InícioDestaque10 produções para ficar de olho na 49ª Mostra de São Paulo

10 produções para ficar de olho na 49ª Mostra de São Paulo


49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa oficialmente amanhã, 16 de outubro, trazendo uma curadoria incrível de produções nacionais e internacionais – incluindo quinze selecionados para competir na categoria de Melhor Filme Internacional na próxima cerimônia do Oscar.

Com destaque a O Agente Secreto, estrelado por Wagner MouraFrankenstein, de Guillermo Del Toro; e Bugonia, nova parceria de Emma StoneYorgos Lanthimos, o festival se estende por toda a cidade e promete encantar o público.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista com dez produções para ficar de olho e que você precisa assistir nesta Mostra.



Confira nossas escolhas:

FRANKENSTEIN

Direção: Guillermo Del Toro

O aclamado cineasta vencedor do Oscar Guillermo Del Toro marcará presença na 49ª Mostra. Conhecido por seu trabalho em produções como ‘O Labirinto do Fauno’‘A Forma da Água’‘Pinóquio’, o realizador está de volta com o ambicioso Frankenstein, que adapta o clássico romance de Mary Shelley e chega à Netflix ainda este ano. Na trama, o brilhante e egoísta cientista Victor Frankenstein dá vida a uma criatura em um experimento monstruoso que, no fim das contas, leva à ruína tanto do criador quanto de sua trágica criação.

O AGENTE SECRETO

Direção: Kleber Mendonça Filho

A aposta do Brasil para o Oscar 2026 está em boas mãos com o drama O Agente Secreto. Vencedor de inúmeros prêmios e praticamente garantindo uma indicação na categoria de Melhor Ator para Wagner Moura na próxima temporada de premiações, o filme transporta o público para a Recife de 1977, onde Marcelo, um especialista em tecnologia, retorna à sua cidade natal em busca de tranquilidade. No entanto, ele logo se depara com perigos e segredos sombrios que a rondam.

MR. SCORSESE

Direção: Rebecca Miller

A aguardada série documental Mr. Scorsese ganhará uma exibição completa na Mostra de São Paulo, com uma sessão de mais de quatro horas e meia. A atração tem cinco partes e promete um retrato íntimo e cinematográfico do diretor por trás de obras-primas como ‘Taxi Driver‘, ‘Touro Indomável‘, ‘Goodfellas‘, ‘O Irlandês‘ e ‘Assassinos da Lua das Flores‘. Com acesso irrestrito aos arquivos pessoais de Martin Scorsese, Rebecca Miller conduz a narrativa com base em conversas extensas com o próprio diretor e depoimentos inéditos de amigos, familiares e colaboradores próximos.

BUGONIA

Direção: Yorgos Lanthimos

Bugonia marca a sexta colaboração entre o diretor Yorgos Lanthimos e a aclamada atriz Emma Stone – e garante convidar os espectadores para uma insana jornada pela loucura humana. A produção, que ainda conta com Jesse Plemons no elenco, é um remake da comédia de ficção científica sul-coreana ‘Save the Green Planet‘ e acompanha dois amigos obcecados por teorias da conspiração sequestram a CEO de uma poderosa corporação, acreditando que ela seja uma alienígena prestes a destruir a Terra.

SIRÂT

Direção: Oliver Laxe

Vencedor do Prêmio do Júri em Cannes, ‘Sirât’ acompanha um pai e um filho que chegam a uma rave nas montanhas do Marrocos. Ambos estão em busca de Mar — filha e irmã —, que desapareceu meses antes em uma dessas festas intermináveis. Cercados por música eletrônica e por uma sensação crua e desconhecida de liberdade, eles saem distribuindo a foto da jovem. A esperança vai se apagando, mas os dois persistem e seguem um grupo de frequentadores rumo a uma última festa no deserto. À medida que avançam por um cenário escaldante, a jornada os obriga a confrontar os próprios limites.

JAY KELLY

Direção: Noah Baumbach

Após ser amplamente elogiado no Festival de Veneza, Jay Kelly, novo filme de Noah Baumbach, foi selecionado como o filme de encerramento da Mostra de São Paulo. Na trama, o famoso ator de cinema Jay Kelly embarca em uma jornada de autodescoberta, encarando seu passado e seu presente. Ao lado de seu dedicado empresário Ron, eles percorrem a delicada linha entre os arrependimentos da vida e suas notáveis conquistas.

NO OTHER CHOICE

Direção: Park Chan-wook

O aclamado diretor Park Chan-wook, conhecido por seu trabalho em ‘A Criada’, marca presença no evento com a exibição do aguardado e ambicioso suspense cômico No Other Choice. O filme é baseado no romance ‘The Ax’, de Donald Westlake e traz Lee Byung-hun no papel principal. Na trama, depois de ficar desempregado por vários anos, um homem cria um plano único para garantir um novo emprego: eliminar a concorrência.

KONTINENTAL ’25

Direção: Radu Jude

‘Kontinental ’25’, novo filme do Radu Jude e vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Berlim, acompanha Orsolya, uma oficial de justiça em Cluj, a principal cidade da Transilvânia. Um dia, ela precisa despejar um homem sem-teto que mora no porão de um prédio. Um acontecimento inesperado cria uma crise moral que ela tenta resolver da melhor maneira possível.

DE LUGAR NENHUM

Direção: Miguel Gonçalves Mendes

Filmado ao longo de sete anos, o documentário acompanha Valter Hugo Mãe na escrita do seu romance “A Desumanização”. Uma meditação visual sobre solidão, perda e pertencimento, com participações da cartunista Laerte Coutinho e do compositor islandês Hilmar Örn Hilmarsson, mentor de bandas como Sigur Ros e Bjork. O filme integra o projeto “O Sentido da Vida”, no qual o diretor Miguel Gonçalves Mendes trabalha há mais de uma década — um conjunto de nove longas-metragens que assentam num caleidoscópio de figuras contemporâneas.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS