Os personagens icônicos do cinema muitas vezes se tornam parte da cultura popular, transcendendo gerações e moldando o imaginário coletivo. No entanto, com o passar do tempo, atores se aposentam, diretores mudam e as franquias enfrentam o desafio de se reinventar para continuar relevantes. Reboots, sequências e novas interpretações surgem como ferramentas para preservar legados, mas exigem equilíbrio entre inovação e respeito à essência original.
Neste contexto, franquias lendárias como James Bond, Indiana Jones, Rambo e outras enfrentam momentos decisivos em suas trajetórias. A transição de protagonismos, mudanças nos direitos e a busca por novas visões criativas refletem a constante evolução do entretenimento. A seguir, exploramos o futuro e os desafios dessas figuras que marcaram o cinema, destacando as expectativas e as possíveis direções para seus próximos capítulos.
007
A iminente reescalação de James Bond marca um novo capítulo na longeva franquia 007, agora sob o comando da Amazon, que adquiriu os direitos da série com grandes planos em mente. Para iniciar essa nova fase, o renomado diretor Denis Villeneuve foi escalado, prometendo trazer sofisticação e densidade dramática ao universo do espião. Com a saída de Daniel Craig, o mundo especula quem herdará o terno icônico, enquanto a saga se reinventa para os tempos atuais. Aaron Taylor‑Johnson, Tom Holland, Jacob Elordi e Harris Dickinson estão entre os nomes mais comentados para ocupar a vaga.
Indiana Jones
Com o fim da jornada de Harrison Ford como Indiana Jones (após o decepcionante ‘A Relíquia do Destino‘, 2023), a franquia se prepara para um inevitável recomeço. Agora nas mãos da Disney e sob os olhos atentos do público, a saga do arqueólogo aventureiro poderá ganhar um novo intérprete em breve. A expectativa cresce ainda mais com a possibilidade de um novo diretor – que certamente dará o tom de para onde a saga irá seguir. É claro que qualquer ator daria tudo para conseguir o papel, agora resta saber qual direção o enredo irá tomar, se por um intérprete bem jovem, ou com certa bagagem. Seja como for, os nomes mais interessantes que vêm sendo mencionados são Glen Powell, Bradley Cooper, Chris Pine e Austin Butler. E você, escolheria quem?
Rambo
Com Sylvester Stallone aposentando oficialmente a bandana, a franquia Rambo caminha para um inevitável recomeço nas telas. A Lionsgate já sinaliza interesse em reimaginar o icônico veterano de guerra para uma nova geração, adaptando-o a temas contemporâneos. O desafio será manter o espírito combativo e emocional do original sem cair na repetição ou diluir sua essência. O próprio Sly, dono do personagem, disse em diversas entrevistas, rasgando elogios, que gostaria que o novo intérprete do guerrilheiro fosse Ryan Gosling. Ou seja, um Rambo loiro. Bem, mas quem somos nós para contrariar o ícône da ação.
John McClane
Com Bruce Willis afastado das telas por motivos de saúde, o futuro de John McClane em ‘Duro de Matar‘ passa por uma inevitável reavaliação. A Fox (agora sob a Disney) já considera formas de revitalizar a franquia, seja por meio de um reboot, uma prequel ou até mesmo uma nova geração de heróis. Aliás, os planos já existiam antes da saída de cena de Willis – com um sexto filme que seria uma prequel. Recriar o carisma sarcástico e humano de McClane sem Willis será o verdadeiro teste de fogo para qualquer novo projeto. Embora esse aqui não passe de pura especulação, alguns nomes interessantes que se encaixam no perfil são os de Miles Teller, Taron Egerton eJeremy Allen White.
Snake Plissken
O cultuado Snake Plissken está fora das telas desde os anos 90 e a ideia de um reboot de ‘Fuga de Nova York‘ já ronda Hollywood desde os anos 2000. Na época, boatos apontavam para Gerard Butler – que não teve a benção de Kurt Russell por ser escocês. Outros boatos apontavam para um filme chamado ‘Fuga do Planeta Terra‘ – autoexplicativo. Os direitos estão sob a batuta da Spyglass e de John Carpenter, que permanece como produtor e guardião do legado do personagem.
A escolha do novo intérprete — para substituir o insubstituível Russell — será decisiva para manter o espírito anárquico e cínico do anti-herói vivo para novas audiências. Embora a escolha mais óbvia fosse Wyatt Russell, o filme de Kurt, o jovem ator já disse em entrevistas que seria um pesadelo e quer se manter bem longe. Sendo assim, alguns nomes interessantes são os de Charlie Hunnam, Christian Bale e até Josh Brolin.
Mad Max
A pergunta que fica é: teremos um novo Mad Max? Após o sucesso estrondoso de ‘Mad Max: Estrada da Fúria‘, o futuro da franquia tinha tudo para seguir em alta velocidade, mas terminou batendo num enorme quebra-molas chamado ‘Furiosa‘ – fracasso de bilheteria. Por ser uma franquia cult muito querida, e um IP muito reconhecível, talvez a Warner a deixe apenas descansando por um tempo, para depois tirá-la da gaveta.
