William Shakespeare é um dos autores mais conhecidos da literatura mundial e eternizou diversos personagens extremamente complexos no cenário da tragédia teatral – ora, quem nunca ouviu falar da história de amor e perdição de ‘Romeu e Julieta’? Ou do abismo de loucura enfrentado pelo personagem titular em ‘Hamlet’?
Desde o final do século XVI até os dias de hoje, Shakespeare continua a estender seu legado para diversas produções contemporâneas, inspirando realizadores a desconstruir as peças que criou para tramas que sejam mais relacionáveis com a nova geração. Da mesma maneira que essa releitura é bastante válida e prática, outros cineastas apostam fichas em densos dramas que merecem nossa atenção, como no recente ‘A Tragédia de Macbeth’, disponível na Apple TV+.
Pensando nisso, o CinePOP separou uma lista com dez adaptações shakespearianas que você precisa conferir – e não estamos levando em conta apenas as adaptações exatas dos textos do autor, e sim famosas comédias românticas ou animações que caíram no gosto do público.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
O REI LEÃO (1994)
Baseado em: Hamlet
Em 1994, a Walt Disney Studios dava vida a um de seus títulos mais importantes e conhecidos de todos os tempos – o clássico animado ‘O Rei Leão’. A história de Simba trouxe diversos elementos da tragédia ‘Hamlet’: o pai do jovem príncipe do Orgulho, por exemplo, foi assassinado pelo tirânico tio, Scar, que queria tomar posse do trono e das terra que pertenciam ao irmão; Simba é obrigado a fugir para não sofrer um destino similar e, após se aliar a duas figuras extremamente engraçadas, retorna para vingar a si mesmo e ao pai.
HAMLET (1996)
Baseado em: Hamlet
Esse épico dramático é uma das melhores e mais conhecidas adaptações de ‘Hamlet’ – e foi comandado pelo talentosíssimo Kenneth Branagh ao longo de mais de quatro horas. Na trama, o personagem titular (também vivido por Branagh, retorna para o Palácio de Elsinore e encontra seu tio Claudius casado com Gertrude, sua mãe, depois do trágico falecimento do pai. Entretanto, depois que ele se encontra com o fantasma do antigo rei, ele descobre que a serpente que o picou usa agora sua coroa e que, de uma única vez, tudo lhe foi tirado: a vida, a coroa e a rainha. Hamlet jura vingança e quando o rei e a rainha mandam vir amigos de Hamlet, para ver o que está com ele, o jovem príncipe assume um ar de louco e faz alguns atores representarem “A Morte de Gonzaga” que, com algumas modificações, fica bastante similar ao assassinato de seu pai. A reação de Claudius comprova que ele matou realmente o ex-soberano e a vingança agora uma questão de tempo. Mas várias tragédias estão reservadas para Elsinore.
ROMEU + JULIETA (1996)
Baseado em: Romeu e Julieta
10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ (1999)
Baseado em: A Megera Domada
A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.
JOGO DE INTRIGAS (2001)
Baseado em: Otelo
MENINAS MALVADAS (2004)
Baseado em: Júlio César
Pensar que a clássica rom-com adolescente ‘Meninas Malvadas’ seria uma adaptação de Shakespeare é quase inimaginável – mas é exatamente isso o que acontece. As similaridades temáticas e de personagens são inúmeras e, apenas para citar algumas, temos a infame Regina George (Rachel McAdams) como extensão de Júlio César (ambos tiranos, com nomes que fazem alusão à nobreza e que tratam o império como se fosse um tabuleiro de xadrez). Além disso, a personagem de Lizzy Caplan, Janis, é inspirado em Cassius, responsável por colocar em movimento o plano para derrotar o imperador. Gretchen (Lacey Chabert), por sua vez, é extensão de Brutus, braço-direito de Júlio César que, eventualmente, trai sua confiança e ajuda a derrotá-lo.
ELA É O CARA (2006)
Baseado em: Noite de Reis
Viola (Amanda Bynes) é uma boa jogadora de futebol, mas sempre é impedida de jogar com os garotos de sua escola devido ao preconceito de que mulher não pode ser tão boa no esporte quanto um homem. Furiosa, Viola aproveita a viagem de seu irmão Sebastian (James Kirk) e decide se passar por ele em sua escola, jogando no time masculino de futebol. Ela tem apenas duas semanas para mostrar que sabe jogar futebol, mas acaba se apaixonando por Duke (Channing Tatum), seu companheiro de quarto, que acredita que ela é um homem.
MEU NAMORADO É UM ZUMBI (2013)
Baseado em: Romeu e Julieta
OK, pode ser honesto: você não esperava ver a comédia ‘Meu Namorado é um Zumbi’ na nossa lista. Mas, por incrível que pareça, tanto o filme quanto o romance original são inspirados em ‘Romeu e Julieta’. A trama foca no crescente relacionamento entre Julie (Teresa Palmer), uma jovem humana, e R (Nicholas Hoult), um zumbi. À medida que eles se apaixonam um pelo outro, R lentamente retorna à forma humana – e choca dois mundos distintos em um só.
AMOR, SUBLIME AMOR (2021)
Baseado em: Romeu e Julieta
O clássico ‘Amor, Sublime Amor’ ganhou um incrível remake no finalzinho do ano passado, pelas mãos habilidosas do lendário cineasta Steven Spielberg. Tanto o título de 1961 quanto o de 2021 são inspirados na emocionante e tocante tragédia ‘Romeu e Julieta’, em que tanto Maria quanto Tony, pertencentes a mundos diferentes e em meio a uma guerra racial que toma conta das ruas de Nova York, lutam contra todos os obstáculos para ficarem juntos – mas não conseguem antever que a efêmera felicidade está prestes a acabar.
A TRAGÉDIA DE MACBETH (2022)
Baseado em: A Tragédia de Macbeth
Facilmente um dos melhores filmes do ano, ‘A Tragédia de Macbeth’ reúne nomes como Denzel Washington e Frances McDormand para contar a assombrosa trama de ascensão e queda do monarca Macbeth. Ao retorna de uma guerra, o protagonista é abordado por três bruxas, que premeditam que ele será o próximo rei da Escócia. Ao contar a notícia para sua esposa, eles planejam o assassinato do rei atual do país e assim garantir o reinado de Macbeth. Porém, as coisas não são tão simples quanto parecem – e o casal é envolto em um ciclo vicioso de loucura, traição e ambição desmedida.