domingo, abril 28, 2024

10 personagens inspiradores ligados à MEDICINA

Ser médico, essa profissão tão fundamental para o planeta, aqui no Brasil muitas vezes desvalorizada e com precariedade em instalações hospitalares do Oiapoque ao Chuí, já tiveram suas histórias contadas no mundo mágico do cinema. Cirurgiões, psiquiatras, pesquisadores, pessoas de várias áreas na medicina nos mostram mais a cada dia como a importância do avanço dos estudos da medicina é importantíssima para nosso viver. Pensando nesse recorte, abaixo fizemos uma lista com 10 personagens inspiradores ligados à medicina:

 

Um Homem entre Gigantes – Bennet Omalu

Ao longo dos 123 minutos de projeção, vamos acompanhando um médico nigeriano chamado Bennet Omalu (Will Smith) que mora nos Estados Unidos faz anos, e que após um exame em um ex-jogador de futebol americano, descobre a encefalopatia traumática crônica (ETC) que, segundo os estudos realizados, muitos jogadores de futebol americano já tiveram, tem ou terão. Tentando alertar outros jogadores e a toda uma sociedade que idolatra o esporte, o médico, com a ajuda de outros profissionais que acreditam nesses estudos, resolve publicar um artigo em uma prestigiada revista científica. Assim, compra uma briga com uma potência de instituição esportiva, a NFL. Com a ajuda de sua recente esposa e dos amigos que acreditam em seu trabalho, Bennet lutará por tudo aquilo que acredita.

 

The Grand Seduction – Dr. Lewis

Na trama, conhecemos Murray French (interpretado pelo sempre fantástico Brendan Gleeson), um senhor de idade quase avançada que vive em uma vila de pescadores isolada dos grandes centros. Totalmente ilhados, os moradores passam por grandes dificuldades financeiras. Para tentar mudar esse quadro, Murray precisa achar um médico fixo para a comunidade para que uma grande empresa se hospede no lugar e modifique a vida de todos os moradores. O felizardo é o Dr. Lewis (Taylor Kitsch) que será surpreendido por todos no local.

Não deixe de assistir:

 

Insubstituível – Dr. Jean-Pierre Werner

O melhor médico é aquele que mais esperança infunde. Chegou aos cinemas anos atrás o drama com pitadas cômicas, Insubstituível. Escrito e dirigido pelo cineasta francês Thomas Lilti, o longa-metragem de 102 minutos é filme maduro sobre a última idade e o profissionalismo em uma carreira onde o carinho precisa ser um dos complementos diferenciais. No papel principal, o astro francês François Cluzet, em ótima atuação.

 

Nise: O Coração da Loucura – Nise da Silveira

Disponível no catálogo da Star Plus e também da HBO Max, o longa-metragem brasileiro Nise: O Coração da Loucura, que conta com uma atuação fabulosa de Gloria Pires, nos leva para décadas atrás, mais precisamente nos anos 50, onde conhecemos uma psiquiatra que inicia novas maneiras de lidar com seus pacientes. Nise da Silveira foi a pioneira da terapia ocupacional no Brasil.

 

Patch Adams

Baseado no livro A Terapia do Amor, assinado por Patch Adams e Maureen Mylander, esse longa-metragem é emocionante do seu início ao fim. Contando a saga de um homem que após traumas vai para a faculdade de medicina e se forma, redescobrindo a alegria de viver ajudando os pacientes de maneira pouco convencional. Indicado a uma categoria do Oscar no ano de 1999, na categoria de Melhor Trilha Sonora. Robin Williams emociona em muitas cenas mostrando toda sua versatilidade como ator. Tem na Star +.

 

Um Golpe do Destino – Dr. Jack MacKee

Em 1991 chegou aos cinemas de vários lugares do mundo o longa-metragem Um Golpe do Destino. Dirigido pela cineasta Randa Haines e protagonizado pelo incrível ator William Hurt (que recentemente nos deixou) o filme nos mostra a história de um renomado médico, completamente egocêntrico, que começa a ter mais empatia por seus pacientes quando é diagnosticado com uma horrível doença.

 

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson – Ben Carson

Disponível no catálogo da Netflix e baseado em fatos reais, em Mãos Talentosas: A História de Ben Carson conhecemos a história de um jovem pobre que após muito estudo e disciplina vira um dos maiores neurocirurgiões do planeta e também uma figura importante em um hospital (considerado um dos maiores do mundo) localizado em Baltimore, Maryland chamado Johns Hopkins.

 

Tempo de Despertar – Dr. Malcolm Sayer

Dirigido pela atriz e cineasta Penny Marshall, Tempo de Despertar nos leva até os anos 60 onde um médico neurologista entra em uma verdadeira batalha para impor o melhor tipo de tratamento para seus pacientes em um hospital psiquiátrico. Um dos filmes mais profundos da carreira de Robin Williams.

 

Quase Deuses – Vivien Thomas e Dr. Alfred Blalock

Contando a história do pioneirismo da cirurgia cardíaca, principalmente a tão conhecida cirurgia de ponte de safena, conhecemos a história de um médico e seu assistente cirúrgico nos anos 30, durante forte racismo nos Estados Unidos.

 

150 miligramas – Dra. Irène Frachon

Baseado no livro Médiator 150 mg: sous-titre censure, o longa-metragem francês 150 miligramas nos mostra a história de uma pneumologista que acha uma ligação entre causas de mortes e um remédio aprovado. Assim, inicia uma batalha contra a indústria farmacêutica.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS