássicas e mais memoráveis de todos os tempos.
Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
WANNABE, Spice Girls
De longe uma das músicas mais famosas dos anos 1990, “Wannabe” estende seu legado como uma produção extremamente chiclete e viciante até hoje. Performada pelas icônicas Spice Girls, a música fala sobre amor e amizade de uma forma bastante diferente daquilo a que estamos acostumados: a letra fala sobre um cara que se apaixona por uma garota e que, para que essa paixão seja finalmente consumada, ele deve ser aprovado e se entender com as amigas dela – afinal, a amizade dura para sempre.
I’LL BE THERE FOR YOU, The Rembrandts
Como não lembrar da clássica música-tema da sitcom ‘Friends’? Composto pelo grupo The Rembrandts, “I’ll Be There For You” a canção é uma ode à vida adulta e àquelas pessoas que sempre estarão do nosso lado, não importa qual seja a dificuldade enfrentada – vida social, relacionamentos românticos, trabalhos odiosos e contas para pagar. Eventualmente, a faixa ganhou um videoclipe divertidíssimo que trazia os astros principais da série de comédia.
YOU’VE GOT A FRIEND IN ME, Randy Newman
A franquia ‘Toy Story’ é uma das poucas que beira a perfeição cinematográfica – e, numa história que atravessa gerações sobre um grupo de brinquedos que ganham vida quando ninguém mais está olhando, rendições musicais não ficariam de fora. Foi aí que Randy Newman compôs e performou “You’ve Got a Friend in Me”, uma homenagem ao pop-jazz que fala sobre laços de amizade indestrutíveis que levou para casa a estatueta do Oscar de Melhor Canção Original.
WIND BENEATH MY WINGS, Bette Midler
“Wind Beneath My Wings” é uma das produções mais belas da indústria fonográficas – e não poderia ser encarnada por ninguém menos que a lendária Bette Midler. Levando para casa o Grammy de Gravação do Ano, a nostálgica balada é guiada pela melodia exultante do piano e fala de uma pessoa que sempre pensou em seus amigos e nunca deixou de ajudá-los e de apoiá-los em tudo que desejavam fazer – cuja mensagem é resumida nos epopeicos versos “eu posso voar como uma águia, porque você é o vendo sob minhas asas”.
TRUE COLORS, Cindy Lauper
Em sua declamação romântica intitulada “True Colors”, Cindy Lauper solta a conhecida voz para glorificar aqueles que ama – principalmente seus amigos. Lauper discorre sobre como é difícil ser feliz e ser amado em um mundo cheio de pessoas mesquinhas e com más intenções, mas que, no final desse obscuro e opressor túnel, existe alguém que irá enxergar sua verdade e que vai abraçá-lo do jeito que você é, não importando o que os outros digam.
SONG FOR A FRIEND, Jason Mraz
Em 2005, Jason Mraz reviveu os temas sobre amizade com o lançamento de “Song For a Friend”, uma emblemática e propositalmente redundante canção que trata sobre o que já imaginamos pelo título: um apelo para que as pessoas sejam quem são, errem o quanto tiverem que errar, e nunca deixem os outros dizerem o que fazer. Os clichês são usados a favor da própria música em um lembrete constante de que “eu sempre vou te amar” – algo que nunca é demais para ser falado.
SEND IT ON, Jonas Brothers, Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez
“Send It On” é uma das típicas músicas feitas “em família” do Disney Channel – e, lançada em 2010, trouxe um time de celebridades com química de sobra para falar acerca do poder da amizade e de como isso pode mudar o mundo. Guiado pelas conhecidas vozes do trio Jonas Brothers e das divas Miley Cyrus, Demi Lovato e Selena Gomez, a progressão e até mesmo os instrumentos utilizados são bem familiares – mas é justamente isso que permite que a música se conecte tanto com o público (inclusive o mais jovem).
SEE YOU AGAIN, Wiz Khalifa (feat. Charlie Puth)
A trágica história por trás da criação de “See You Again” é, no final das contas, o que transforma a música em uma das melhores da década passada. Construída para a franquia ‘Velozes e Furiosos’ como homenagem e celebração a Paul Walker, a faixa trouxe o mágico conflito de vozes entre Wiz Khalifa e Charlie Puth sobre uma saudosista amizade que não pode ser apagada pelo tempo – e que rendeu à dupla três indicações ao Grammy Awards.
ME & MY GIRLS, Fifth Harmony
O ex-grupo conhecido como Fifth Harmony pode até ter tido suas diferenças, mas isso não muda o fato de que nos entregaram algumas canções adoráveis e que celebram o que há de melhor na vida. Com “Me & My Girls”, um dos singles promocionais do álbum de estreia ‘Reflection’, as integrantes discorrem sobre coisas que fazem entre amigas e como amam umas às outras incondicionalmente.
MY FRIENDS, Red Hot Chili Peppers
É difícil pensar em artistas musicais que tenham hits que atravessem os anos com fluidez invejável – e, felizmente, Red Hot Chili Peppers fazem parte desse seleto grupo. Com “My Friends”, a banda aposta em um recuo instrumental deliciosamente envolvente que fala sobre amizade de uma forma bastante poética e reflexiva, garantindo que vai amar seus amigos até nos momentos mais difíceis.