Outra questão é: George Miller continua comandando? Uma solução seria tê-lo como produtor, e trazer um novo olhar para um vindouro filme. Daí fica outra dúvida, Tom Hardy retornaria para o papel título? Se o intérprete de ‘Venom‘ desistir ou for afastado, uma solução seria ter Paul Mescal ou quem sabe até Joel Edgerton ou Sam Worthington herdando o papel.
Robocop
Desde sua estreia em 1987, ‘RoboCop‘ passou por reboots, séries e animações, mas nenhum revival conseguiu igualar o impacto do original. Infelizmente, a reimaginação do nosso José Padilha para o clássico em 2014, apesar da enorme qualidade, não atingiu o esperado junto aos fãs, e terminou encerrando sua curta carreira antes de se tornar uma franquia. Agora sob os direitos da Amazon, um novo projeto está em desenvolvimento, mas ao que tudo indica se trata de uma série e não um filme, prometendo retornar às raízes satíricas e violentas do clássico de Paul Verhoeven.
A missão: encontrar um novo intérprete capaz de honrar o legado de Peter Weller e atualizar o policial cibernético para os dilemas do século XXI. Sendo uma série, acreditamos que o escolhido será um nome desconhecido, mas caso fosse um novo filme, a escolha certeira seria Cillian Murphy. E Michael Fassbender em segundo lugar.
Dirty Harry
Esse aqui é ainda mais clássico e data do início dos anos 1970. O policial que atira primeiro e pergunta depois, é claro, precisaria ser repaginado para os tempos politicamente corretos de hoje. Aliás, ele já havia sido reconfigurado logo em seu segundo filme nas telonas, justamente pelos mesmos motivos – e isso ainda nos anos 70. Foram cinco filmes no total, estrelados pelo inigualável Clint Eastwood.
Mas agora, com a lenda aposentado do papel, ‘Dirty Harry‘ bem que poderia retornar no estilo blockbuster de ação. Como quase não fazem mais filmes policiais para as telonas, com grandes orçamentos, talvez a solução seja uma série de TV, quem sabe. Os direitos da franquia, ainda sob controle dos estúdios Warner, podem ser reativados em breve. Manter o equilíbrio entre a personalidade implacável do personagem e as sensibilidades atuais será fundamental para ressuscitar o mito sem perder sua essência brutal. Um nome há muito tempo está associado ao papel, e é o de Hugh Jackman. Ele é o homem certo e não aceitamos substitutos.
Ripley
A estrela da franquia ‘Alien‘ é uma das personagens femininas mais icônicas da sétima arte, e também uma das mais duronas. Sigourney Weaver a interpretou com brilhantismo por quatro filmes, sempre dando uma abordagem diferente à sua evolução: de sobrevivente à guerreira, de heroína trágica à ressuscitada – sua história não teve um desfecho próprio após o gancho do quarto filme em 1997.
Porém, agora com Weaver chegando perto dos 80 anos idade (a atriz está com 75 atualmente), fica difícil encarar as cenas de ação rebuscadas necessárias para enfrentar uma criatura como o Alien. A Disney conseguiu de forma satisfatória “rebootar” a franquia, com ‘Alien: Romulus‘ e a vindoura série de TV ‘Alien: Earth‘. Mas o que queríamos mesmo é a volta de Ripley, nem que para isso precisem reescalar a personagem. Nomes como Rebecca Ferguson, Florence Pugh ou a mais desconhecida Chase Sui Wonders (do reboot ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado‘ e da série ‘The Studio‘) são interessantes.
Freddy Krueger
O inesquecível Robert Englund será para sempre lembrado por seu papel como o vilão slasher Freddy Krueger na franquia ‘A Hora do Pesadelo‘. O ator viveu o personagem por sete filmes – ao longo de uma década, de 1984 a 1994. Ah sim, não podemos esquecer o crossover ‘Freddy vs Jason‘, de 2003 – o oitavo filme com Englund no papel. Seu papel foi tão marcante, que ele fez uma participação especial assustadora em ‘Stranger Things‘, na quarta temporada, de 2022. Mas quando foi a hora de criar o reboot de 2010, outro ator foi escolhido para o papel do assassino: o indicado ao Oscar Jackie Earle Haley.
Apesar do esforço do ator, o reboot não deu muito certo (já que funcionou mais como remake) e não continuou a franquia. Com um título tão suculento assim, acreditamos que a Warner, através da New Line, não deixará parado por muito tempo – apesar de já ter passado 15 anos desde o último. O caminho a seguir seria reescalar o vilão mais uma vez, mas será que o público aceitaria outro intérprete? Aqui alguns nomes que funcionariam são os de Richard Brake, Jamie Campbell Bower e Caleb Landry Jones.