Geralmente mesclando drama e suspense, histórias de pessoas desaparecidas costumam prender a atenção do público. Frequentemente acompanhadas pela perspectiva de familiares ou autoridades envolvidas nas investigações, essas narrativas revelam conflitos pessoais enquanto tentamos montar um quebra-cabeça complexo — que, muitas vezes, diz muito sobre a psiquê humana.
Pensando em algumas dessas obras, separamos 10 ótimas produções abaixo:
O jovem Ernesto (Armando Espitia) é um antropólogo forense do IML da Guatemala, responsável por encontrar corpos de pessoas desaparecidas em tempos da ditadura. Certo dia, encontra a Nicolasa (Aurelia Caal) e acaba descobrindo, através do relato dela, a possibilidade de identificar o seu pai que nunca conhecera. Assim, procurando vencer os obstáculos da burocracia e apoiado pela mãe, Ernesto luta pelas suas respostas e a de muitos outros.
Na trama, acompanhamos a jornada de dor, tristeza e lampejos ligados à esperança de Julia (Julieta Egurrola), uma artista plástica que vê sua vida tomar outros rumos quando, durante uma viagem a uma cidade do México, sua filha, a psicóloga Gertrudis, desaparece. Lutando com todas as forças que lhe restam, passando pelos absurdos burocráticos, descasos de autoridades acaba conhecendo Abril (Teresa Ruiz), uma jornalista que está disposta a se juntar a Julia nessa caminhada e assim também denunciar os horrores da violência que encontra pelo caminho.
À Procura
Matthew (Ryan Reynolds) é um esforçado empreendedor que vive com sua família em uma cidade do interior. A vida desse trabalhador muda completamente quando, após estacionar seu carro na frente de uma lanchonete, percebe que sua filha foi sequestrada. Após isso, sua relação com a mulher vira um leque de situações estressantes e tumultuadas. A polícia, a princípio desconfia do próprio Matthew mas logo percebe que de fato há terceiros envolvidos no desaparecimento. Nisso, anos se passam e a luta em achar alguma pista sobre sua filha desaparecida vira uma grande obsessão.
Os Suspeitos (2013)
Em uma tarde, duas meninas são sequestradas na porta de casa levando seus pais a um limite emocional e físico em busca do paradeiro delas. Um desses pais, Keller Dove (Hugh Jackman) ultrapassa todos os limites quando resolve sequestrar e torturar o principal suspeito. O detetive Loki (Jake Gyllenhaal), responsável pelo caso, acaba se envolvendo com a história mais do que devia e acaba descobrindo um plano macabro.
Alain (François Damiens) é um trabalhador de classe média que mora com sua mulher e os dois filhos no leste francês. Ele é um amante da cultura country e sempre vai com sua família a um famoso encontro onde confraterniza com outros amigos. Certo dia, num desses encontros, sua filha Kelly desaparece misteriosamente, levando Alain a uma desesperada busca por informações sobre a jovem.
A experiente investigadora Letizia (Isabella Ragonese) é designada para investigar o sumiço de uma jovem de 13 anos chamada Yara. Ao longo do tempo, que percorreu anos, o caso acaba de alguma forma influenciando também a vida de Letizia que, mesmo com desconfianças do alto comando italiano, não desiste de encontrar as verdades sobre esse caso.
O boa praça Nick (Ben Affleck), possui um casamento de aparências com sua linda mulher Amy. Certo dia, após acordar cedo e ir visitar a irmã, Nick volta pra casa, vê objetos quebrados, sangue e não encontra Amy. Assim, resolve ligar para polícia. Depois disso, sua vida não vai ser a mesma, pois, conforme novas pistas e segredos vão aparecendo, muitos indícios vão ligando lentamente Nick ao sumiço de sua esposa.
Maria (Marcélia Cartaxo) mora em uma casa humilde na periferia de São Paulo com o único filho, o adolescente Valdo. Ela é camelô pelas ruas do centro. Certo dia, após o filho sair para se divertir e ir tentar a sorte numa peneira de futebol, ele desaparece. Maria então embarca em uma busca incansável para saber todas as verdades desse desaparecimento.
O Esquecimento (Im)possível
Em busca de preencher lacunas sobre seu pai, um militante argentino em época de ditadura, o cineasta argentino Andrés Habegger tenta recriar os caminhos e momentos importantes da vida desse homem que nunca mais viu desde os 9 anos de idade.
Edmond (James McAvoy) é avisado que seu filho, do primeiro casamento, desapareceu. Ele larga tudo e vai até o local onde o garoto vive com a ex-esposa Joan (Claire Foy) e o padrasto Frank (Tom Cullen). Aos poucos vai percebendo que tem algo estranho na investigação e ele resolve por conta própria reunir as peças do quebra-cabeça que vai encontrando pelo caminho.
